COPA DO MUNDO DE FUTEBOL 2014 E A GEOGRAFIA: UMA CONEXÃO SIGNIFICATIVA PARA O ENSINO-APRENDIZAGEM ESCOLAR
"2014-09-18 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 7036 "edicao_id" => 23 "trabalho_id" => 376 "inscrito_id" => 1719 "titulo" => "COPA DO MUNDO DE FUTEBOL 2014 E A GEOGRAFIA: UMA CONEXÃO SIGNIFICATIVA PARA O ENSINO-APRENDIZAGEM ESCOLAR" "resumo" => "Este trabalho tem por objetivo analisar a contribuição da Copa do Mundo de Futebol 2014 para o ensino-aprendizagem escolar, especialmente da disciplina de Geografia. Foi feita uma revisão bibliográfica acerca do tema com base nos autores como Vesentini (1987), Freire (2006), Oliveira (2001) entre outros e uma breve análise por meio de um questionário formal (semi-estruturado) aplicado a dez professores que ministram aulas no Ensino Fundamental II, de Escolas Públicas da Rede Municipal de Pombal, Sertão da Paraíba. Investigou-se se a Copa do Mundo de 2014 foi tema em sala de aula, quais as abordagens e registros obtidos pelos professores. Pode-se perceber que 70% dos docentes desenvolveram atividade didática com o tema, trabalharam tanta a Geografia Física e Humana, Global e o Local. Segundo os educadores seus alunos se interessaram pelo o assunto, ocorrendo uma boa interação entre as turmas, os alunos passaram a compreender aspectos culturais, étnicas, econômicas, populacionais das nações; diversidades naturais como clima, vegetação, relevo e hidrografias dos países participantes do campeonato. Os resultados da aprendizagem dos alunos feitos pelos professores resultaram em exposições culturais sobre os países, questionários escritos e orais com produção de paródias, poemas, construções de cartazes, registros de fotos e vídeos. Portanto, trabalhar o tema Copa do Mundo possibilita um ensino não alienante, mas rico em conhecimento, de tal maneira que a aprendizagem pode ser significativa e com qualidade. Temas atuais não devem passar despercebidos pela a Escola, ela deve criar situações para que o educando desenvolva uma aprendizagem significativa e cidadã." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "MOVIMENTOS SOCIAIS, SUJEITOS E PROCESSOS EDUCATIVOS" "palavra_chave" => "CAMPEONATO GLOBAL, EDUCAÇÃO, CIDADANIA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_1datahora_05_08_2014_17_36_57_idinscrito_1719_8561ae56b7a3227411af481b6a48a46a.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:53" "updated_at" => "2020-06-10 11:12:25" "ativo" => 1 "autor_nome" => "JACQUELINE LIEDJA ARAUJO SILVA CARVALHO" "autor_nome_curto" => "JAQUELINE LIEDJA" "autor_email" => "jliedja@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-i-conedu" "edicao_nome" => "Anais I CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2014" "edicao_logo" => "5e4a0671b0a63_17022020002017.png" "edicao_capa" => "5f1848d9ed142_22072020111033.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-09-18 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 7036 "edicao_id" => 23 "trabalho_id" => 376 "inscrito_id" => 1719 "titulo" => "COPA DO MUNDO DE FUTEBOL 2014 E A GEOGRAFIA: UMA CONEXÃO SIGNIFICATIVA PARA O ENSINO-APRENDIZAGEM ESCOLAR" "resumo" => "Este trabalho tem por objetivo analisar a contribuição da Copa do Mundo de Futebol 2014 para o ensino-aprendizagem escolar, especialmente da disciplina de Geografia. Foi feita uma revisão bibliográfica acerca do tema com base nos autores como Vesentini (1987), Freire (2006), Oliveira (2001) entre outros e uma breve análise por meio de um questionário formal (semi-estruturado) aplicado a dez professores que ministram aulas no Ensino Fundamental II, de Escolas Públicas da Rede Municipal de Pombal, Sertão da Paraíba. Investigou-se se a Copa do Mundo de 2014 foi tema em sala de aula, quais as abordagens e registros obtidos pelos professores. Pode-se perceber que 70% dos docentes desenvolveram atividade didática com o tema, trabalharam tanta a Geografia Física e Humana, Global e o Local. Segundo os educadores seus alunos se interessaram pelo o assunto, ocorrendo uma boa interação entre as turmas, os alunos passaram a compreender aspectos culturais, étnicas, econômicas, populacionais das nações; diversidades naturais como clima, vegetação, relevo e hidrografias dos países participantes do campeonato. Os resultados da aprendizagem dos alunos feitos pelos professores resultaram em exposições culturais sobre os países, questionários escritos e orais com produção de paródias, poemas, construções de cartazes, registros de fotos e vídeos. Portanto, trabalhar o tema Copa do Mundo possibilita um ensino não alienante, mas rico em conhecimento, de tal maneira que a aprendizagem pode ser significativa e com qualidade. Temas atuais não devem passar despercebidos pela a Escola, ela deve criar situações para que o educando desenvolva uma aprendizagem significativa e cidadã." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "MOVIMENTOS SOCIAIS, SUJEITOS E PROCESSOS EDUCATIVOS" "palavra_chave" => "CAMPEONATO GLOBAL, EDUCAÇÃO, CIDADANIA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_1datahora_05_08_2014_17_36_57_idinscrito_1719_8561ae56b7a3227411af481b6a48a46a.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:53" "updated_at" => "2020-06-10 11:12:25" "ativo" => 1 "autor_nome" => "JACQUELINE LIEDJA ARAUJO SILVA CARVALHO" "autor_nome_curto" => "JAQUELINE LIEDJA" "autor_email" => "jliedja@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-i-conedu" "edicao_nome" => "Anais I CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2014" "edicao_logo" => "5e4a0671b0a63_17022020002017.png" "edicao_capa" => "5f1848d9ed142_22072020111033.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-09-18 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }