O ENSINO DE CI?NCIAS NO BRASIL CONSTITUI-SE UM GRANDE DESAFIO PARA A ESCOLA P?BLICA, POIS N?O H? BONS PROGRAMAS DE ENSINO DE CI?NCIAS ESPECIFICAMENTE VOLTADOS PARA A EDUCA??O INFANTIL. AL?M DISSO, AINDA H? O FATO DE AS POL?TICAS EDUCACIONAIS BRASILEIRAS AL?AREM ? ESCOLA A CONDI??O DE FORMADORA DE M?O DE OBRA QUALIFICADA, ALIGEIRADA E DESVINCULANDO A TEORIA DA PR?TICA. DIANTE DISSO, ESTE TRABALHO TEM COMO OBJETIVO REFLETIR O USO DE EXPERIMENTOS COMO ESTRAT?GIA DID?TICO-PEDAG?GICA PARA MELHORAR O ESTUDO E ENSINO DE CI?NCIAS NA ESCOLA P?BLICA. NOSSA FUNDAMENTA??O TE?RICA SE BASEOU NOS ESTUDOS ARCE, SILVA E VAROTTO (2011) QUE TRATAM DO ENSINO DE CI?NCIAS NA EDUCA??O INFANTIL; SAGAN (1996) SOBRE COMO A CI?NCIA DEVE SER VISTA NO MUNDO; GERALDO (2014) QUE FALA ACERCA DA DID?TICA DE CI?NCIAS NATURAIS NA PERSPECTIVA HIST?RICO-CR?TICA AL?M DOS DOCUMENTOS NORTEADORES DO ENSINO NO BRASIL E CEAR? COMO A BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR (BNCC) E O DOCUMENTO CURRICULAR REFERENCIAL DO CEAR? (DCRC). OS RESULTADOS APONTAM QUE O USO DE EXPERIMENTOS NO ENSINO DE CI?NCIAS PROPORCIONAM AOS SUJEITOS PARTICIPANTES O PROTAGONISMO NO ESTUDO DO TEMA PROPOSTO, A COMPREENS?O DOS CONCEITOS APRESENTADOS E O DESENVOLVIMENTO DE HABILIDADES COMO OBSERVA??O, LEVANTAMENTO DE HIP?TESES, INVESTIGA??O E EXPERIMENTA??O, UMA VEZ QUE TODOS COLOCARAM A ?M?O NA MASSA?. CONCLU?MOS, PORTANTO, QUE O USO DE EXPERIMENTOS COMO ESTRAT?GIA DID?TICO-PEDAG?GICA PODER? IMPLICAR EM MAIS QUALIDADE NO ENSINO DE CI?NCIAS, SUBSIDIANDO O PROFESSOR E, CONSEQUENTEMENTE, AMPLIANDO A APRENDIZAGEM DOS ALUNOS.