DESCONSTRUINDO ESTEREOTIPOS: VALORIZAÇÃO DA IMAGEM FEMININA NEGRA NA OBRA AS TRANÇAS DE BINTOU ALOCADO NO PROJETO A COR DA CULTURA
"2014-09-18 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 7069 "edicao_id" => 23 "trabalho_id" => 1660 "inscrito_id" => 1867 "titulo" => "DESCONSTRUINDO ESTEREOTIPOS: VALORIZAÇÃO DA IMAGEM FEMININA NEGRA NA OBRA AS TRANÇAS DE BINTOU ALOCADO NO PROJETO A COR DA CULTURA" "resumo" => "Introdução- O presente artigo traz em seu contexto a discussão acerca do uso da literatura infantil, para desconstrução do racismo e valorização da beleza negra em sala de aula. O mesmo é resultado parcial da pesquisa que unifica o Projeto PIBIC ,cujo sua ementa é analisar os livros alocado no Projeto a Cor da Cultura. Para tanto escolhemos a obra As Tranças de Bintou que tem como autoria Sylviane A. Diouf, alocada n Projeto A Cor da Cultura, criado no ano de 2004, com parceria do canal Futura, Cidan, Rede Globo, Seppir, Petrobrás, MEC e a Fundação Palmares.Objetivo- Tal trabalho tem o objetivo de desconstruir velhas ideologias de caráter inferiorizadoras ,em relação as pessoas de descendência africana através de literaturas infantis. Metodologia- Na analise da obra buscaremos identificar como a imagem feminina negra é representada e a cultura do seu povo. Pois nesse livro é retratado de forma simples e objetiva um pouco da cultura africana e dentro dela o respeito ao próximo e a valorização da beleza feminina. Resultados e Conclusão- Dessa forma, resultado dessa pesquisa estará inserido no conjunto de trabalhos que contribuem no processo de desconstrução e desnaturalização do preconceito de gênero e raça, bem com irá fortalecer o orgulho de pertencimento de uma etnia tão rica de tradições e simbologias, tal trabalho também reforçará no processo de mudança da mentalidade social brasileira, que apesar de tanto trabalho e debate, percebesse que o preconceito ainda tem forte influencia sobre a sociedade hoje, e na escola não é diferente, é visível a presença da ideologia do branqueamento e da democracia racial e sua influencia na ambiente de sala de aula, por esse motivo é preciso que os educadores busquem formação com o intuito de evitar praticas racistas na escola." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "EDUCAÇÃO E RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS" "palavra_chave" => "RELAÇÕES ETNICO-RACIAIS, LITERATURA INFANTO-JUVENIL, EDUCAÇÃO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_4datahora_14_08_2014_12_53_02_idinscrito_1867_8a4da79520c9b5e59535fb2a8b103cee.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:53" "updated_at" => "2020-06-10 11:12:25" "ativo" => 1 "autor_nome" => "DANIELLI RODRIGUES DA SILVA" "autor_nome_curto" => "DANI RODRIGUES" "autor_email" => "danielli.r.s@hotmail.com" "autor_ies" => "UEPB" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-i-conedu" "edicao_nome" => "Anais I CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2014" "edicao_logo" => "5e4a0671b0a63_17022020002017.png" "edicao_capa" => "5f1848d9ed142_22072020111033.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-09-18 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 7069 "edicao_id" => 23 "trabalho_id" => 1660 "inscrito_id" => 1867 "titulo" => "DESCONSTRUINDO ESTEREOTIPOS: VALORIZAÇÃO DA IMAGEM FEMININA NEGRA NA OBRA AS TRANÇAS DE BINTOU ALOCADO NO PROJETO A COR DA CULTURA" "resumo" => "Introdução- O presente artigo traz em seu contexto a discussão acerca do uso da literatura infantil, para desconstrução do racismo e valorização da beleza negra em sala de aula. O mesmo é resultado parcial da pesquisa que unifica o Projeto PIBIC ,cujo sua ementa é analisar os livros alocado no Projeto a Cor da Cultura. Para tanto escolhemos a obra As Tranças de Bintou que tem como autoria Sylviane A. Diouf, alocada n Projeto A Cor da Cultura, criado no ano de 2004, com parceria do canal Futura, Cidan, Rede Globo, Seppir, Petrobrás, MEC e a Fundação Palmares.Objetivo- Tal trabalho tem o objetivo de desconstruir velhas ideologias de caráter inferiorizadoras ,em relação as pessoas de descendência africana através de literaturas infantis. Metodologia- Na analise da obra buscaremos identificar como a imagem feminina negra é representada e a cultura do seu povo. Pois nesse livro é retratado de forma simples e objetiva um pouco da cultura africana e dentro dela o respeito ao próximo e a valorização da beleza feminina. Resultados e Conclusão- Dessa forma, resultado dessa pesquisa estará inserido no conjunto de trabalhos que contribuem no processo de desconstrução e desnaturalização do preconceito de gênero e raça, bem com irá fortalecer o orgulho de pertencimento de uma etnia tão rica de tradições e simbologias, tal trabalho também reforçará no processo de mudança da mentalidade social brasileira, que apesar de tanto trabalho e debate, percebesse que o preconceito ainda tem forte influencia sobre a sociedade hoje, e na escola não é diferente, é visível a presença da ideologia do branqueamento e da democracia racial e sua influencia na ambiente de sala de aula, por esse motivo é preciso que os educadores busquem formação com o intuito de evitar praticas racistas na escola." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "EDUCAÇÃO E RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS" "palavra_chave" => "RELAÇÕES ETNICO-RACIAIS, LITERATURA INFANTO-JUVENIL, EDUCAÇÃO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_4datahora_14_08_2014_12_53_02_idinscrito_1867_8a4da79520c9b5e59535fb2a8b103cee.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:53" "updated_at" => "2020-06-10 11:12:25" "ativo" => 1 "autor_nome" => "DANIELLI RODRIGUES DA SILVA" "autor_nome_curto" => "DANI RODRIGUES" "autor_email" => "danielli.r.s@hotmail.com" "autor_ies" => "UEPB" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-i-conedu" "edicao_nome" => "Anais I CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2014" "edicao_logo" => "5e4a0671b0a63_17022020002017.png" "edicao_capa" => "5f1848d9ed142_22072020111033.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-09-18 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }