POESIA: DIFICULDADES E RESISTÊNCIAS.
"2014-09-18 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 7785 "edicao_id" => 23 "trabalho_id" => 1159 "inscrito_id" => 3781 "titulo" => "POESIA: DIFICULDADES E RESISTÊNCIAS." "resumo" => "Introdução: Esse estudo surgiu a partir do trabalho com poesia com alunos do ensino fundamental de uma rede pública de ensino da cidade de Montes Claros - Minas Gerais. Percebemos que os alunos apresentam dificuldades e também resistências quanto ao ensino - aprendizagem de poesias. Relatam ser algo chato, cansativo e sem utilidade e demonstram muito desinteresse quanto ao gênero. O objetivo foi trabalhar o conteúdo de forma mais dinâmica, identificar as dificuldades dos alunos e a partir disso instigar o estudo da poesia com a finalidade de compreender o uso da escrita com diferentes funções, em gêneros diversos, estimular o interesse pela leitura e pela produção do gênero poético e também propiciar a percepção da importância do estudo desse na formação crítica e reflexiva do discente. Para isso, utilizamos como método o estudo da poesia de modo contextualizado, por meio da música, de dinâmicas em grupo, aproximando o gênero com a realidade vivida pelo aluno. Em seguida, pedimos a eles que confeccionassem poesias com temas cotidianos diversos. Como resultado, percebemos um interesse maior por parte dos alunos e uma evolução gradativa no processo de leitura e produção do gênero poético. Conclusão: De fato o ensino com poesia apresenta dificuldades em se trabalhar à disciplina e resistência por parte dos alunos, mas podemos constatar que o que é preciso é uma nova maneira de apresentar o conteúdo e fazer com que seu estudo seja algo mais interessante e prazeroso, pois esse é um gênero importante no desenvolvimento da leitura e escrita, da oralidade e também na formação da opinião crítica." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA" "palavra_chave" => "POESIA, ENSINO, APRENDIZAGEM" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_4datahora_11_08_2014_20_23_39_idinscrito_3781_a32174df8e90c545e2e20ef9bce7e24d.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:54" "updated_at" => "2020-06-10 11:12:27" "ativo" => 1 "autor_nome" => "CYNTHIA SILVA SANTOS" "autor_nome_curto" => "CYNTHIA" "autor_email" => "cynthiaicemoc@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MONTES CLAROS" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-i-conedu" "edicao_nome" => "Anais I CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2014" "edicao_logo" => "5e4a0671b0a63_17022020002017.png" "edicao_capa" => "5f1848d9ed142_22072020111033.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-09-18 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 7785 "edicao_id" => 23 "trabalho_id" => 1159 "inscrito_id" => 3781 "titulo" => "POESIA: DIFICULDADES E RESISTÊNCIAS." "resumo" => "Introdução: Esse estudo surgiu a partir do trabalho com poesia com alunos do ensino fundamental de uma rede pública de ensino da cidade de Montes Claros - Minas Gerais. Percebemos que os alunos apresentam dificuldades e também resistências quanto ao ensino - aprendizagem de poesias. Relatam ser algo chato, cansativo e sem utilidade e demonstram muito desinteresse quanto ao gênero. O objetivo foi trabalhar o conteúdo de forma mais dinâmica, identificar as dificuldades dos alunos e a partir disso instigar o estudo da poesia com a finalidade de compreender o uso da escrita com diferentes funções, em gêneros diversos, estimular o interesse pela leitura e pela produção do gênero poético e também propiciar a percepção da importância do estudo desse na formação crítica e reflexiva do discente. Para isso, utilizamos como método o estudo da poesia de modo contextualizado, por meio da música, de dinâmicas em grupo, aproximando o gênero com a realidade vivida pelo aluno. Em seguida, pedimos a eles que confeccionassem poesias com temas cotidianos diversos. Como resultado, percebemos um interesse maior por parte dos alunos e uma evolução gradativa no processo de leitura e produção do gênero poético. Conclusão: De fato o ensino com poesia apresenta dificuldades em se trabalhar à disciplina e resistência por parte dos alunos, mas podemos constatar que o que é preciso é uma nova maneira de apresentar o conteúdo e fazer com que seu estudo seja algo mais interessante e prazeroso, pois esse é um gênero importante no desenvolvimento da leitura e escrita, da oralidade e também na formação da opinião crítica." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA" "palavra_chave" => "POESIA, ENSINO, APRENDIZAGEM" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_4datahora_11_08_2014_20_23_39_idinscrito_3781_a32174df8e90c545e2e20ef9bce7e24d.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:54" "updated_at" => "2020-06-10 11:12:27" "ativo" => 1 "autor_nome" => "CYNTHIA SILVA SANTOS" "autor_nome_curto" => "CYNTHIA" "autor_email" => "cynthiaicemoc@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MONTES CLAROS" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-i-conedu" "edicao_nome" => "Anais I CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2014" "edicao_logo" => "5e4a0671b0a63_17022020002017.png" "edicao_capa" => "5f1848d9ed142_22072020111033.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-09-18 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }