Artigo Anais I CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

RELATO DE EXPERIÊNCIA: O ESTÁGIO SUPERVISIONADO NA RELAÇÃO TEORIA E PRÁTICA NA FORMAÇÃO DOCENTE

Palavra-chaves: FORMAÇÃO, BIOLOGIA, PRÁTICA PEDAGÓGICA Pôster (PO) DIDÁTICA, CURRÍCULO E POLÍTICA EDUCACIONAL
"2014-09-18 00:00:00"
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1639
  +table: "artigo"
  +timestamps: false
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #connection: "mysql"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 7917
    "edicao_id" => 23
    "trabalho_id" => 1771
    "inscrito_id" => 569
    "titulo" => "RELATO DE EXPERIÊNCIA: O ESTÁGIO SUPERVISIONADO NA RELAÇÃO TEORIA E PRÁTICA NA FORMAÇÃO DOCENTE"
    "resumo" => "Durante o curso de licenciatura os acadêmicos se deparam com disciplinas da área da educação como didática, teoria e prática, metodologia do ensino, entre outras. Mas somente nos últimos semestres, no Estágio Supervisionado, ocorre a oportunidade de colocar na prática o que compreenderam teoricamente. O objetivo do Estágio Supervisionado é proporcionar ao aluno a oportunidade de aplicar seus conhecimentos acadêmicos em situações da prática profissional, criando a possibilidade do exercício de suas habilidades.Este trabalho é um relato de experiência que ocorreu durante o processo avaliativo na disciplina de Estágio Supervisionado I e II do Curso de Ciências Biológicas da Universidade Estadual de Alagoas - UNEAL. O Estágio supervisionado I tem como objetivo a observação da dinâmica da escola, do processo ensino e aprendizagem e o Estágio Supervisionado II a regência nas turmas de Ciências do Ensino Fundamental II. Foram utilizados as experiências vividas e livros para fundamentar a pesquisa bibliográfica. Todas as observações e comentários realizados anteriormente foram baseados nas nossas experiências de estágio realizados no ano de 2012 e 2013, para atender as exigências do Estágio Supervisionado I e Estágio Supervisionado II respectivamente. O projeto de intervenção realizado no estágio I foi uma parceria construída com a professora da disciplina de ciências, no qual o tema foi “O uso de Drogas na Escola”. A proposta foi levar para os alunos do 6º ano do ensino fundamental o conhecimento sobre as consequências do uso de drogas ou entorpecentes devido estar em um ambientes de fácil acesso para as mesmas.Já o projeto de intervenção realizado no estágio II foi trabalhado “A Escola como Ferramenta na Orientação Sexual”, onde buscamos compreender um pouco mais sobre a participação da escola na orientação sexual e saúde dos adolescentes e conhecer as concepções acerca dos temas confluentes entre sexo e sexualidade por alunos do 8º ano do Ensino Fundamental. Os estágios proporcionam a possibilidade de confrontar conceitos e práticas aprendidos na formação acadêmica com o cotidiano escolar. Além de contribuir de forma significativa para a formação dos alunos de graduação em licenciaturas."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "DIDÁTICA, CURRÍCULO E POLÍTICA EDUCACIONAL"
    "palavra_chave" => "FORMAÇÃO, BIOLOGIA, PRÁTICA PEDAGÓGICA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Modalidade_4datahora_14_08_2014_15_19_12_idinscrito_569_2488cb6c45d1f02af956e0fcd6f69766.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:54"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:12:27"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JANAÍ DA CONCEIÇÃO SILVA"
    "autor_nome_curto" => "JANAÍ"
    "autor_email" => "janai_s@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DE ALAGOAS"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-i-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais I CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2014
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2014"
    "edicao_logo" => "5e4a0671b0a63_17022020002017.png"
    "edicao_capa" => "5f1848d9ed142_22072020111033.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2014-09-18 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 7917
    "edicao_id" => 23
    "trabalho_id" => 1771
    "inscrito_id" => 569
    "titulo" => "RELATO DE EXPERIÊNCIA: O ESTÁGIO SUPERVISIONADO NA RELAÇÃO TEORIA E PRÁTICA NA FORMAÇÃO DOCENTE"
    "resumo" => "Durante o curso de licenciatura os acadêmicos se deparam com disciplinas da área da educação como didática, teoria e prática, metodologia do ensino, entre outras. Mas somente nos últimos semestres, no Estágio Supervisionado, ocorre a oportunidade de colocar na prática o que compreenderam teoricamente. O objetivo do Estágio Supervisionado é proporcionar ao aluno a oportunidade de aplicar seus conhecimentos acadêmicos em situações da prática profissional, criando a possibilidade do exercício de suas habilidades.Este trabalho é um relato de experiência que ocorreu durante o processo avaliativo na disciplina de Estágio Supervisionado I e II do Curso de Ciências Biológicas da Universidade Estadual de Alagoas - UNEAL. O Estágio supervisionado I tem como objetivo a observação da dinâmica da escola, do processo ensino e aprendizagem e o Estágio Supervisionado II a regência nas turmas de Ciências do Ensino Fundamental II. Foram utilizados as experiências vividas e livros para fundamentar a pesquisa bibliográfica. Todas as observações e comentários realizados anteriormente foram baseados nas nossas experiências de estágio realizados no ano de 2012 e 2013, para atender as exigências do Estágio Supervisionado I e Estágio Supervisionado II respectivamente. O projeto de intervenção realizado no estágio I foi uma parceria construída com a professora da disciplina de ciências, no qual o tema foi “O uso de Drogas na Escola”. A proposta foi levar para os alunos do 6º ano do ensino fundamental o conhecimento sobre as consequências do uso de drogas ou entorpecentes devido estar em um ambientes de fácil acesso para as mesmas.Já o projeto de intervenção realizado no estágio II foi trabalhado “A Escola como Ferramenta na Orientação Sexual”, onde buscamos compreender um pouco mais sobre a participação da escola na orientação sexual e saúde dos adolescentes e conhecer as concepções acerca dos temas confluentes entre sexo e sexualidade por alunos do 8º ano do Ensino Fundamental. Os estágios proporcionam a possibilidade de confrontar conceitos e práticas aprendidos na formação acadêmica com o cotidiano escolar. Além de contribuir de forma significativa para a formação dos alunos de graduação em licenciaturas."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "DIDÁTICA, CURRÍCULO E POLÍTICA EDUCACIONAL"
    "palavra_chave" => "FORMAÇÃO, BIOLOGIA, PRÁTICA PEDAGÓGICA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Modalidade_4datahora_14_08_2014_15_19_12_idinscrito_569_2488cb6c45d1f02af956e0fcd6f69766.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:54"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:12:27"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JANAÍ DA CONCEIÇÃO SILVA"
    "autor_nome_curto" => "JANAÍ"
    "autor_email" => "janai_s@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DE ALAGOAS"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-i-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais I CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2014
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2014"
    "edicao_logo" => "5e4a0671b0a63_17022020002017.png"
    "edicao_capa" => "5f1848d9ed142_22072020111033.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2014-09-18 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #classCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  #hidden: []
  #visible: []
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 18 de setembro de 2014

