DESEMPENHO DE ESTUDANTES EM CÁLCULO DIFERENCIAL E INTEGRAL I VERSOS HABILIDADES MATEMÁTICAS NO CURSO DE MATEMÁTICA LICENCIATURA-NFD-CAA-UFPE
"2014-09-18 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 7071 "edicao_id" => 23 "trabalho_id" => 1698 "inscrito_id" => 5304 "titulo" => "DESEMPENHO DE ESTUDANTES EM CÁLCULO DIFERENCIAL E INTEGRAL I VERSOS HABILIDADES MATEMÁTICAS NO CURSO DE MATEMÁTICA LICENCIATURA-NFD-CAA-UFPE" "resumo" => "Com base no índice de reprovação e evasão na disciplina de Cálculo Diferencial e Integral I, oferecida no curso de Licenciatura em Matemática, no 3º período, na Universidade Federal de Pernambuco – Núcleo de Formação Docente – Centro Acadêmico do Agreste e nos relatos dos discentes desta universidade em relação às dificuldades encontradas pelos mesmos durante esta disciplina, este trabalho surgiu com o objetivo de analisar se existia relação entre o desempenho dos alunos em Cálculo Diferencial e Integral I e o desempenho dos mesmos em questões que abordaram algumas habilidades matemáticas. A pesquisa se desenvolveu a partir da coleta dos dados, com 15 alunos (os presentes) da turma 2013.2 do referido curso, por meio de um teste aplicado contendo cinco questões subjetivas, extraídas e adaptadas das provas das Olimpíadas Brasileira de Matemática, com o intuito de verificar algumas habilidades em relação à matemática, sendo elas: habilidade de generalizar, o raciocínio indutivo, perceber ausência de informação necessária para resolver problema e estratégia de resolução que reduz procedimento na solução do problema. Ao final analisamos os resultados do teste e o desempenho dos alunos na referida disciplina, comparando-os. Com base nesta análise concluiu-se que no caso desta turma essas habilidades não foram fator relevante para o desempenho desses alunos, porém, não sabemos a metodologia abordada pelo professor nem tampouco à forma de avaliação utilizada durante este curso. Sabendo que o desempenho não depende exclusivamente do fator habilidade matemática, entendemos como uma possível explicação para esse resultado o método avaliativo utilizado pelo professor, este pode ter exigido apenas cálculos mecânicos, sendo assim, relevante para o desempenho à destreza e o hábito de resolver problemas semelhantes, todavia não tivemos oportunidade de analisar as avaliações." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "EDUCAÇÃO MATEMÁTICA" "palavra_chave" => "ENSINO DE MATEMÁTICA, CÁLCULO I, HABILIDADES MATEMÁTICAS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_1datahora_14_08_2014_14_01_24_idinscrito_5304_9135e74ea9ef2ba20b29c7638a23884e.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:53" "updated_at" => "2020-06-10 11:12:25" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ELICLECIA ROBERTA SILVA DE MELO" "autor_nome_curto" => "ELICLECIA" "autor_email" => "elicleciaufpe@hotmail.com" "autor_ies" => "UFPE" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-i-conedu" "edicao_nome" => "Anais I CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2014" "edicao_logo" => "5e4a0671b0a63_17022020002017.png" "edicao_capa" => "5f1848d9ed142_22072020111033.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-09-18 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 7071 "edicao_id" => 23 "trabalho_id" => 1698 "inscrito_id" => 5304 "titulo" => "DESEMPENHO DE ESTUDANTES EM CÁLCULO DIFERENCIAL E INTEGRAL I VERSOS HABILIDADES MATEMÁTICAS NO CURSO DE MATEMÁTICA LICENCIATURA-NFD-CAA-UFPE" "resumo" => "Com base no índice de reprovação e evasão na disciplina de Cálculo Diferencial e Integral I, oferecida no curso de Licenciatura em Matemática, no 3º período, na Universidade Federal de Pernambuco – Núcleo de Formação Docente – Centro Acadêmico do Agreste e nos relatos dos discentes desta universidade em relação às dificuldades encontradas pelos mesmos durante esta disciplina, este trabalho surgiu com o objetivo de analisar se existia relação entre o desempenho dos alunos em Cálculo Diferencial e Integral I e o desempenho dos mesmos em questões que abordaram algumas habilidades matemáticas. A pesquisa se desenvolveu a partir da coleta dos dados, com 15 alunos (os presentes) da turma 2013.2 do referido curso, por meio de um teste aplicado contendo cinco questões subjetivas, extraídas e adaptadas das provas das Olimpíadas Brasileira de Matemática, com o intuito de verificar algumas habilidades em relação à matemática, sendo elas: habilidade de generalizar, o raciocínio indutivo, perceber ausência de informação necessária para resolver problema e estratégia de resolução que reduz procedimento na solução do problema. Ao final analisamos os resultados do teste e o desempenho dos alunos na referida disciplina, comparando-os. Com base nesta análise concluiu-se que no caso desta turma essas habilidades não foram fator relevante para o desempenho desses alunos, porém, não sabemos a metodologia abordada pelo professor nem tampouco à forma de avaliação utilizada durante este curso. Sabendo que o desempenho não depende exclusivamente do fator habilidade matemática, entendemos como uma possível explicação para esse resultado o método avaliativo utilizado pelo professor, este pode ter exigido apenas cálculos mecânicos, sendo assim, relevante para o desempenho à destreza e o hábito de resolver problemas semelhantes, todavia não tivemos oportunidade de analisar as avaliações." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "EDUCAÇÃO MATEMÁTICA" "palavra_chave" => "ENSINO DE MATEMÁTICA, CÁLCULO I, HABILIDADES MATEMÁTICAS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_1datahora_14_08_2014_14_01_24_idinscrito_5304_9135e74ea9ef2ba20b29c7638a23884e.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:53" "updated_at" => "2020-06-10 11:12:25" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ELICLECIA ROBERTA SILVA DE MELO" "autor_nome_curto" => "ELICLECIA" "autor_email" => "elicleciaufpe@hotmail.com" "autor_ies" => "UFPE" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-i-conedu" "edicao_nome" => "Anais I CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2014" "edicao_logo" => "5e4a0671b0a63_17022020002017.png" "edicao_capa" => "5f1848d9ed142_22072020111033.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-09-18 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }