EDUCAÇÃO AMBIENTAL PARA O DESENVOLVIMENTO DE TECNOLOGIAS DE COLETA E TRANSPORTE PARA CATADORES DE MATERIAIS RECICLÁVEIS, CAMPINA GRANDE-PB
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Inicialmente ocorreu o processo de sensibilização e formação de catadores de materiais recicláveis através da Educação Ambiental, seguindo-se os objetivos e princípios delineados nacional e internacionalmente. A metodologia aplicada neste processo ocorreu a partir do MEDICC- Dinâmico de Construção e Reconstrução do Conhecimento para o meio ambiente, que compreende um conjunto de estratégias metodológicas que permite o processo de sensibilização simultaneamente à coleta de dados. Num segundo momento sucedeu o levantamento das tecnologias usadas pelos catadores de materiais recicláveis associados à ARENSA, para coleta e transporte de resíduos sólidos, através de observação direta, entrevistas semiestruturada, acompanhamento das atividades exercidas e registros fotográficos. As principais variáveis investigadas foram: condições de trabalho, tecnologias adotadas para a coleta e transporte de resíduos sólidos. O acompanhamento das atividades aconteceu em dois ciclos. Cada ciclo composto por três acompanhamentos. A partir da identificação dos transportes empregados pelos catadores de materiais recicláveis associados à ARENSA e de suas respectivas características, foi aplicada a seguinte denominação: T1, T2, T3, T4 e T5, sendo que T indica transporte e a numeração corresponde a ordem de construção ou aquisição. As características avaliadas foram: Material usado, capacidade de carga, peso seco, dimensão, durabilidade, manuseio e custo. A terceira e última etapa compreendeu a elaboração de material de divulgação para a difusão das tecnologias desenvolvidas: folheto e banner. Os dados foram analisados de forma quantitativa e qualitativa, utilizando-se da triangulação que consiste em quantificar, qualificar e descrever os dados obtidos. Os dados quantitativos foram distribuídos em categorias e avaliados através de métodos estatísticos. 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