MAIS RESENHA: UMA PROPOSTA PARA FORMAÇÃO DO LEITOR CRÍTICO NA ESCOLA
"2014-09-18 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 7479 "edicao_id" => 23 "trabalho_id" => 1339 "inscrito_id" => 32884 "titulo" => "MAIS RESENHA: UMA PROPOSTA PARA FORMAÇÃO DO LEITOR CRÍTICO NA ESCOLA" "resumo" => "Este trabalho tem por objetivo discutir o processo de formação do leitor na escola da Educação Básica brasileira, analisando a atividade de ensino e extensão universitária desenvolvida no Colégio de Aplicação do Centro de Educação da Universidade Federal de Pernambuco: Projeto “Mais resenha! Nas linhas da leitura crítico-literária”. Toma por base a perspectiva de língua enquanto prática sociointerativa para investigar qualitativamente, na conjunção de atividades de observação e descrição das atividades do projeto, um corpus composto de registros de observações de aulas do ensino fundamental e de oficinas pedagógicas de leitura destinada a alunos de licenciatura e professores da educação básica, bem como do encontro acadêmico proposto nas ações extensionistas; 20 textos enviados a um concurso de produção de resenhas na educação básica, e 30 questionários avaliativos selecionados aleatoriamente respondidos por participantes do referido encontro. Como resultados, observa-se que a experiência em tela coloca em foco o ensino-aprendizagem de Língua e Literatura enquanto prática social, bem como o espaço da escola como o de transformação do conhecimento em coletivo. Nesse contexto, as atividades de ensino pautadas na diversidade de gêneros do discurso com vistas à produção de sentidos verbais contextualizados, repercutem na resposta crítica dos leitores participantes do concurso de produção de resenhas, evidenciando-se em suas análises dos valores sociais e estéticos das obras literárias lidas; por fim, a avaliação da comunidade acadêmica frente à relevância da socialização de práticas de leitura em evento sobre leitura e literatura aponta para o compartilhar de conhecimentos construídos na escola com a comunidade com o propósito de ampliar o diálogo com a sociedade sobre o ensino, a pesquisa e a extensão como componentes da prática dos professores da educação básica. Com as atividades de extensão, o ensino-aprendizagem baliza-se pela função social do conhecimento, a integração dos sujeitos e o compromisso social da escola." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA" "palavra_chave" => "LEITURA, LITERATURA, EDUCAÇÃO LITERÁRIA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_1datahora_12_08_2014_17_26_49_idinscrito_32884_4dbae0129cffcf518e9a93cdaf4a0e14.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:54" "updated_at" => "2020-06-10 11:12:26" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ADRIANA LETÍCIA TORRES DA ROSA" "autor_nome_curto" => "ADRIANA ROSA" "autor_email" => "adrianarosa100@gmail.com" "autor_ies" => "UFPE" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-i-conedu" "edicao_nome" => "Anais I CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2014" "edicao_logo" => "5e4a0671b0a63_17022020002017.png" "edicao_capa" => "5f1848d9ed142_22072020111033.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-09-18 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 7479 "edicao_id" => 23 "trabalho_id" => 1339 "inscrito_id" => 32884 "titulo" => "MAIS RESENHA: UMA PROPOSTA PARA FORMAÇÃO DO LEITOR CRÍTICO NA ESCOLA" "resumo" => "Este trabalho tem por objetivo discutir o processo de formação do leitor na escola da Educação Básica brasileira, analisando a atividade de ensino e extensão universitária desenvolvida no Colégio de Aplicação do Centro de Educação da Universidade Federal de Pernambuco: Projeto “Mais resenha! Nas linhas da leitura crítico-literária”. Toma por base a perspectiva de língua enquanto prática sociointerativa para investigar qualitativamente, na conjunção de atividades de observação e descrição das atividades do projeto, um corpus composto de registros de observações de aulas do ensino fundamental e de oficinas pedagógicas de leitura destinada a alunos de licenciatura e professores da educação básica, bem como do encontro acadêmico proposto nas ações extensionistas; 20 textos enviados a um concurso de produção de resenhas na educação básica, e 30 questionários avaliativos selecionados aleatoriamente respondidos por participantes do referido encontro. Como resultados, observa-se que a experiência em tela coloca em foco o ensino-aprendizagem de Língua e Literatura enquanto prática social, bem como o espaço da escola como o de transformação do conhecimento em coletivo. Nesse contexto, as atividades de ensino pautadas na diversidade de gêneros do discurso com vistas à produção de sentidos verbais contextualizados, repercutem na resposta crítica dos leitores participantes do concurso de produção de resenhas, evidenciando-se em suas análises dos valores sociais e estéticos das obras literárias lidas; por fim, a avaliação da comunidade acadêmica frente à relevância da socialização de práticas de leitura em evento sobre leitura e literatura aponta para o compartilhar de conhecimentos construídos na escola com a comunidade com o propósito de ampliar o diálogo com a sociedade sobre o ensino, a pesquisa e a extensão como componentes da prática dos professores da educação básica. Com as atividades de extensão, o ensino-aprendizagem baliza-se pela função social do conhecimento, a integração dos sujeitos e o compromisso social da escola." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA" "palavra_chave" => "LEITURA, LITERATURA, EDUCAÇÃO LITERÁRIA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_1datahora_12_08_2014_17_26_49_idinscrito_32884_4dbae0129cffcf518e9a93cdaf4a0e14.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:54" "updated_at" => "2020-06-10 11:12:26" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ADRIANA LETÍCIA TORRES DA ROSA" "autor_nome_curto" => "ADRIANA ROSA" "autor_email" => "adrianarosa100@gmail.com" "autor_ies" => "UFPE" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-i-conedu" "edicao_nome" => "Anais I CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2014" "edicao_logo" => "5e4a0671b0a63_17022020002017.png" "edicao_capa" => "5f1848d9ed142_22072020111033.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-09-18 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }