O DIAGNÓSTICO COMO ESTRATÉGIA PARA O DESENVOLVIMENTO DE AÇÕES EDUCACIONAIS NAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO: UM OLHAR DAS BOLSISTAS “PIBIDIANAS” DA UNEB CAMPUS XI
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Segundo Vasconcelos (2000, p. 190) o diagnóstico não é um simples retrato da realidade ou um mero levantamento de dificuldades, “é antes de tudo um olhar atento à realidade para identificar as necessidades radicais, e/ou o confronto entre as situações que desejamos viver para chegar a essas necessidades”. Nessa perspectiva, o presente trabalho é resultado de uma das ações proposta pelo Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), vinculado a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), que tem por objetivo fomentar a formação inicial e continuada de profissionais do magistério básico, numa ação que articula a participação de estudantes dos Cursos de Licenciatura das Universidades Públicas nas escolas da Educação Básica sob a Coordenação de professores da Universidade e Supervisão de professores da Educação Básica. Assim sendo, o trabalho proposto objetivou identificar as potencialidade do diagnóstico no âmbito do PIBID, durante o processo de observação, no sentido de articular o planejamento e execução das atividades realizadas no Centro de Apoio Pedagógico a Pessoas com Necessidades Educativas Especiais (Capene). Nesse sentido, a metodologia utilizada ocorreu através de observações norteadas por um roteiro básico, além da análise documental e de registro de imagens da Instituição, a fim de evidenciar a realidade observada, onde foram de suma importância para a construção do diagnóstico. 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