Artigo Anais I CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

“CONTOS ASSOMBRADOS” E A FORMAÇÃO DO LEITOR/ESCRITOR NO ENSINO FUNDAMENTAL II.

Palavra-chaves: ASSOMBRO, LEITURA, ESCRITA Pôster (PO) ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA
"2014-09-18 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 8050
    "edicao_id" => 23
    "trabalho_id" => 313
    "inscrito_id" => 2102
    "titulo" => "“CONTOS ASSOMBRADOS” E A FORMAÇÃO DO LEITOR/ESCRITOR NO ENSINO FUNDAMENTAL II."
    "resumo" => "O presente trabalho consiste em relato de experiência acerca de como a literatura fantástica, especialmente o conto assombrado é recebido e compreendido por alunos do ensino fundamental; como este tipo de texto pode influenciar na formação do hábito de leitura; bem como na produção textual. Este projeto encontra-se em desenvolvimento na Escola Estadual de Ensino Fundamental Stella da Cunha Santos, a qual fica localizada na cidade de Sapé – PB, distante cerca de 50 km da capital. Os livros utilizados para esta experiência são os adotados pelo PROGRAMA NACIONAL BIBLIOTECA DA ESCOLA – PNBE – e que tratam da temática do terror. Desta forma, este estudo propõe a contação destas narrativas de forma encenada e, posteriormente relatadas, de como estes alunos reagem ao conto “assombrado”, quais os impactos causados sobre a produção oral e escrita deles e de que forma esta metodologia pode auxiliar na formação do hábito de leitura e consequente formação de novos leitores e escritores. Pensar este projeto sem que as dificuldades de aprendizagem enfrentadas pelos alunos do ensino fundamental fossem levadas em consideração, seria praticamente impossível, conhecendo esta realidade, iniciamos o programa para sanar estas dificuldades através de visitas à biblioteca da escola, exame de acuidade visual realizada gratuitamente por um profissional, a fim de verificar se as dificuldades de leitura estariam ligadas a possíveis problemas da visão, reuniões periódicas com os pais e a criação de uma ficha de leitura em conjunto com a biblioteca escolar, tudo isto para que o aluno perceba a importância da leitura e sinta-se seguro para produzir textos com qualidade, cada um segundo sua capacidade."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA"
    "palavra_chave" => "ASSOMBRO, LEITURA, ESCRITA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Modalidade_4datahora_31_07_2014_19_47_57_idinscrito_2102_cf63a7102a63bd19cd33f06c03db6374.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:54"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:12:28"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ROSIMERE ANDRADE DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "ROSIMERE ANDRADE"
    "autor_email" => "rosimereandrade65@gmail.c"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-i-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais I CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2014
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2014"
    "edicao_logo" => "5e4a0671b0a63_17022020002017.png"
    "edicao_capa" => "5f1848d9ed142_22072020111033.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2014-09-18 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 8050
    "edicao_id" => 23
    "trabalho_id" => 313
    "inscrito_id" => 2102
    "titulo" => "“CONTOS ASSOMBRADOS” E A FORMAÇÃO DO LEITOR/ESCRITOR NO ENSINO FUNDAMENTAL II."
    "resumo" => "O presente trabalho consiste em relato de experiência acerca de como a literatura fantástica, especialmente o conto assombrado é recebido e compreendido por alunos do ensino fundamental; como este tipo de texto pode influenciar na formação do hábito de leitura; bem como na produção textual. Este projeto encontra-se em desenvolvimento na Escola Estadual de Ensino Fundamental Stella da Cunha Santos, a qual fica localizada na cidade de Sapé – PB, distante cerca de 50 km da capital. Os livros utilizados para esta experiência são os adotados pelo PROGRAMA NACIONAL BIBLIOTECA DA ESCOLA – PNBE – e que tratam da temática do terror. Desta forma, este estudo propõe a contação destas narrativas de forma encenada e, posteriormente relatadas, de como estes alunos reagem ao conto “assombrado”, quais os impactos causados sobre a produção oral e escrita deles e de que forma esta metodologia pode auxiliar na formação do hábito de leitura e consequente formação de novos leitores e escritores. Pensar este projeto sem que as dificuldades de aprendizagem enfrentadas pelos alunos do ensino fundamental fossem levadas em consideração, seria praticamente impossível, conhecendo esta realidade, iniciamos o programa para sanar estas dificuldades através de visitas à biblioteca da escola, exame de acuidade visual realizada gratuitamente por um profissional, a fim de verificar se as dificuldades de leitura estariam ligadas a possíveis problemas da visão, reuniões periódicas com os pais e a criação de uma ficha de leitura em conjunto com a biblioteca escolar, tudo isto para que o aluno perceba a importância da leitura e sinta-se seguro para produzir textos com qualidade, cada um segundo sua capacidade."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA"
    "palavra_chave" => "ASSOMBRO, LEITURA, ESCRITA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Modalidade_4datahora_31_07_2014_19_47_57_idinscrito_2102_cf63a7102a63bd19cd33f06c03db6374.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:54"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:12:28"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ROSIMERE ANDRADE DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "ROSIMERE ANDRADE"
    "autor_email" => "rosimereandrade65@gmail.c"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-i-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais I CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2014
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2014"
    "edicao_logo" => "5e4a0671b0a63_17022020002017.png"
    "edicao_capa" => "5f1848d9ed142_22072020111033.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2014-09-18 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 18 de setembro de 2014

Resumo

O presente trabalho consiste em relato de experiência acerca de como a literatura fantástica, especialmente o conto assombrado é recebido e compreendido por alunos do ensino fundamental; como este tipo de texto pode influenciar na formação do hábito de leitura; bem como na produção textual. Este projeto encontra-se em desenvolvimento na Escola Estadual de Ensino Fundamental Stella da Cunha Santos, a qual fica localizada na cidade de Sapé – PB, distante cerca de 50 km da capital. Os livros utilizados para esta experiência são os adotados pelo PROGRAMA NACIONAL BIBLIOTECA DA ESCOLA – PNBE – e que tratam da temática do terror. Desta forma, este estudo propõe a contação destas narrativas de forma encenada e, posteriormente relatadas, de como estes alunos reagem ao conto “assombrado”, quais os impactos causados sobre a produção oral e escrita deles e de que forma esta metodologia pode auxiliar na formação do hábito de leitura e consequente formação de novos leitores e escritores. Pensar este projeto sem que as dificuldades de aprendizagem enfrentadas pelos alunos do ensino fundamental fossem levadas em consideração, seria praticamente impossível, conhecendo esta realidade, iniciamos o programa para sanar estas dificuldades através de visitas à biblioteca da escola, exame de acuidade visual realizada gratuitamente por um profissional, a fim de verificar se as dificuldades de leitura estariam ligadas a possíveis problemas da visão, reuniões periódicas com os pais e a criação de uma ficha de leitura em conjunto com a biblioteca escolar, tudo isto para que o aluno perceba a importância da leitura e sinta-se seguro para produzir textos com qualidade, cada um segundo sua capacidade.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.