POR QUE SE PREOCUPAR COM A FORMAÇÃO DOCENTE?
"2014-09-18 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 7792 "edicao_id" => 23 "trabalho_id" => 949 "inscrito_id" => 4473 "titulo" => "POR QUE SE PREOCUPAR COM A FORMAÇÃO DOCENTE?" "resumo" => "A temática da formação docente tem despertado o interesse de diversos pesquisadores preocupados com a educação. Passou-se a perceber a posição privilegiada ocupada pelo professor no sistema educacional e aspectos diversos passaram a ser investigados, dentre os quais, a formação inicial de professores. Nesse contexto, o presente artigo tem como objetivo discutir a importância e relevância da formação inicial dos professores. Para tanto, a presente pesquisa, de natureza bibliográfica, baseia-se nas recentes contribuições de estudiosos como Tardif (2012), Miller (2013), Silva (2008) e Fiorentini; Souza e Melo (1998), bem como na perspectiva responsiva e ética própria dos estudos da área da Linguística Aplicada, exigida na modernidade recente em um mundo pós-moderno (Moita Lopes 2013). As pesquisas aqui apresentadas demonstram a importância de se preocupar constantemente com a formação docente visto o professor ocupar uma posição estratégica nos sistema educacional. A presente investigação permitiu-nos mergulhar na temática da formação docente e perceber o quanto é ampla e o quanto envolve aspectos diversos. Revisitar estudos da temática da formação docente, nos fez refletir sobre a importância e necessidade de se discutir a referida temática, uma vez que tais discussões e reflexões têm implicações diretas ao modo de como se conduz o ensino. A revisão da literatura pertinente nos apontou a necessidade de se refletir acerca das mudanças advindas do mundo pós- moderno e a consequente exigência da formação de um professor crítico, ético e responsivo. Apontou ainda a necessidade de uma formação que contemple os diferentes saberes no período de formação inicial, o que permitirá ao professor uma ampla formação e capacitação ao exercício da docência." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "FORMAÇÃO DE PROFESSORES" "palavra_chave" => "FORMAÇÃO DOCENTE, ENSINO, EDUCAÇÃO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_1datahora_11_08_2014_13_21_49_idinscrito_4473_bd3592bbf6840547e3b903711736ff15.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:54" "updated_at" => "2020-06-10 11:12:27" "ativo" => 1 "autor_nome" => "LUCIELMA DE OLIVEIRA BATISTA MAGALHAES DE MOURA" "autor_nome_curto" => "LUCIELMA BATISTA" "autor_email" => "lucielmaid@hotmail.com" "autor_ies" => "UEPB" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-i-conedu" "edicao_nome" => "Anais I CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2014" "edicao_logo" => "5e4a0671b0a63_17022020002017.png" "edicao_capa" => "5f1848d9ed142_22072020111033.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-09-18 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 7792 "edicao_id" => 23 "trabalho_id" => 949 "inscrito_id" => 4473 "titulo" => "POR QUE SE PREOCUPAR COM A FORMAÇÃO DOCENTE?" "resumo" => "A temática da formação docente tem despertado o interesse de diversos pesquisadores preocupados com a educação. Passou-se a perceber a posição privilegiada ocupada pelo professor no sistema educacional e aspectos diversos passaram a ser investigados, dentre os quais, a formação inicial de professores. Nesse contexto, o presente artigo tem como objetivo discutir a importância e relevância da formação inicial dos professores. Para tanto, a presente pesquisa, de natureza bibliográfica, baseia-se nas recentes contribuições de estudiosos como Tardif (2012), Miller (2013), Silva (2008) e Fiorentini; Souza e Melo (1998), bem como na perspectiva responsiva e ética própria dos estudos da área da Linguística Aplicada, exigida na modernidade recente em um mundo pós-moderno (Moita Lopes 2013). As pesquisas aqui apresentadas demonstram a importância de se preocupar constantemente com a formação docente visto o professor ocupar uma posição estratégica nos sistema educacional. A presente investigação permitiu-nos mergulhar na temática da formação docente e perceber o quanto é ampla e o quanto envolve aspectos diversos. Revisitar estudos da temática da formação docente, nos fez refletir sobre a importância e necessidade de se discutir a referida temática, uma vez que tais discussões e reflexões têm implicações diretas ao modo de como se conduz o ensino. A revisão da literatura pertinente nos apontou a necessidade de se refletir acerca das mudanças advindas do mundo pós- moderno e a consequente exigência da formação de um professor crítico, ético e responsivo. Apontou ainda a necessidade de uma formação que contemple os diferentes saberes no período de formação inicial, o que permitirá ao professor uma ampla formação e capacitação ao exercício da docência." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "FORMAÇÃO DE PROFESSORES" "palavra_chave" => "FORMAÇÃO DOCENTE, ENSINO, EDUCAÇÃO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_1datahora_11_08_2014_13_21_49_idinscrito_4473_bd3592bbf6840547e3b903711736ff15.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:54" "updated_at" => "2020-06-10 11:12:27" "ativo" => 1 "autor_nome" => "LUCIELMA DE OLIVEIRA BATISTA MAGALHAES DE MOURA" "autor_nome_curto" => "LUCIELMA BATISTA" "autor_email" => "lucielmaid@hotmail.com" "autor_ies" => "UEPB" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-i-conedu" "edicao_nome" => "Anais I CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2014" "edicao_logo" => "5e4a0671b0a63_17022020002017.png" "edicao_capa" => "5f1848d9ed142_22072020111033.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-09-18 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }