Artigo Anais I CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

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CONFECÇÃO DE MODELOS DIDÁTICOS COM BISCUIT UMA ALTERNATIVA PARA O ENSINO DE BIOLOGIA, PARNAIBA-PI

Palavra-chaves: BISCUIT, MODELOS DIDÁTICOS, ENSINO-APRENDIZAGEM Comunicação Oral (CO) POPULARIZAÇÃO DA CIÊNCIA Publicado em 18 de setembro de 2014

Resumo

Com base nas dificuldades apresentadas por muitos professores na tentativa de apresentar um conteúdo compreensível aos estudantes, este artigo propõe a utilização de modelos didáticos que fosse de baixo custo, utilizando-se massa de biscuit, uma vez que, são mais adequadas para o uso, pela durabilidade, a fim de auxiliar no processo de ensino-aprendizagem dos alunos. Assim, desenvolveu-se como proposta metodológica, oficinas pedagógicas, com alunos do ensino médio na escola Liceu Parnaibano na cidade de Parnaíba-PI, com a finalidade de confeccionar modelos baseados em conteúdos do livro didáticos, na qual foram produzidos juntos aos professores de biologia e bolsistas PIBID (Programa Institucional de Bolsa de Iniciação a Docência) e posterior apresentados em uma amostra de tecnologias e recursos didáticos para o ensino de biologia (EXPOTECBIO) evento realizado pela própria escola. Neste sentido, acredita-se que a visualização e a confecção desses modelos tornam-se um agente facilitador no aprendizado, tendo em vista que estabelece uma relação de proximidade, na qual aproxima os alunos da realidade, explorando ainda, com o manuseio dos modelos, o desenvolvimento sensório-motor, visual e estético. Este trabalho revelou que as propostas didáticas diferenciadas desempenham papel importante no desenvolvimento e na construção do conhecimento dos alunos. Os resultados ratificaram a importância de uma prática de ensino diferenciada, utilizando modelos didáticos de biscuit como uma alternativa facilitadora para o ensino de biologia, assim contribuindo para uma apreensão de conteúdos de forma mais eficaz e significativa por parte dos sujeitos envolvidos, visando em última instância uma sensibilização e uma interação entre o alunado, auxiliando na aprendizagem. Por fim, o estudo trouxe elementos para refletir a viabilidade e a importância da utilização de modelos em aulas de biologia e no processo de ensino-aprendizagem dos alunos.

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