Artigo Anais I CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

LEI 10.639/ 2003: NOVAS PROPOSTAS PEDAGÓGICAS PARA O ENSINO DA CULTURA AFRICANA E AFROBRASILEIRA.

Palavra-chaves: CULTURA AFRO-BRASILEIRA E AFRICANA, MATERIAL DIDÁTICO, LITERATURA DE CORDEL. Comunicação Oral (CO) EDUCAÇÃO E RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS
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Publicado em 18 de setembro de 2014

Resumo

A escola é um local de vida social, histórica, e cultural, porque nela, ao interagirmos com as outras pessoas e com os conhecimentos, estaremos aprendendo, vivendo e transformando nossas ideias, nossas vidas e nossa realidade. A Lei 10.639/2003 assegura o Ensino da História e da Cultura Afrobrasileira e Africana como conteúdo do currículo escolar. O objetivo deste trabalho é apresentar um material pedagógico em literatura de cordel intitulado: “Pelos caminhos da África... no encontro com o Brasil” como sugestão de recurso pedagógico para trabalhar a temática em sala de aula. A metodologia utilizada neste trabalho foi à pesquisa bibliográfica que teve como subsídios teóricos: Diretrizes Curriculares Nacionais para Educação das Relações Étnicos Raciais e os Parâmetros Curriculares Nacionais (1997); Lei nº 10.639, de 9 de janeiro de 2003 e Silva (2012). ). Este trabalho reflete sobre a prática didática do educador com materiais didático lúdicos que abordam essa temática na escola na Educação Básica. Este material pedagógico poderá servir de subsidio para os educadores trabalharem a Cultura afro-brasileira e africana.

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