ENTENDENDO A DINÂMICA ESCOLAR A PARTIR DO GRUPO FOCAL
"2014-09-18 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 7227 "edicao_id" => 23 "trabalho_id" => 961 "inscrito_id" => 3989 "titulo" => "ENTENDENDO A DINÂMICA ESCOLAR A PARTIR DO GRUPO FOCAL" "resumo" => "O grupo focal foi um trabalho desenvolvido com o intuito de verificar o posicionamento e a visão dos alunos da educação básica em relação a alguns aspectos que dizem respeito ao ambiente escolar, como seu funcionamento, estrutura, administração, forma que os conteúdos em especial os de Geografia são trabalhados, dentre vários outros aspectos. O trabalho foi realizado pelos acadêmicos do curso de Geografia da Universidade Estadual de Montes Claros – UNIMONTES, bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência – PIBID\Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior\CAPES, juntamente com a professora supervisora do programa na escola. O grupo focal consiste em uma série de perguntas feitas verbalmente por um acadêmico a grupos de dez estudantes, sobre diversas características comuns do ambiente escolar, e na medida em que os discentes vão respondendo, outro acadêmico vai anotando as respostas de modo a registrar as opiniões e pontos de vista. Este trabalho foi aplicado aos discentes do nono ano do ensino fundamental da Escola Estadual Professor Plínio Ribeiro, na cidade de Montes Claros-MG, e no decorrer do trabalho foram feitas perguntas que abordavam múltiplas temáticas tais como: o que os estudantes achavam da escola, da administração, do ensino e da didática em geral, da convivência social entre eles mesmos e seu relacionamento com os docentes, se possuíam afinidade com a matéria de Geografia, e pôde se perceber após o término do trabalho que uma significativa parte dos estudantes se sentiram a vontade para expressar seus pontos de vista, e ressaltaram alguns aspectos que poderia ser melhorados na escola, a exemplo o aproveitamento do espaço físico desta, a convivência social, assim como um maior uso dos recursos tecnológicos disponíveis, que segundo eles é feito esporadicamente, por outro lado também deixaram claro que o ensino oferecido possui boa qualidade e se configura como determinante para seus futuros, muitos classificaram a matéria de Geografia como a que eles melhor assimilavam. De um modo geral pôde se observar que o grupo focal foi de significativa importância para todos os envolvidos, pois o material que foi obtido ao ser tabulado posteriormente deu a nós que participamos do trabalho, uma noção da dinâmica escolar, e de como os estudantes se enxergam dentro do contexto escolar, seus anseios em relação ao ensino oferecido, as melhorias que eles julgam necessárias à escola e os aspectos positivos desta, noções essas que serão consideradas posteriormente no momento de desenvolvimento das atividades do PIBID." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "FORMAÇÃO DE PROFESSORES" "palavra_chave" => "GRUPO FOCAL, ENSINO, GEOGRAFIA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_1datahora_11_08_2014_13_47_30_idinscrito_3989_bb2f5976fdb1bb4beece8650a4bd2d9e.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:53" "updated_at" => "2020-06-10 11:12:25" "ativo" => 1 "autor_nome" => "DANIEL SOUZA SANTOS" "autor_nome_curto" => "DANIEL" "autor_email" => "danielsantos296@hotmail.c" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MONTES CLAROS" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-i-conedu" "edicao_nome" => "Anais I CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2014" "edicao_logo" => "5e4a0671b0a63_17022020002017.png" "edicao_capa" => "5f1848d9ed142_22072020111033.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-09-18 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 7227 "edicao_id" => 23 "trabalho_id" => 961 "inscrito_id" => 3989 "titulo" => "ENTENDENDO A DINÂMICA ESCOLAR A PARTIR DO GRUPO FOCAL" "resumo" => "O grupo focal foi um trabalho desenvolvido com o intuito de verificar o posicionamento e a visão dos alunos da educação básica em relação a alguns aspectos que dizem respeito ao ambiente escolar, como seu funcionamento, estrutura, administração, forma que os conteúdos em especial os de Geografia são trabalhados, dentre vários outros aspectos. O trabalho foi realizado pelos acadêmicos do curso de Geografia da Universidade Estadual de Montes Claros – UNIMONTES, bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência – PIBID\Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior\CAPES, juntamente com a professora supervisora do programa na escola. O grupo focal consiste em uma série de perguntas feitas verbalmente por um acadêmico a grupos de dez estudantes, sobre diversas características comuns do ambiente escolar, e na medida em que os discentes vão respondendo, outro acadêmico vai anotando as respostas de modo a registrar as opiniões e pontos de vista. Este trabalho foi aplicado aos discentes do nono ano do ensino fundamental da Escola Estadual Professor Plínio Ribeiro, na cidade de Montes Claros-MG, e no decorrer do trabalho foram feitas perguntas que abordavam múltiplas temáticas tais como: o que os estudantes achavam da escola, da administração, do ensino e da didática em geral, da convivência social entre eles mesmos e seu relacionamento com os docentes, se possuíam afinidade com a matéria de Geografia, e pôde se perceber após o término do trabalho que uma significativa parte dos estudantes se sentiram a vontade para expressar seus pontos de vista, e ressaltaram alguns aspectos que poderia ser melhorados na escola, a exemplo o aproveitamento do espaço físico desta, a convivência social, assim como um maior uso dos recursos tecnológicos disponíveis, que segundo eles é feito esporadicamente, por outro lado também deixaram claro que o ensino oferecido possui boa qualidade e se configura como determinante para seus futuros, muitos classificaram a matéria de Geografia como a que eles melhor assimilavam. De um modo geral pôde se observar que o grupo focal foi de significativa importância para todos os envolvidos, pois o material que foi obtido ao ser tabulado posteriormente deu a nós que participamos do trabalho, uma noção da dinâmica escolar, e de como os estudantes se enxergam dentro do contexto escolar, seus anseios em relação ao ensino oferecido, as melhorias que eles julgam necessárias à escola e os aspectos positivos desta, noções essas que serão consideradas posteriormente no momento de desenvolvimento das atividades do PIBID." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "FORMAÇÃO DE PROFESSORES" "palavra_chave" => "GRUPO FOCAL, ENSINO, GEOGRAFIA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_1datahora_11_08_2014_13_47_30_idinscrito_3989_bb2f5976fdb1bb4beece8650a4bd2d9e.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:53" "updated_at" => "2020-06-10 11:12:25" "ativo" => 1 "autor_nome" => "DANIEL SOUZA SANTOS" "autor_nome_curto" => "DANIEL" "autor_email" => "danielsantos296@hotmail.c" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MONTES CLAROS" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-i-conedu" "edicao_nome" => "Anais I CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2014" "edicao_logo" => "5e4a0671b0a63_17022020002017.png" "edicao_capa" => "5f1848d9ed142_22072020111033.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-09-18 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }