A FORMAÇÃO DE LEITORES: UMA REFLEXÃO SOBRE O ENSINO
"2014-09-18 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 6731 "edicao_id" => 23 "trabalho_id" => 943 "inscrito_id" => 3343 "titulo" => "A FORMAÇÃO DE LEITORES: UMA REFLEXÃO SOBRE O ENSINO" "resumo" => "RESUMO: A leitura, desde muito tempo, é alvo de estudos e pesquisas. Destas surgiram inúmeras concepções de leitor, desde ao decodificador de palavras ao ser que está inserido no contexto da leitura interativa. Diante destas informações o presente trabalho tem como objetivo relatar a pesquisa concluída do Programa de Iniciação à Docência- PIBID, no CENTRO EDUCACIONAL OSMAR DE AQUINO localizado no município de GUARABIRA-PB. O objetivo desse artigo é refletir sobre a importância da leitura ser uma escolha pessoal e dessa escolha estar associada à preferência do leitor e não ser uma imposição do professor. O que consequentemente revela os entraves que ainda perduram no ensino de leitura e nos meios de analisar o jovem leitor sob tal aspecto. Ao longo de dois meses os alunos experimentaram leituras voltadas à sua realidade, partindo do pressuposto de que o processo de leitura implica na escolha, inferência e certificação, sempre sob o viés do método qualitativo. Buscamos mostrar, de forma bem fundamentada, que a leitura pode tornar-se uma atividade de prazer. Tomamos como aporte teórico ANTUNES (2003) que faz uma reflexão sobre o ensino da Língua Portuguesa dentro do contexto interativo e funcional da língua, ao mesmo tempo em que, faz críticas ao modelo tradicional de ensino, GERALDI (2006) o qual focaliza o ensino da Língua Portuguesa nas escolas públicas a partir de experiências vivenciadas em sala de aula, SILVA (2006) que defende uma leitura centrada no aluno, desde a escolha ao conteúdo, LAJOLO (2002) que aborda os aspectos sociais como partes fundamentais da leitura, entre outros. Os resultados alcançados mostraram-se satisfatórios na medida em que permitiu estimular a leitura de textos literários de forma livre e opcional.Palavras- chave: PIBID. Leitura. Leitores." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA" "palavra_chave" => "PIBID, LEITURA, LEITORES" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_1datahora_11_08_2014_13_12_33_idinscrito_3343_f65a1625bba5930a4736401fde74d390.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:53" "updated_at" => "2020-06-10 11:12:24" "ativo" => 1 "autor_nome" => "EDNA RANIELLY DO NASCIMENTO" "autor_nome_curto" => "EDNA" "autor_email" => "niellyfersou@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-i-conedu" "edicao_nome" => "Anais I CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2014" "edicao_logo" => "5e4a0671b0a63_17022020002017.png" "edicao_capa" => "5f1848d9ed142_22072020111033.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-09-18 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 6731 "edicao_id" => 23 "trabalho_id" => 943 "inscrito_id" => 3343 "titulo" => "A FORMAÇÃO DE LEITORES: UMA REFLEXÃO SOBRE O ENSINO" "resumo" => "RESUMO: A leitura, desde muito tempo, é alvo de estudos e pesquisas. Destas surgiram inúmeras concepções de leitor, desde ao decodificador de palavras ao ser que está inserido no contexto da leitura interativa. Diante destas informações o presente trabalho tem como objetivo relatar a pesquisa concluída do Programa de Iniciação à Docência- PIBID, no CENTRO EDUCACIONAL OSMAR DE AQUINO localizado no município de GUARABIRA-PB. O objetivo desse artigo é refletir sobre a importância da leitura ser uma escolha pessoal e dessa escolha estar associada à preferência do leitor e não ser uma imposição do professor. O que consequentemente revela os entraves que ainda perduram no ensino de leitura e nos meios de analisar o jovem leitor sob tal aspecto. Ao longo de dois meses os alunos experimentaram leituras voltadas à sua realidade, partindo do pressuposto de que o processo de leitura implica na escolha, inferência e certificação, sempre sob o viés do método qualitativo. Buscamos mostrar, de forma bem fundamentada, que a leitura pode tornar-se uma atividade de prazer. Tomamos como aporte teórico ANTUNES (2003) que faz uma reflexão sobre o ensino da Língua Portuguesa dentro do contexto interativo e funcional da língua, ao mesmo tempo em que, faz críticas ao modelo tradicional de ensino, GERALDI (2006) o qual focaliza o ensino da Língua Portuguesa nas escolas públicas a partir de experiências vivenciadas em sala de aula, SILVA (2006) que defende uma leitura centrada no aluno, desde a escolha ao conteúdo, LAJOLO (2002) que aborda os aspectos sociais como partes fundamentais da leitura, entre outros. Os resultados alcançados mostraram-se satisfatórios na medida em que permitiu estimular a leitura de textos literários de forma livre e opcional.Palavras- chave: PIBID. Leitura. Leitores." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA" "palavra_chave" => "PIBID, LEITURA, LEITORES" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_1datahora_11_08_2014_13_12_33_idinscrito_3343_f65a1625bba5930a4736401fde74d390.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:53" "updated_at" => "2020-06-10 11:12:24" "ativo" => 1 "autor_nome" => "EDNA RANIELLY DO NASCIMENTO" "autor_nome_curto" => "EDNA" "autor_email" => "niellyfersou@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-i-conedu" "edicao_nome" => "Anais I CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2014" "edicao_logo" => "5e4a0671b0a63_17022020002017.png" "edicao_capa" => "5f1848d9ed142_22072020111033.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-09-18 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }