“CONTOS ASSOMBRADOS” E A FORMAÇÃO DO LEITOR/ESCRITOR NO ENSINO FUNDAMENTAL II.
"2014-09-18 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 8050 "edicao_id" => 23 "trabalho_id" => 313 "inscrito_id" => 2102 "titulo" => "“CONTOS ASSOMBRADOS” E A FORMAÇÃO DO LEITOR/ESCRITOR NO ENSINO FUNDAMENTAL II." "resumo" => "O presente trabalho consiste em relato de experiência acerca de como a literatura fantástica, especialmente o conto assombrado é recebido e compreendido por alunos do ensino fundamental; como este tipo de texto pode influenciar na formação do hábito de leitura; bem como na produção textual. Este projeto encontra-se em desenvolvimento na Escola Estadual de Ensino Fundamental Stella da Cunha Santos, a qual fica localizada na cidade de Sapé – PB, distante cerca de 50 km da capital. Os livros utilizados para esta experiência são os adotados pelo PROGRAMA NACIONAL BIBLIOTECA DA ESCOLA – PNBE – e que tratam da temática do terror. Desta forma, este estudo propõe a contação destas narrativas de forma encenada e, posteriormente relatadas, de como estes alunos reagem ao conto “assombrado”, quais os impactos causados sobre a produção oral e escrita deles e de que forma esta metodologia pode auxiliar na formação do hábito de leitura e consequente formação de novos leitores e escritores. Pensar este projeto sem que as dificuldades de aprendizagem enfrentadas pelos alunos do ensino fundamental fossem levadas em consideração, seria praticamente impossível, conhecendo esta realidade, iniciamos o programa para sanar estas dificuldades através de visitas à biblioteca da escola, exame de acuidade visual realizada gratuitamente por um profissional, a fim de verificar se as dificuldades de leitura estariam ligadas a possíveis problemas da visão, reuniões periódicas com os pais e a criação de uma ficha de leitura em conjunto com a biblioteca escolar, tudo isto para que o aluno perceba a importância da leitura e sinta-se seguro para produzir textos com qualidade, cada um segundo sua capacidade." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA" "palavra_chave" => "ASSOMBRO, LEITURA, ESCRITA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_4datahora_31_07_2014_19_47_57_idinscrito_2102_cf63a7102a63bd19cd33f06c03db6374.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:54" "updated_at" => "2020-06-10 11:12:28" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ROSIMERE ANDRADE DA SILVA" "autor_nome_curto" => "ROSIMERE ANDRADE" "autor_email" => "rosimereandrade65@gmail.c" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-i-conedu" "edicao_nome" => "Anais I CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2014" "edicao_logo" => "5e4a0671b0a63_17022020002017.png" "edicao_capa" => "5f1848d9ed142_22072020111033.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-09-18 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 8050 "edicao_id" => 23 "trabalho_id" => 313 "inscrito_id" => 2102 "titulo" => "“CONTOS ASSOMBRADOS” E A FORMAÇÃO DO LEITOR/ESCRITOR NO ENSINO FUNDAMENTAL II." "resumo" => "O presente trabalho consiste em relato de experiência acerca de como a literatura fantástica, especialmente o conto assombrado é recebido e compreendido por alunos do ensino fundamental; como este tipo de texto pode influenciar na formação do hábito de leitura; bem como na produção textual. Este projeto encontra-se em desenvolvimento na Escola Estadual de Ensino Fundamental Stella da Cunha Santos, a qual fica localizada na cidade de Sapé – PB, distante cerca de 50 km da capital. Os livros utilizados para esta experiência são os adotados pelo PROGRAMA NACIONAL BIBLIOTECA DA ESCOLA – PNBE – e que tratam da temática do terror. Desta forma, este estudo propõe a contação destas narrativas de forma encenada e, posteriormente relatadas, de como estes alunos reagem ao conto “assombrado”, quais os impactos causados sobre a produção oral e escrita deles e de que forma esta metodologia pode auxiliar na formação do hábito de leitura e consequente formação de novos leitores e escritores. Pensar este projeto sem que as dificuldades de aprendizagem enfrentadas pelos alunos do ensino fundamental fossem levadas em consideração, seria praticamente impossível, conhecendo esta realidade, iniciamos o programa para sanar estas dificuldades através de visitas à biblioteca da escola, exame de acuidade visual realizada gratuitamente por um profissional, a fim de verificar se as dificuldades de leitura estariam ligadas a possíveis problemas da visão, reuniões periódicas com os pais e a criação de uma ficha de leitura em conjunto com a biblioteca escolar, tudo isto para que o aluno perceba a importância da leitura e sinta-se seguro para produzir textos com qualidade, cada um segundo sua capacidade." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA" "palavra_chave" => "ASSOMBRO, LEITURA, ESCRITA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_4datahora_31_07_2014_19_47_57_idinscrito_2102_cf63a7102a63bd19cd33f06c03db6374.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:54" "updated_at" => "2020-06-10 11:12:28" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ROSIMERE ANDRADE DA SILVA" "autor_nome_curto" => "ROSIMERE ANDRADE" "autor_email" => "rosimereandrade65@gmail.c" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-i-conedu" "edicao_nome" => "Anais I CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2014" "edicao_logo" => "5e4a0671b0a63_17022020002017.png" "edicao_capa" => "5f1848d9ed142_22072020111033.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-09-18 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }