A IMPORTÂNCIA DO LÚDICO NA LEITURA DE MAPAS: UMA PROPOSTA METODOLÓGICA AOS ALUNOS DO 9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL II DA ESCOLA ESTADUAL LUIZ BALBINO, NO MUNICÍPIO DE PIRAPORA - MG.
"2014-09-18 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 6772 "edicao_id" => 23 "trabalho_id" => 1072 "inscrito_id" => 3770 "titulo" => "A IMPORTÂNCIA DO LÚDICO NA LEITURA DE MAPAS: UMA PROPOSTA METODOLÓGICA AOS ALUNOS DO 9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL II DA ESCOLA ESTADUAL LUIZ BALBINO, NO MUNICÍPIO DE PIRAPORA - MG." "resumo" => "O presente trabalho parte da visão obtida a partir do processo de observação do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - PIBID na Escola Estadual Luiz Balbino no município de Pirapora/MG. O principal objetivo foi trabalhar o lúdico como metodologia no ensino da cartografia nas turmas do 9° ano do Ensino Fundamental II, visando identificar como essa metodologia pode facilitar na compreensão e interpretação de mapas, além de contribuir para estimular o interesse pela Geografia, através de sua aplicação. Partindo-se da ideia de que o lúdico possui o intuito de educar, ensinar e desempenhar atividades de forma prazerosa e interativa, a proposta pedagógica, propôs analisar a importância deste, na leitura e interpretação de mapas, para aprendizagem dos alunos do Ensino Fundamental II, facilitando a compreensão dos conteúdos abordados na disciplina de Geografia, relacionados à construção e representação do espaço, a partir da vivência do aluno de forma que o mesmo possa aprender conceitos básicos de forma, agradável e até mesmo divertida. As metodologias foram desenvolvidas a partir de revisões bibliográficas, em seguida identificou-se as dificuldades dos discentes no conteúdo cartográfico, especificamente na leitura e interpretação de mapas, com o intuito de dinamizar as aulas de Geografia. Após alguns planejamentos, foram elaboradas aulas expositivas dialogadas, juntamente com o desenvolvimento de dinâmicas e Quizzes para que os alunos compreendessem e fixassem o conteúdo, interagindo uns com os outros. Por fim, foram aplicados questionários qualiquantitativos e exercícios, para avaliar se os resultados obtidos com realização das atividades atingiram realmente os objetivos propostos inicialmente." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "FORMAÇÃO DE PROFESSORES" "palavra_chave" => "CARTOGRAFIA, INTERPRETAÇÃO DE MAPAS, LÚDICO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_1datahora_11_08_2014_17_29_17_idinscrito_3770_6c7135cfe2a28e7b4d21b0750626f53b.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:53" "updated_at" => "2020-06-10 11:12:24" "ativo" => 1 "autor_nome" => "JEFFERSON APARECIDO MARTINS DE MOURA" "autor_nome_curto" => "JEFFERSON MOURA" "autor_email" => "jeffermoura@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MONTES CLAROS - UNIMONTES" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-i-conedu" "edicao_nome" => "Anais I CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2014" "edicao_logo" => "5e4a0671b0a63_17022020002017.png" "edicao_capa" => "5f1848d9ed142_22072020111033.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-09-18 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 6772 "edicao_id" => 23 "trabalho_id" => 1072 "inscrito_id" => 3770 "titulo" => "A IMPORTÂNCIA DO LÚDICO NA LEITURA DE MAPAS: UMA PROPOSTA METODOLÓGICA AOS ALUNOS DO 9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL II DA ESCOLA ESTADUAL LUIZ BALBINO, NO MUNICÍPIO DE PIRAPORA - MG." "resumo" => "O presente trabalho parte da visão obtida a partir do processo de observação do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - PIBID na Escola Estadual Luiz Balbino no município de Pirapora/MG. O principal objetivo foi trabalhar o lúdico como metodologia no ensino da cartografia nas turmas do 9° ano do Ensino Fundamental II, visando identificar como essa metodologia pode facilitar na compreensão e interpretação de mapas, além de contribuir para estimular o interesse pela Geografia, através de sua aplicação. Partindo-se da ideia de que o lúdico possui o intuito de educar, ensinar e desempenhar atividades de forma prazerosa e interativa, a proposta pedagógica, propôs analisar a importância deste, na leitura e interpretação de mapas, para aprendizagem dos alunos do Ensino Fundamental II, facilitando a compreensão dos conteúdos abordados na disciplina de Geografia, relacionados à construção e representação do espaço, a partir da vivência do aluno de forma que o mesmo possa aprender conceitos básicos de forma, agradável e até mesmo divertida. As metodologias foram desenvolvidas a partir de revisões bibliográficas, em seguida identificou-se as dificuldades dos discentes no conteúdo cartográfico, especificamente na leitura e interpretação de mapas, com o intuito de dinamizar as aulas de Geografia. Após alguns planejamentos, foram elaboradas aulas expositivas dialogadas, juntamente com o desenvolvimento de dinâmicas e Quizzes para que os alunos compreendessem e fixassem o conteúdo, interagindo uns com os outros. Por fim, foram aplicados questionários qualiquantitativos e exercícios, para avaliar se os resultados obtidos com realização das atividades atingiram realmente os objetivos propostos inicialmente." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "FORMAÇÃO DE PROFESSORES" "palavra_chave" => "CARTOGRAFIA, INTERPRETAÇÃO DE MAPAS, LÚDICO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_1datahora_11_08_2014_17_29_17_idinscrito_3770_6c7135cfe2a28e7b4d21b0750626f53b.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:53" "updated_at" => "2020-06-10 11:12:24" "ativo" => 1 "autor_nome" => "JEFFERSON APARECIDO MARTINS DE MOURA" "autor_nome_curto" => "JEFFERSON MOURA" "autor_email" => "jeffermoura@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MONTES CLAROS - UNIMONTES" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-i-conedu" "edicao_nome" => "Anais I CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2014" "edicao_logo" => "5e4a0671b0a63_17022020002017.png" "edicao_capa" => "5f1848d9ed142_22072020111033.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-09-18 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }