EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO BIOMA CAATINGA: A DIVERSIDADE FAUNÍSTICA CONHECIDA POR UNIVERSITÁRIOS DO CURSO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS.
"2014-09-18 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 7137 "edicao_id" => 23 "trabalho_id" => 739 "inscrito_id" => 4224 "titulo" => "EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO BIOMA CAATINGA: A DIVERSIDADE FAUNÍSTICA CONHECIDA POR UNIVERSITÁRIOS DO CURSO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS." "resumo" => "A Educação Ambiental deve ser considerada como uma nova ação educativa que proporcione resolver e/ou amenizar os problemas relacionados entre o homem e o meio ambiente (ABILIO et al., 2010). A Educação Ambiental não é uma disciplina escolar e nem de responsabilidade da escola básica, entretanto a Educação Ambiental tem sido aplicada individualmente por meio de iniciativas pessoais de grupos multidisciplinares de professores. (MENDES e VAZ, 2009). A Educação Ambiental no contexto do bioma caatinga tem ações importantes no sentido de desenvolver nos alunos a percepção e valorização ambiental do bioma em que ele está inserido, especialmente, os alunos que serão os futuros Biólogos que, provavelmente, atuarão na região semiárida. É importante destacar que o nível de conhecimento sobre a biodiversidade do bioma caatinga ainda é pouco. Mas, por outro lado, estima-se que cerca de 45,3% do bioma caatinga está sendo degrado por motivos relacionados a agricultura ou ações antrópicas. (CASTELLETTI et al, 2000). Diante disso, esse trabalho teve como objetivo avaliar o conhecimento dos alunos universitário de um curso de Licenciatura em Ciências Biológicas sobre a diversidade faunística do bioma caatinga. Foi aplicado um questionário onde os alunos respondiam: quantas espécies de animais do bioma caatinga eles conheciam e quais os seus nomes. Ele foi aplicado a 35 alunos universitário que cursavam entre o terceiro e quinto semestre do curso de Ciências Biológicas da Universidade pública. Os dados foram analisados no software Microsoft Excel 365 e foram tratados por meio da estatística descritiva, exceto para a comparação dos alunos de semestres diferentes. Nesse caso, foi empregado o teste de qui-quadrado com nível de probabilidade de 5%. Não foi observado diferença de conhecimento entre os alunos que cursam semestres diferentes do curso." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "EDUCAÇÃO AMBIENTAL" "palavra_chave" => "MEIO AMBIENTE, CAATINGA, CONHECIMENTO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_1datahora_10_08_2014_21_23_22_idinscrito_4224_e93a6e004e67032139c485a990aec84b.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:53" "updated_at" => "2020-06-10 11:12:25" "ativo" => 1 "autor_nome" => "LARRISSA ARAUJO SANTOS" "autor_nome_curto" => "LARRISSA ARAUJO" "autor_email" => "larrissa.araujo@hotmail.c" "autor_ies" => "UFCG" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-i-conedu" "edicao_nome" => "Anais I CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2014" "edicao_logo" => "5e4a0671b0a63_17022020002017.png" "edicao_capa" => "5f1848d9ed142_22072020111033.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-09-18 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 7137 "edicao_id" => 23 "trabalho_id" => 739 "inscrito_id" => 4224 "titulo" => "EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO BIOMA CAATINGA: A DIVERSIDADE FAUNÍSTICA CONHECIDA POR UNIVERSITÁRIOS DO CURSO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS." "resumo" => "A Educação Ambiental deve ser considerada como uma nova ação educativa que proporcione resolver e/ou amenizar os problemas relacionados entre o homem e o meio ambiente (ABILIO et al., 2010). A Educação Ambiental não é uma disciplina escolar e nem de responsabilidade da escola básica, entretanto a Educação Ambiental tem sido aplicada individualmente por meio de iniciativas pessoais de grupos multidisciplinares de professores. (MENDES e VAZ, 2009). A Educação Ambiental no contexto do bioma caatinga tem ações importantes no sentido de desenvolver nos alunos a percepção e valorização ambiental do bioma em que ele está inserido, especialmente, os alunos que serão os futuros Biólogos que, provavelmente, atuarão na região semiárida. É importante destacar que o nível de conhecimento sobre a biodiversidade do bioma caatinga ainda é pouco. Mas, por outro lado, estima-se que cerca de 45,3% do bioma caatinga está sendo degrado por motivos relacionados a agricultura ou ações antrópicas. (CASTELLETTI et al, 2000). Diante disso, esse trabalho teve como objetivo avaliar o conhecimento dos alunos universitário de um curso de Licenciatura em Ciências Biológicas sobre a diversidade faunística do bioma caatinga. Foi aplicado um questionário onde os alunos respondiam: quantas espécies de animais do bioma caatinga eles conheciam e quais os seus nomes. Ele foi aplicado a 35 alunos universitário que cursavam entre o terceiro e quinto semestre do curso de Ciências Biológicas da Universidade pública. Os dados foram analisados no software Microsoft Excel 365 e foram tratados por meio da estatística descritiva, exceto para a comparação dos alunos de semestres diferentes. Nesse caso, foi empregado o teste de qui-quadrado com nível de probabilidade de 5%. Não foi observado diferença de conhecimento entre os alunos que cursam semestres diferentes do curso." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "EDUCAÇÃO AMBIENTAL" "palavra_chave" => "MEIO AMBIENTE, CAATINGA, CONHECIMENTO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_1datahora_10_08_2014_21_23_22_idinscrito_4224_e93a6e004e67032139c485a990aec84b.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:53" "updated_at" => "2020-06-10 11:12:25" "ativo" => 1 "autor_nome" => "LARRISSA ARAUJO SANTOS" "autor_nome_curto" => "LARRISSA ARAUJO" "autor_email" => "larrissa.araujo@hotmail.c" "autor_ies" => "UFCG" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-i-conedu" "edicao_nome" => "Anais I CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2014" "edicao_logo" => "5e4a0671b0a63_17022020002017.png" "edicao_capa" => "5f1848d9ed142_22072020111033.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-09-18 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }