Artigo Anais I CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

POR QUE SE PREOCUPAR COM A FORMAÇÃO DOCENTE?

Palavra-chaves: FORMAÇÃO DOCENTE, ENSINO, EDUCAÇÃO Comunicação Oral (CO) FORMAÇÃO DE PROFESSORES
"2014-09-18 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 7792
    "edicao_id" => 23
    "trabalho_id" => 949
    "inscrito_id" => 4473
    "titulo" => "POR QUE SE PREOCUPAR COM A FORMAÇÃO DOCENTE?"
    "resumo" => "A temática da formação docente tem despertado o interesse de diversos pesquisadores preocupados com a educação. Passou-se a perceber a posição privilegiada ocupada pelo professor no sistema educacional e aspectos diversos passaram a ser investigados, dentre os quais, a formação inicial de professores. Nesse contexto, o presente artigo tem como objetivo discutir a importância e relevância da formação inicial dos professores. Para tanto, a presente pesquisa, de natureza bibliográfica, baseia-se nas recentes contribuições de estudiosos como Tardif (2012), Miller (2013), Silva (2008) e Fiorentini; Souza e Melo (1998), bem como na perspectiva responsiva e ética própria dos estudos da área da Linguística Aplicada, exigida na modernidade recente em um mundo pós-moderno (Moita Lopes 2013). As pesquisas aqui apresentadas demonstram a importância de se preocupar constantemente com a formação docente visto o professor ocupar uma posição estratégica nos sistema educacional. A presente investigação permitiu-nos mergulhar na temática da formação docente e perceber o quanto é ampla e o quanto envolve aspectos diversos. Revisitar estudos da temática da formação docente, nos fez refletir sobre a importância e necessidade de se discutir a referida temática, uma vez que tais discussões e reflexões têm implicações diretas ao modo de como se conduz o ensino. A revisão da literatura pertinente nos apontou a necessidade de se refletir acerca das mudanças advindas do mundo pós- moderno e a consequente exigência da formação de um professor crítico, ético e responsivo. Apontou ainda a necessidade de uma formação que contemple os diferentes saberes no período de formação inicial, o que permitirá ao professor uma ampla formação e capacitação ao exercício da docência."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "FORMAÇÃO DE PROFESSORES"
    "palavra_chave" => "FORMAÇÃO DOCENTE, ENSINO, EDUCAÇÃO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Modalidade_1datahora_11_08_2014_13_21_49_idinscrito_4473_bd3592bbf6840547e3b903711736ff15.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:54"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:12:27"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LUCIELMA DE OLIVEIRA BATISTA MAGALHAES DE MOURA"
    "autor_nome_curto" => "LUCIELMA BATISTA"
    "autor_email" => "lucielmaid@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UEPB"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-i-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais I CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2014
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2014"
    "edicao_logo" => "5e4a0671b0a63_17022020002017.png"
    "edicao_capa" => "5f1848d9ed142_22072020111033.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2014-09-18 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 7792
    "edicao_id" => 23
    "trabalho_id" => 949
    "inscrito_id" => 4473
    "titulo" => "POR QUE SE PREOCUPAR COM A FORMAÇÃO DOCENTE?"
    "resumo" => "A temática da formação docente tem despertado o interesse de diversos pesquisadores preocupados com a educação. Passou-se a perceber a posição privilegiada ocupada pelo professor no sistema educacional e aspectos diversos passaram a ser investigados, dentre os quais, a formação inicial de professores. Nesse contexto, o presente artigo tem como objetivo discutir a importância e relevância da formação inicial dos professores. Para tanto, a presente pesquisa, de natureza bibliográfica, baseia-se nas recentes contribuições de estudiosos como Tardif (2012), Miller (2013), Silva (2008) e Fiorentini; Souza e Melo (1998), bem como na perspectiva responsiva e ética própria dos estudos da área da Linguística Aplicada, exigida na modernidade recente em um mundo pós-moderno (Moita Lopes 2013). As pesquisas aqui apresentadas demonstram a importância de se preocupar constantemente com a formação docente visto o professor ocupar uma posição estratégica nos sistema educacional. A presente investigação permitiu-nos mergulhar na temática da formação docente e perceber o quanto é ampla e o quanto envolve aspectos diversos. Revisitar estudos da temática da formação docente, nos fez refletir sobre a importância e necessidade de se discutir a referida temática, uma vez que tais discussões e reflexões têm implicações diretas ao modo de como se conduz o ensino. A revisão da literatura pertinente nos apontou a necessidade de se refletir acerca das mudanças advindas do mundo pós- moderno e a consequente exigência da formação de um professor crítico, ético e responsivo. Apontou ainda a necessidade de uma formação que contemple os diferentes saberes no período de formação inicial, o que permitirá ao professor uma ampla formação e capacitação ao exercício da docência."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "FORMAÇÃO DE PROFESSORES"
    "palavra_chave" => "FORMAÇÃO DOCENTE, ENSINO, EDUCAÇÃO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Modalidade_1datahora_11_08_2014_13_21_49_idinscrito_4473_bd3592bbf6840547e3b903711736ff15.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:54"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:12:27"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LUCIELMA DE OLIVEIRA BATISTA MAGALHAES DE MOURA"
    "autor_nome_curto" => "LUCIELMA BATISTA"
    "autor_email" => "lucielmaid@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UEPB"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-i-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais I CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2014
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2014"
    "edicao_logo" => "5e4a0671b0a63_17022020002017.png"
    "edicao_capa" => "5f1848d9ed142_22072020111033.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2014-09-18 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 18 de setembro de 2014

Resumo

A temática da formação docente tem despertado o interesse de diversos pesquisadores preocupados com a educação. Passou-se a perceber a posição privilegiada ocupada pelo professor no sistema educacional e aspectos diversos passaram a ser investigados, dentre os quais, a formação inicial de professores. Nesse contexto, o presente artigo tem como objetivo discutir a importância e relevância da formação inicial dos professores. Para tanto, a presente pesquisa, de natureza bibliográfica, baseia-se nas recentes contribuições de estudiosos como Tardif (2012), Miller (2013), Silva (2008) e Fiorentini; Souza e Melo (1998), bem como na perspectiva responsiva e ética própria dos estudos da área da Linguística Aplicada, exigida na modernidade recente em um mundo pós-moderno (Moita Lopes 2013). As pesquisas aqui apresentadas demonstram a importância de se preocupar constantemente com a formação docente visto o professor ocupar uma posição estratégica nos sistema educacional. A presente investigação permitiu-nos mergulhar na temática da formação docente e perceber o quanto é ampla e o quanto envolve aspectos diversos. Revisitar estudos da temática da formação docente, nos fez refletir sobre a importância e necessidade de se discutir a referida temática, uma vez que tais discussões e reflexões têm implicações diretas ao modo de como se conduz o ensino. A revisão da literatura pertinente nos apontou a necessidade de se refletir acerca das mudanças advindas do mundo pós- moderno e a consequente exigência da formação de um professor crítico, ético e responsivo. Apontou ainda a necessidade de uma formação que contemple os diferentes saberes no período de formação inicial, o que permitirá ao professor uma ampla formação e capacitação ao exercício da docência.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.