CITOLOGIA EM PRÁTICA: UMA ESTRATÉGIA PEDAGÓGICA PARA A APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS – EJA
"2014-09-18 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 6999 "edicao_id" => 23 "trabalho_id" => 992 "inscrito_id" => 3383 "titulo" => "CITOLOGIA EM PRÁTICA: UMA ESTRATÉGIA PEDAGÓGICA PARA A APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS – EJA" "resumo" => "As dificuldades decorrentes no conteúdo de citologia é constante, a mesma é um assunto que engloba diversos termos que precisam ser minuciosamente detalhados, e por isso, a confecção de modelos biológicos torna o conteúdo atrativo e consequentemente, uma aula com melhor aprendizagem. Neste contexto, o presente trabalho é desenvolvido na Unidade Escolar Araci Lustosa – UEAL de Bom Jesus – PI, na turma do 1º ano “A” e “C”, que visa confeccionar modelos biológicos como subsídio ao ensino de Biologia para a Educação de Jovens e Adultos (EJA). O presente trabalho tem como objetivo expor uma estratégia pedagógica para subsidiar a aprendizagem e estimular o conhecimento, curiosidade e aumentar o empenho dos alunos na disciplina de Biologia. Para a execução deste trabalho, fez-se necessário ministrar aulas teóricas de citologia e posteriormente a divisão da turma em três grupos para confeccionar as representações biológicas das células. Foram utilizados os seguintes recursos: livros didáticos, slides, sites confiáveis, vídeos; e para a confecção dos modelos biológicos usou-se materiais de baixo custo, como isopor, massa de modelar, cola quente, palitos de madeira, tinta guache, gel de cabelo, barbante, papel, tesoura, estilete e uma breve explicação sobre biossegurança para um trabalho seguro e bem-sucedido. Os resultados ainda são preliminares, porém os alunos já possuem uma visão ampla das partes constituintes das células, isso remete dizer que o desenvolvimento cognitivo está em pleno desenvolvimento, e acarreta ao professor um resultado positivo no processo ensino-aprendizagem. Quanto aos licenciandos de Biologia observa-se um maior conhecimento da realidade das escolas públicas e da carreira docente, melhoria na formação com base nos pressupostos teórico-práticos da vida profissional, o aprimoramento das modalidades didáticas, o uso de novas tecnologias e métodos alternativos no ensino de Ciências e Biologia e maior integração entre o ensino superior e o Ensino Básico. Pretende-se ao final do projeto, que os alunos exponham e expliquem os modelos biológicos na escola e posteriormente, deixem na escola como material didático da disciplina de Biologia, para que outros professores venham a utiliza-lo em aulas práticas." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "EDUCAÇÃO DE PESSOAS JOVENS E ADULTAS" "palavra_chave" => "MODELO BIOLÓGICO, PRÁTICA PEDAGÓGICA, ENSINO-APRENDIZAGEM" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_4datahora_11_08_2014_14_41_30_idinscrito_3383_e5dc11ab9ec1f6f353f8216e23c5700e.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:53" "updated_at" => "2020-06-10 11:12:24" "ativo" => 1 "autor_nome" => "FELÍCIA CARDOSO MENDES" "autor_nome_curto" => "FELÍCIA MENDES" "autor_email" => "felicia_piaui@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ - CPCE" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-i-conedu" "edicao_nome" => "Anais I CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2014" "edicao_logo" => "5e4a0671b0a63_17022020002017.png" "edicao_capa" => "5f1848d9ed142_22072020111033.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-09-18 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 6999 "edicao_id" => 23 "trabalho_id" => 992 "inscrito_id" => 3383 "titulo" => "CITOLOGIA EM PRÁTICA: UMA ESTRATÉGIA PEDAGÓGICA PARA A APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS – EJA" "resumo" => "As dificuldades decorrentes no conteúdo de citologia é constante, a mesma é um assunto que engloba diversos termos que precisam ser minuciosamente detalhados, e por isso, a confecção de modelos biológicos torna o conteúdo atrativo e consequentemente, uma aula com melhor aprendizagem. Neste contexto, o presente trabalho é desenvolvido na Unidade Escolar Araci Lustosa – UEAL de Bom Jesus – PI, na turma do 1º ano “A” e “C”, que visa confeccionar modelos biológicos como subsídio ao ensino de Biologia para a Educação de Jovens e Adultos (EJA). O presente trabalho tem como objetivo expor uma estratégia pedagógica para subsidiar a aprendizagem e estimular o conhecimento, curiosidade e aumentar o empenho dos alunos na disciplina de Biologia. Para a execução deste trabalho, fez-se necessário ministrar aulas teóricas de citologia e posteriormente a divisão da turma em três grupos para confeccionar as representações biológicas das células. Foram utilizados os seguintes recursos: livros didáticos, slides, sites confiáveis, vídeos; e para a confecção dos modelos biológicos usou-se materiais de baixo custo, como isopor, massa de modelar, cola quente, palitos de madeira, tinta guache, gel de cabelo, barbante, papel, tesoura, estilete e uma breve explicação sobre biossegurança para um trabalho seguro e bem-sucedido. Os resultados ainda são preliminares, porém os alunos já possuem uma visão ampla das partes constituintes das células, isso remete dizer que o desenvolvimento cognitivo está em pleno desenvolvimento, e acarreta ao professor um resultado positivo no processo ensino-aprendizagem. Quanto aos licenciandos de Biologia observa-se um maior conhecimento da realidade das escolas públicas e da carreira docente, melhoria na formação com base nos pressupostos teórico-práticos da vida profissional, o aprimoramento das modalidades didáticas, o uso de novas tecnologias e métodos alternativos no ensino de Ciências e Biologia e maior integração entre o ensino superior e o Ensino Básico. Pretende-se ao final do projeto, que os alunos exponham e expliquem os modelos biológicos na escola e posteriormente, deixem na escola como material didático da disciplina de Biologia, para que outros professores venham a utiliza-lo em aulas práticas." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "EDUCAÇÃO DE PESSOAS JOVENS E ADULTAS" "palavra_chave" => "MODELO BIOLÓGICO, PRÁTICA PEDAGÓGICA, ENSINO-APRENDIZAGEM" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_4datahora_11_08_2014_14_41_30_idinscrito_3383_e5dc11ab9ec1f6f353f8216e23c5700e.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:53" "updated_at" => "2020-06-10 11:12:24" "ativo" => 1 "autor_nome" => "FELÍCIA CARDOSO MENDES" "autor_nome_curto" => "FELÍCIA MENDES" "autor_email" => "felicia_piaui@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ - CPCE" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-i-conedu" "edicao_nome" => "Anais I CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2014" "edicao_logo" => "5e4a0671b0a63_17022020002017.png" "edicao_capa" => "5f1848d9ed142_22072020111033.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-09-18 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }