O LUGAR DO PROFESSOR NO ESPAÇO CONTEMPORÂNEO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS: MEDIAÇÃO EM PROCESSO
"2014-09-18 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 7624 "edicao_id" => 23 "trabalho_id" => 1599 "inscrito_id" => 1008 "titulo" => "O LUGAR DO PROFESSOR NO ESPAÇO CONTEMPORÂNEO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS: MEDIAÇÃO EM PROCESSO" "resumo" => "Neste artigo discute-se, à revolução sociocultural que as constantes inovações tecnológicas vêm provocando na sociedade. De forma globalizante, as tecnologias digitais representam um fenômeno que perpassa as esferas econômicas, políticas e sociais. No entanto, o foco das discussões já ultrapassam os benefícios dos recursos e suas velozes modernizações. No âmbito da educação, fala-se em novos espaços, relações, público, currículo, sobretudo, em novas mediações. Deste modo, chegou-se ao entendimento de que ao professor, não é, ao menos, não deve ser, atribuída a função de orientar aspectos técnicos de operacionalização e de domínio dos recursos midiáticos. É o professor, no papel de mediador, quem deverá orientar o ensino, mediatizado por modernas tecnologias digitais, articulando todo potencial tecnológico e pedagógico dos dispositivos, que pela sua mobilidade e fascínio, já foram inseridos nas salas de aula pelos próprios alunos. Discutimos, a partir do referencial de Moran (2000), Charlot (2013), entre outros, buscando refletir os impasses e possibilidades de conquistas nos processos de ensino e aprendizagem com uso dos meios digitais, dentro do contexto de uma pesquisa realizada com um grupo de professores da educação básica, que vivenciaram formações continuadas em Tecnologias de Comunicação e Comunicação (TIC’s)." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "FORMAÇÃO DE PROFESSORES" "palavra_chave" => "TECNOLOGIAS DIGITAIS, FORMAÇÃO DE PROFESSORES, MEDIAÇÃO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_1datahora_14_08_2014_10_12_02_idinscrito_1008_bfc726421ed7182e511ae1bf0c499016.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:54" "updated_at" => "2020-06-10 11:12:27" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ELIS TERESINHA BASILIO GURJÃO" "autor_nome_curto" => "ELIS BASILIO" "autor_email" => "elisbgurjao@hotmail.com" "autor_ies" => "UEPB" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-i-conedu" "edicao_nome" => "Anais I CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2014" "edicao_logo" => "5e4a0671b0a63_17022020002017.png" "edicao_capa" => "5f1848d9ed142_22072020111033.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-09-18 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 7624 "edicao_id" => 23 "trabalho_id" => 1599 "inscrito_id" => 1008 "titulo" => "O LUGAR DO PROFESSOR NO ESPAÇO CONTEMPORÂNEO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS: MEDIAÇÃO EM PROCESSO" "resumo" => "Neste artigo discute-se, à revolução sociocultural que as constantes inovações tecnológicas vêm provocando na sociedade. De forma globalizante, as tecnologias digitais representam um fenômeno que perpassa as esferas econômicas, políticas e sociais. No entanto, o foco das discussões já ultrapassam os benefícios dos recursos e suas velozes modernizações. No âmbito da educação, fala-se em novos espaços, relações, público, currículo, sobretudo, em novas mediações. Deste modo, chegou-se ao entendimento de que ao professor, não é, ao menos, não deve ser, atribuída a função de orientar aspectos técnicos de operacionalização e de domínio dos recursos midiáticos. É o professor, no papel de mediador, quem deverá orientar o ensino, mediatizado por modernas tecnologias digitais, articulando todo potencial tecnológico e pedagógico dos dispositivos, que pela sua mobilidade e fascínio, já foram inseridos nas salas de aula pelos próprios alunos. Discutimos, a partir do referencial de Moran (2000), Charlot (2013), entre outros, buscando refletir os impasses e possibilidades de conquistas nos processos de ensino e aprendizagem com uso dos meios digitais, dentro do contexto de uma pesquisa realizada com um grupo de professores da educação básica, que vivenciaram formações continuadas em Tecnologias de Comunicação e Comunicação (TIC’s)." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "FORMAÇÃO DE PROFESSORES" "palavra_chave" => "TECNOLOGIAS DIGITAIS, FORMAÇÃO DE PROFESSORES, MEDIAÇÃO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_1datahora_14_08_2014_10_12_02_idinscrito_1008_bfc726421ed7182e511ae1bf0c499016.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:54" "updated_at" => "2020-06-10 11:12:27" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ELIS TERESINHA BASILIO GURJÃO" "autor_nome_curto" => "ELIS BASILIO" "autor_email" => "elisbgurjao@hotmail.com" "autor_ies" => "UEPB" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-i-conedu" "edicao_nome" => "Anais I CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2014" "edicao_logo" => "5e4a0671b0a63_17022020002017.png" "edicao_capa" => "5f1848d9ed142_22072020111033.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-09-18 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }