COOPERAÇÃO E SOLIDARIEDADE: O PROGRAMA COOPERJOVEM EM TURMAS DA EJA NA ESCOLA MUNICIPAL MARIA MINERVINA DE FIGUEIREDO EM CAMPINA GRANDE-PB
"2014-09-18 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 7035 "edicao_id" => 23 "trabalho_id" => 1873 "inscrito_id" => 33293 "titulo" => "COOPERAÇÃO E SOLIDARIEDADE: O PROGRAMA COOPERJOVEM EM TURMAS DA EJA NA ESCOLA MUNICIPAL MARIA MINERVINA DE FIGUEIREDO EM CAMPINA GRANDE-PB" "resumo" => "Diante da necessidade das particularidades do público da educação de jovens e adultos (EJA), acredita-se ser importante retomar que a quase totalidade desses indivíduos habita a esfera socioeconômica da exclusão, carregam o patrimônio histórico de suas experiências de vida e retornam à escola na busca do sonho de uma vida melhor, no desejo de um trabalho de remuneração mais digna, pela autonomia da vida diária. Em consonância com a noção de cooperativismo e economia popular, a economia solidária surge como um projeto político alternativo que liga o trabalho com o desenvolvimento intelectual e que possibilita uma interrelação entre uma educação libertadora e um sistema de produção alternativo ao sistema mercantilista. Nessa perspectiva, este estudo objetivou analisar a proposta de uma educação aliada à economia solidária, como uma possível alternativa para superar as limitações presentes e possibilitar a constituição de um novo paradigma social, a partir do desenvolvimento do projeto COOPERJOVEM em turmas da EJA da Escola Municipal Maria Minervina de Figueiredo na cidade de Campina Grande/PB. O objetivo do Cooperjovem se torna realidade a partir da inserção de uma proposta educacional, baseada na relação ensino-aprendizagem, construída a partir dos princípios, valores e da prática da cooperação que embasam a doutrina do cooperativismo. As mudanças percebidas em sala de aula foram notórias, os alunos se apresentam mais calmos, tranquilos, principalmente no turno diurno, onde a faixa etária indica o nível de agitação das crianças, mas a noite essa mudança também foi perceptível. Além disso, os alunos da EJA mostraram-se mais interessados em ir à aula, com mais entusiasmo por saberem que pode haver algo diferente a ser trabalhado e executado dentro do projeto COOPERJOVEM, estão mais disponíveis a realizar as atividades de sala de aula, mais unidos e compreensíveis com os demais colegas. A importância da realização do projeto revelou-se ainda na decisão dos educadores e do corpo pedagógico da escola, que resolveram, a partir do ano de 2014, implantar o cooperativismo e a economia solidária como uma disciplina fixa no currículo da educação regular e da EJA." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "EDUCAÇÃO DE PESSOAS JOVENS E ADULTAS" "palavra_chave" => "EJA, ECONOMIA SOLIDÁRIA, COOPERJOVEM" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_1datahora_15_08_2014_11_25_18_idinscrito_33293_7daeb073bef311a5bca1f8251b982072.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:53" "updated_at" => "2020-06-10 11:12:25" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MONALIZA SILVA" "autor_nome_curto" => "MONALIZA" "autor_email" => "monabio13@gmail.com" "autor_ies" => "UFCG" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-i-conedu" "edicao_nome" => "Anais I CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2014" "edicao_logo" => "5e4a0671b0a63_17022020002017.png" "edicao_capa" => "5f1848d9ed142_22072020111033.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-09-18 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 7035 "edicao_id" => 23 "trabalho_id" => 1873 "inscrito_id" => 33293 "titulo" => "COOPERAÇÃO E SOLIDARIEDADE: O PROGRAMA COOPERJOVEM EM TURMAS DA EJA NA ESCOLA MUNICIPAL MARIA MINERVINA DE FIGUEIREDO EM CAMPINA GRANDE-PB" "resumo" => "Diante da necessidade das particularidades do público da educação de jovens e adultos (EJA), acredita-se ser importante retomar que a quase totalidade desses indivíduos habita a esfera socioeconômica da exclusão, carregam o patrimônio histórico de suas experiências de vida e retornam à escola na busca do sonho de uma vida melhor, no desejo de um trabalho de remuneração mais digna, pela autonomia da vida diária. Em consonância com a noção de cooperativismo e economia popular, a economia solidária surge como um projeto político alternativo que liga o trabalho com o desenvolvimento intelectual e que possibilita uma interrelação entre uma educação libertadora e um sistema de produção alternativo ao sistema mercantilista. Nessa perspectiva, este estudo objetivou analisar a proposta de uma educação aliada à economia solidária, como uma possível alternativa para superar as limitações presentes e possibilitar a constituição de um novo paradigma social, a partir do desenvolvimento do projeto COOPERJOVEM em turmas da EJA da Escola Municipal Maria Minervina de Figueiredo na cidade de Campina Grande/PB. O objetivo do Cooperjovem se torna realidade a partir da inserção de uma proposta educacional, baseada na relação ensino-aprendizagem, construída a partir dos princípios, valores e da prática da cooperação que embasam a doutrina do cooperativismo. As mudanças percebidas em sala de aula foram notórias, os alunos se apresentam mais calmos, tranquilos, principalmente no turno diurno, onde a faixa etária indica o nível de agitação das crianças, mas a noite essa mudança também foi perceptível. Além disso, os alunos da EJA mostraram-se mais interessados em ir à aula, com mais entusiasmo por saberem que pode haver algo diferente a ser trabalhado e executado dentro do projeto COOPERJOVEM, estão mais disponíveis a realizar as atividades de sala de aula, mais unidos e compreensíveis com os demais colegas. A importância da realização do projeto revelou-se ainda na decisão dos educadores e do corpo pedagógico da escola, que resolveram, a partir do ano de 2014, implantar o cooperativismo e a economia solidária como uma disciplina fixa no currículo da educação regular e da EJA." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "EDUCAÇÃO DE PESSOAS JOVENS E ADULTAS" "palavra_chave" => "EJA, ECONOMIA SOLIDÁRIA, COOPERJOVEM" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_1datahora_15_08_2014_11_25_18_idinscrito_33293_7daeb073bef311a5bca1f8251b982072.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:53" "updated_at" => "2020-06-10 11:12:25" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MONALIZA SILVA" "autor_nome_curto" => "MONALIZA" "autor_email" => "monabio13@gmail.com" "autor_ies" => "UFCG" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-i-conedu" "edicao_nome" => "Anais I CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2014" "edicao_logo" => "5e4a0671b0a63_17022020002017.png" "edicao_capa" => "5f1848d9ed142_22072020111033.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-09-18 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }