RESILIÊNCIA E EDUCAÇÃO: UMA PRÁXIS POSSÍVEL
"2014-09-18 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 7929 "edicao_id" => 23 "trabalho_id" => 40 "inscrito_id" => 366 "titulo" => "RESILIÊNCIA E EDUCAÇÃO: UMA PRÁXIS POSSÍVEL" "resumo" => "Este estudo, com o título “ Resiliência e educação: uma práxis possível se constitui numa pesquisa de campo com abordagem qualitativa, em que se buscou direcionar o olhar investigativo sobre a relação da resiliência com o processo de ensino aprendizagem. A pesquisa utilizada foi de caráter bibliográfico no intuito de discutir, analisar a relação da educação e resilência no trabalho docente. Assim, buscamos compreender a realidade social dos professores em meio ao processo de resiliência, buscando identificar os objetivos e finalidades da resiliência para a educação. Com este estudo verificamos que o termo resiliência é pouco usado na educação, haja vista um conceito usado muito na física. Por esta razão entendemos que o nosso trabalho contribui para a pedagogia em elaborar um conhecimento novo que possa servir de interesse para outras produções e nesta informação concluímos que o trabalho docente uma vez tendo na sua prática educativa ações resilientes a promoção da educação contribuem para que haja de fato uma promoção de resiliência no contexto escolar. Portanto, a educação e a resiliência precisam andar juntas para que os professores no seu trabalho docente possam conduzir relações positivos lidando com as adversidades sem perder o foco que é conduzir as aprendizagens dos seus alunos numa dinâmica positiva para o processo educacional." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "FORMAÇÃO DE PROFESSORES" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO, RESILIÊNCIA, PRÁXIS PEDAGÓGICA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_1datahora_01_06_2014_19_57_24_idinscrito_366_dd0a0f6d6442b5e4cc2ae0f2e537b1db.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:54" "updated_at" => "2020-06-10 11:12:28" "ativo" => 1 "autor_nome" => "WALDILSON DUARTE CAVALCANTE DE BARROS" "autor_nome_curto" => "WALDILSON DUARTE" "autor_email" => "waldilsonduarte@hotmail.c" "autor_ies" => "FACISA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-i-conedu" "edicao_nome" => "Anais I CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2014" "edicao_logo" => "5e4a0671b0a63_17022020002017.png" "edicao_capa" => "5f1848d9ed142_22072020111033.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-09-18 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 7929 "edicao_id" => 23 "trabalho_id" => 40 "inscrito_id" => 366 "titulo" => "RESILIÊNCIA E EDUCAÇÃO: UMA PRÁXIS POSSÍVEL" "resumo" => "Este estudo, com o título “ Resiliência e educação: uma práxis possível se constitui numa pesquisa de campo com abordagem qualitativa, em que se buscou direcionar o olhar investigativo sobre a relação da resiliência com o processo de ensino aprendizagem. A pesquisa utilizada foi de caráter bibliográfico no intuito de discutir, analisar a relação da educação e resilência no trabalho docente. Assim, buscamos compreender a realidade social dos professores em meio ao processo de resiliência, buscando identificar os objetivos e finalidades da resiliência para a educação. Com este estudo verificamos que o termo resiliência é pouco usado na educação, haja vista um conceito usado muito na física. Por esta razão entendemos que o nosso trabalho contribui para a pedagogia em elaborar um conhecimento novo que possa servir de interesse para outras produções e nesta informação concluímos que o trabalho docente uma vez tendo na sua prática educativa ações resilientes a promoção da educação contribuem para que haja de fato uma promoção de resiliência no contexto escolar. Portanto, a educação e a resiliência precisam andar juntas para que os professores no seu trabalho docente possam conduzir relações positivos lidando com as adversidades sem perder o foco que é conduzir as aprendizagens dos seus alunos numa dinâmica positiva para o processo educacional." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "FORMAÇÃO DE PROFESSORES" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO, RESILIÊNCIA, PRÁXIS PEDAGÓGICA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_1datahora_01_06_2014_19_57_24_idinscrito_366_dd0a0f6d6442b5e4cc2ae0f2e537b1db.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:54" "updated_at" => "2020-06-10 11:12:28" "ativo" => 1 "autor_nome" => "WALDILSON DUARTE CAVALCANTE DE BARROS" "autor_nome_curto" => "WALDILSON DUARTE" "autor_email" => "waldilsonduarte@hotmail.c" "autor_ies" => "FACISA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-i-conedu" "edicao_nome" => "Anais I CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2014" "edicao_logo" => "5e4a0671b0a63_17022020002017.png" "edicao_capa" => "5f1848d9ed142_22072020111033.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-09-18 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }