Artigo Anais I CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

POESIA: DIFICULDADES E RESISTÊNCIAS.

Palavra-chaves: POESIA, ENSINO, APRENDIZAGEM Pôster (PO) ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA
"2014-09-18 00:00:00"
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1639
  +table: "artigo"
  +timestamps: false
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #connection: "mysql"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 7785
    "edicao_id" => 23
    "trabalho_id" => 1159
    "inscrito_id" => 3781
    "titulo" => "POESIA: DIFICULDADES E RESISTÊNCIAS."
    "resumo" => "Introdução: Esse estudo surgiu a partir do trabalho com poesia com alunos do ensino fundamental de uma rede pública de ensino da cidade de Montes Claros - Minas Gerais. Percebemos que os alunos apresentam dificuldades e também resistências quanto ao ensino - aprendizagem de poesias. Relatam ser algo chato, cansativo e sem utilidade e demonstram muito desinteresse quanto ao gênero. O objetivo foi trabalhar o conteúdo de forma mais dinâmica, identificar as dificuldades dos alunos e a partir disso instigar o estudo da poesia com a finalidade de compreender o uso da escrita com diferentes funções, em gêneros diversos, estimular o interesse pela leitura e pela produção do gênero poético e também propiciar a percepção da importância do estudo desse na formação crítica e reflexiva do discente. Para isso, utilizamos como método o estudo da poesia de modo contextualizado, por meio da música, de dinâmicas em grupo, aproximando o gênero com a realidade vivida pelo aluno. Em seguida, pedimos a eles que confeccionassem poesias com temas cotidianos diversos.  Como resultado, percebemos um interesse maior por parte dos alunos e uma evolução gradativa no processo de leitura e produção do gênero poético. Conclusão: De fato o ensino com poesia apresenta dificuldades em se trabalhar à disciplina e resistência por parte dos alunos, mas podemos constatar que o que é preciso é uma nova maneira de apresentar o conteúdo e fazer com que seu estudo seja algo mais interessante e prazeroso, pois esse é um gênero importante no desenvolvimento da leitura e escrita, da oralidade e também na formação da opinião crítica."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA"
    "palavra_chave" => "POESIA, ENSINO, APRENDIZAGEM"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Modalidade_4datahora_11_08_2014_20_23_39_idinscrito_3781_a32174df8e90c545e2e20ef9bce7e24d.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:54"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:12:27"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "CYNTHIA SILVA SANTOS"
    "autor_nome_curto" => "CYNTHIA"
    "autor_email" => "cynthiaicemoc@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MONTES CLAROS"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-i-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais I CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2014
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2014"
    "edicao_logo" => "5e4a0671b0a63_17022020002017.png"
    "edicao_capa" => "5f1848d9ed142_22072020111033.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2014-09-18 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 7785
    "edicao_id" => 23
    "trabalho_id" => 1159
    "inscrito_id" => 3781
    "titulo" => "POESIA: DIFICULDADES E RESISTÊNCIAS."
    "resumo" => "Introdução: Esse estudo surgiu a partir do trabalho com poesia com alunos do ensino fundamental de uma rede pública de ensino da cidade de Montes Claros - Minas Gerais. Percebemos que os alunos apresentam dificuldades e também resistências quanto ao ensino - aprendizagem de poesias. Relatam ser algo chato, cansativo e sem utilidade e demonstram muito desinteresse quanto ao gênero. O objetivo foi trabalhar o conteúdo de forma mais dinâmica, identificar as dificuldades dos alunos e a partir disso instigar o estudo da poesia com a finalidade de compreender o uso da escrita com diferentes funções, em gêneros diversos, estimular o interesse pela leitura e pela produção do gênero poético e também propiciar a percepção da importância do estudo desse na formação crítica e reflexiva do discente. Para isso, utilizamos como método o estudo da poesia de modo contextualizado, por meio da música, de dinâmicas em grupo, aproximando o gênero com a realidade vivida pelo aluno. Em seguida, pedimos a eles que confeccionassem poesias com temas cotidianos diversos.  Como resultado, percebemos um interesse maior por parte dos alunos e uma evolução gradativa no processo de leitura e produção do gênero poético. Conclusão: De fato o ensino com poesia apresenta dificuldades em se trabalhar à disciplina e resistência por parte dos alunos, mas podemos constatar que o que é preciso é uma nova maneira de apresentar o conteúdo e fazer com que seu estudo seja algo mais interessante e prazeroso, pois esse é um gênero importante no desenvolvimento da leitura e escrita, da oralidade e também na formação da opinião crítica."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA"
    "palavra_chave" => "POESIA, ENSINO, APRENDIZAGEM"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Modalidade_4datahora_11_08_2014_20_23_39_idinscrito_3781_a32174df8e90c545e2e20ef9bce7e24d.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:54"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:12:27"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "CYNTHIA SILVA SANTOS"
    "autor_nome_curto" => "CYNTHIA"
    "autor_email" => "cynthiaicemoc@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MONTES CLAROS"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-i-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais I CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2014
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2014"
    "edicao_logo" => "5e4a0671b0a63_17022020002017.png"
    "edicao_capa" => "5f1848d9ed142_22072020111033.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2014-09-18 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #classCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  #hidden: []
  #visible: []
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 18 de setembro de 2014

Resumo

Introdução: Esse estudo surgiu a partir do trabalho com poesia com alunos do ensino fundamental de uma rede pública de ensino da cidade de Montes Claros - Minas Gerais. Percebemos que os alunos apresentam dificuldades e também resistências quanto ao ensino - aprendizagem de poesias. Relatam ser algo chato, cansativo e sem utilidade e demonstram muito desinteresse quanto ao gênero. O objetivo foi trabalhar o conteúdo de forma mais dinâmica, identificar as dificuldades dos alunos e a partir disso instigar o estudo da poesia com a finalidade de compreender o uso da escrita com diferentes funções, em gêneros diversos, estimular o interesse pela leitura e pela produção do gênero poético e também propiciar a percepção da importância do estudo desse na formação crítica e reflexiva do discente. Para isso, utilizamos como método o estudo da poesia de modo contextualizado, por meio da música, de dinâmicas em grupo, aproximando o gênero com a realidade vivida pelo aluno. Em seguida, pedimos a eles que confeccionassem poesias com temas cotidianos diversos. Como resultado, percebemos um interesse maior por parte dos alunos e uma evolução gradativa no processo de leitura e produção do gênero poético. Conclusão: De fato o ensino com poesia apresenta dificuldades em se trabalhar à disciplina e resistência por parte dos alunos, mas podemos constatar que o que é preciso é uma nova maneira de apresentar o conteúdo e fazer com que seu estudo seja algo mais interessante e prazeroso, pois esse é um gênero importante no desenvolvimento da leitura e escrita, da oralidade e também na formação da opinião crítica.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.