Artigo Anais I CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

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AVALIAÇÃO: CONCEPÇÕES

Palavra-chaves: AVALIAÇÃO, DOCENTE, ENSINO Comunicação Oral (CO) DIDÁTICA, CURRÍCULO E POLÍTICA EDUCACIONAL

Resumo

A avaliação é um dos grandes temas que compõem a organização do trabalho educacional e pedagógico, sendo muito comum que todos os envolvidos no processo educativo tenham um “conceito” bem definido do que ela significa. A avaliação do comportamento, das habilidades, por assim dizer, do rendimento do aluno é preocupação frequente dos professores. Além de constituir parte inerente do trabalho, a avaliação dos alunos pelo docente é mecanismo pelo qual, o professor também pode averiguar os resultados do ensino: o desempenho atingido pelos alunos representa, de algum modo, o trabalho desenvolvido pelo professor. Neste sentido, o presente trabalho tem como objetivo averiguar – a concepção – que docentes têm sobre o que significa avaliar. Como referencial teórico nos valemos essencialmente dos pressupostos de Luckesi (2011). Como estratégia metodológica, optamos pela utilização de um questionário como um instrumento para verificar a concepção de avaliação dos professores entrevistados. Para tal, partimos do seguinte questionamento: O que se avalia na sua disciplina? Como resposta à questão, de modo geral, todos os docentes responderam de modo a citar os conteúdos específicos da área, de forma a avaliarem os educandos a partir do que é ensinado. Em algumas respostas, além do professor considerar os conteúdos específicos da sua disciplina, observou-se uma tentativa de interdisciplinaridade, ao passo que também avalia a capacidade do aluno em relacionar os conteúdos da disciplina com outros assuntos. Destacamos que o ato de avaliar – a avaliação – deve ser conscientemente vinculado à concepção de mundo, de sociedade e de ensino que queremos, permeando toda a prática pedagógica e as decisões metodológicas.

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