CONFECÇÃO DE MODELOS DIDÁTICOS COM BISCUIT UMA ALTERNATIVA PARA O ENSINO DE BIOLOGIA, PARNAIBA-PI
"2014-09-18 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 7015 "edicao_id" => 23 "trabalho_id" => 1464 "inscrito_id" => 4602 "titulo" => "CONFECÇÃO DE MODELOS DIDÁTICOS COM BISCUIT UMA ALTERNATIVA PARA O ENSINO DE BIOLOGIA, PARNAIBA-PI" "resumo" => "Com base nas dificuldades apresentadas por muitos professores na tentativa de apresentar um conteúdo compreensível aos estudantes, este artigo propõe a utilização de modelos didáticos que fosse de baixo custo, utilizando-se massa de biscuit, uma vez que, são mais adequadas para o uso, pela durabilidade, a fim de auxiliar no processo de ensino-aprendizagem dos alunos. Assim, desenvolveu-se como proposta metodológica, oficinas pedagógicas, com alunos do ensino médio na escola Liceu Parnaibano na cidade de Parnaíba-PI, com a finalidade de confeccionar modelos baseados em conteúdos do livro didáticos, na qual foram produzidos juntos aos professores de biologia e bolsistas PIBID (Programa Institucional de Bolsa de Iniciação a Docência) e posterior apresentados em uma amostra de tecnologias e recursos didáticos para o ensino de biologia (EXPOTECBIO) evento realizado pela própria escola. Neste sentido, acredita-se que a visualização e a confecção desses modelos tornam-se um agente facilitador no aprendizado, tendo em vista que estabelece uma relação de proximidade, na qual aproxima os alunos da realidade, explorando ainda, com o manuseio dos modelos, o desenvolvimento sensório-motor, visual e estético. Este trabalho revelou que as propostas didáticas diferenciadas desempenham papel importante no desenvolvimento e na construção do conhecimento dos alunos. Os resultados ratificaram a importância de uma prática de ensino diferenciada, utilizando modelos didáticos de biscuit como uma alternativa facilitadora para o ensino de biologia, assim contribuindo para uma apreensão de conteúdos de forma mais eficaz e significativa por parte dos sujeitos envolvidos, visando em última instância uma sensibilização e uma interação entre o alunado, auxiliando na aprendizagem. Por fim, o estudo trouxe elementos para refletir a viabilidade e a importância da utilização de modelos em aulas de biologia e no processo de ensino-aprendizagem dos alunos." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "POPULARIZAÇÃO DA CIÊNCIA" "palavra_chave" => "BISCUIT, MODELOS DIDÁTICOS, ENSINO-APRENDIZAGEM" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_1datahora_13_08_2014_17_43_46_idinscrito_4602_7098814f69115cac5b332352c9641cf1.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:53" "updated_at" => "2020-06-10 11:12:24" "ativo" => 1 "autor_nome" => "RUANNA THAIMIRES BRANDÃO SOUZA" "autor_nome_curto" => "RUANNA" "autor_email" => "ruanna_na15@hotmail.com" "autor_ies" => "UFPI" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-i-conedu" "edicao_nome" => "Anais I CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2014" "edicao_logo" => "5e4a0671b0a63_17022020002017.png" "edicao_capa" => "5f1848d9ed142_22072020111033.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-09-18 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 7015 "edicao_id" => 23 "trabalho_id" => 1464 "inscrito_id" => 4602 "titulo" => "CONFECÇÃO DE MODELOS DIDÁTICOS COM BISCUIT UMA ALTERNATIVA PARA O ENSINO DE BIOLOGIA, PARNAIBA-PI" "resumo" => "Com base nas dificuldades apresentadas por muitos professores na tentativa de apresentar um conteúdo compreensível aos estudantes, este artigo propõe a utilização de modelos didáticos que fosse de baixo custo, utilizando-se massa de biscuit, uma vez que, são mais adequadas para o uso, pela durabilidade, a fim de auxiliar no processo de ensino-aprendizagem dos alunos. Assim, desenvolveu-se como proposta metodológica, oficinas pedagógicas, com alunos do ensino médio na escola Liceu Parnaibano na cidade de Parnaíba-PI, com a finalidade de confeccionar modelos baseados em conteúdos do livro didáticos, na qual foram produzidos juntos aos professores de biologia e bolsistas PIBID (Programa Institucional de Bolsa de Iniciação a Docência) e posterior apresentados em uma amostra de tecnologias e recursos didáticos para o ensino de biologia (EXPOTECBIO) evento realizado pela própria escola. Neste sentido, acredita-se que a visualização e a confecção desses modelos tornam-se um agente facilitador no aprendizado, tendo em vista que estabelece uma relação de proximidade, na qual aproxima os alunos da realidade, explorando ainda, com o manuseio dos modelos, o desenvolvimento sensório-motor, visual e estético. Este trabalho revelou que as propostas didáticas diferenciadas desempenham papel importante no desenvolvimento e na construção do conhecimento dos alunos. Os resultados ratificaram a importância de uma prática de ensino diferenciada, utilizando modelos didáticos de biscuit como uma alternativa facilitadora para o ensino de biologia, assim contribuindo para uma apreensão de conteúdos de forma mais eficaz e significativa por parte dos sujeitos envolvidos, visando em última instância uma sensibilização e uma interação entre o alunado, auxiliando na aprendizagem. Por fim, o estudo trouxe elementos para refletir a viabilidade e a importância da utilização de modelos em aulas de biologia e no processo de ensino-aprendizagem dos alunos." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "POPULARIZAÇÃO DA CIÊNCIA" "palavra_chave" => "BISCUIT, MODELOS DIDÁTICOS, ENSINO-APRENDIZAGEM" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_1datahora_13_08_2014_17_43_46_idinscrito_4602_7098814f69115cac5b332352c9641cf1.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:53" "updated_at" => "2020-06-10 11:12:24" "ativo" => 1 "autor_nome" => "RUANNA THAIMIRES BRANDÃO SOUZA" "autor_nome_curto" => "RUANNA" "autor_email" => "ruanna_na15@hotmail.com" "autor_ies" => "UFPI" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-i-conedu" "edicao_nome" => "Anais I CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2014" "edicao_logo" => "5e4a0671b0a63_17022020002017.png" "edicao_capa" => "5f1848d9ed142_22072020111033.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-09-18 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }