O OBJETIVO DESSE TRABALHO É ANALISAR AS INTERAÇÕES VERBAIS - ALUNO/ALUNO, ALUNO/PROFESSOR, COM O INTUITO DE OBSERVAR DE QUE MANEIRA OS INTERACTANTES DIALOGAM E FAZEM USO DAS ESTRATÉGIAS DE POLIDEZ POSITIVAS E NEGATIVAS, PARA EVITAR OU MINIMIZAR OS EVENTUAIS EFEITOS DANOSOS À APRENDIZAGEM, RESULTANTES DOS ATOS DE AMEAÇA À FACE. PARTE-SE, ASSIM, DA NOÇÃO DE LÍNGUA COMO ATIVIDADE INTERATIVA, ISTO É, O PROCESSO DE COMPREENSÃO SE DÁ COMO UMA CONSTRUÇÃO COLETIVA DENTRO DE UMA PERSPECTIVA DISCURSIVA, NA QUAL A LÍNGUA É OBSERVADA EM FUNCIONAMENTO. A METODOLOGIA ADOTADA NA PESQUISA É DE CARÁTER QUALITATIVO, DE BASE INTERPRETATIVA E COM RESPALDO NAS TEORIAS DA PRAGMÁTICA. COMO BASE PARA O DESENVOLVIMENTO TEÓRICO-METODOLÓGICO DO TRABALHO CONSTAM, DENTRE OUTROS, BRAIT (1993), BROWN (1987), LEVINSON (1987) E GOFFMAN (1974). A ADOÇÃO DO PROCEDIMENTO TEÓRICO-METODOLÓGICO REFLETE A IDEIA DE QUE O SUJEITO SE RELACIONA DE FORMA DINÂMICA E INTERDEPENDENTE COM O MUNDO REAL (CHIZZOTTI, 2000). O CORPUS ANALISADO É CONSTITUÍDO DAS TRANSCRIÇÕES EM ÁUDIO DE QUATRO (04) PROCESSOS DISCURSIVOS, ENVOLVENDO PARES DIALOGAIS DE APRENDIZES DE LÍNGUA INGLESA, ALÉM DA PROFESSORA-PESQUISADORA. OS RESULTADOS MOSTRAM QUE AS INTERAÇÕES SÃO CONSTRUÍDAS COOPERATIVAMENTE PELOS SUJEITOS, UMA VEZ QUE A AÇÃO DO FALANTE DEVERÁ DESENCADEAR UMA DADA REAÇÃO NO OUVINTE, DA MESMA FORMA QUE A AÇÃO DESTE TAMBÉM INFLUENCIARÁ O COMPORTAMENTO DE SEU INTERLOCUTOR.