Artigo Anais I CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO BIOMA CAATINGA: A DIVERSIDADE FAUNÍSTICA CONHECIDA POR UNIVERSITÁRIOS DO CURSO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS.

Palavra-chaves: MEIO AMBIENTE, CAATINGA, CONHECIMENTO Comunicação Oral (CO) EDUCAÇÃO AMBIENTAL Publicado em 18 de setembro de 2014

Resumo

A Educação Ambiental deve ser considerada como uma nova ação educativa que proporcione resolver e/ou amenizar os problemas relacionados entre o homem e o meio ambiente (ABILIO et al., 2010). A Educação Ambiental não é uma disciplina escolar e nem de responsabilidade da escola básica, entretanto a Educação Ambiental tem sido aplicada individualmente por meio de iniciativas pessoais de grupos multidisciplinares de professores. (MENDES e VAZ, 2009). A Educação Ambiental no contexto do bioma caatinga tem ações importantes no sentido de desenvolver nos alunos a percepção e valorização ambiental do bioma em que ele está inserido, especialmente, os alunos que serão os futuros Biólogos que, provavelmente, atuarão na região semiárida. É importante destacar que o nível de conhecimento sobre a biodiversidade do bioma caatinga ainda é pouco. Mas, por outro lado, estima-se que cerca de 45,3% do bioma caatinga está sendo degrado por motivos relacionados a agricultura ou ações antrópicas. (CASTELLETTI et al, 2000). Diante disso, esse trabalho teve como objetivo avaliar o conhecimento dos alunos universitário de um curso de Licenciatura em Ciências Biológicas sobre a diversidade faunística do bioma caatinga. Foi aplicado um questionário onde os alunos respondiam: quantas espécies de animais do bioma caatinga eles conheciam e quais os seus nomes. Ele foi aplicado a 35 alunos universitário que cursavam entre o terceiro e quinto semestre do curso de Ciências Biológicas da Universidade pública. Os dados foram analisados no software Microsoft Excel 365 e foram tratados por meio da estatística descritiva, exceto para a comparação dos alunos de semestres diferentes. Nesse caso, foi empregado o teste de qui-quadrado com nível de probabilidade de 5%. Não foi observado diferença de conhecimento entre os alunos que cursam semestres diferentes do curso.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.