Resumo

Durante o curso de licenciatura os acadêmicos se deparam com disciplinas da área da educação como didática, teoria e prática, metodologia do ensino, entre outras. Mas somente nos últimos semestres, no Estágio Supervisionado, ocorre a oportunidade de colocar na prática o que compreenderam teoricamente. O objetivo do Estágio Supervisionado é proporcionar ao aluno a oportunidade de aplicar seus conhecimentos acadêmicos em situações da prática profissional, criando a possibilidade do exercício de suas habilidades.Este trabalho é um relato de experiência que ocorreu durante o processo avaliativo na disciplina de Estágio Supervisionado I e II do Curso de Ciências Biológicas da Universidade Estadual de Alagoas - UNEAL. O Estágio supervisionado I tem como objetivo a observação da dinâmica da escola, do processo ensino e aprendizagem e o Estágio Supervisionado II a regência nas turmas de Ciências do Ensino Fundamental II. Foram utilizados as experiências vividas e livros para fundamentar a pesquisa bibliográfica. Todas as observações e comentários realizados anteriormente foram baseados nas nossas experiências de estágio realizados no ano de 2012 e 2013, para atender as exigências do Estágio Supervisionado I e Estágio Supervisionado II respectivamente. O projeto de intervenção realizado no estágio I foi uma parceria construída com a professora da disciplina de ciências, no qual o tema foi “O uso de Drogas na Escola”. A proposta foi levar para os alunos do 6º ano do ensino fundamental o conhecimento sobre as consequências do uso de drogas ou entorpecentes devido estar em um ambientes de fácil acesso para as mesmas.Já o projeto de intervenção realizado no estágio II foi trabalhado “A Escola como Ferramenta na Orientação Sexual”, onde buscamos compreender um pouco mais sobre a participação da escola na orientação sexual e saúde dos adolescentes e conhecer as concepções acerca dos temas confluentes entre sexo e sexualidade por alunos do 8º ano do Ensino Fundamental. Os estágios proporcionam a possibilidade de confrontar conceitos e práticas aprendidos na formação acadêmica com o cotidiano escolar. Além de contribuir de forma significativa para a formação dos alunos de graduação em licenciaturas.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.