Artigo Anais VII CONEDU - Edição Online

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

ESTRATÉGIAS DIDÁTICAS NO ENSINO DE CIÊNCIAS: O USO DE EXPERIMENTOS

Palavra-chaves: ENSINO, CIÊNCIAS, EXPERIMENTOS, , Pôster (PO) GT 02 - Didática e Currículo
"2020-11-04 09:38:28" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 68574
    "edicao_id" => 141
    "trabalho_id" => 1552
    "inscrito_id" => 5367
    "titulo" => "ESTRATÉGIAS DIDÁTICAS NO ENSINO DE CIÊNCIAS: O USO DE EXPERIMENTOS"
    "resumo" => "O ENSINO DE CI?NCIAS NO BRASIL CONSTITUI-SE UM GRANDE DESAFIO PARA A ESCOLA P?BLICA, POIS N?O H? BONS PROGRAMAS DE ENSINO DE CI?NCIAS ESPECIFICAMENTE VOLTADOS PARA A EDUCA??O INFANTIL. AL?M DISSO, AINDA H? O FATO DE AS POL?TICAS EDUCACIONAIS BRASILEIRAS AL?AREM ? ESCOLA A CONDI??O DE FORMADORA DE M?O DE OBRA QUALIFICADA, ALIGEIRADA E DESVINCULANDO A TEORIA DA PR?TICA. DIANTE DISSO, ESTE TRABALHO TEM COMO OBJETIVO REFLETIR O USO DE EXPERIMENTOS COMO ESTRAT?GIA DID?TICO-PEDAG?GICA PARA MELHORAR O ESTUDO E ENSINO DE CI?NCIAS NA ESCOLA P?BLICA. NOSSA FUNDAMENTA??O TE?RICA SE BASEOU NOS ESTUDOS ARCE, SILVA E VAROTTO (2011) QUE TRATAM DO ENSINO DE CI?NCIAS NA EDUCA??O INFANTIL; SAGAN (1996) SOBRE COMO A CI?NCIA DEVE SER VISTA NO MUNDO; GERALDO (2014) QUE FALA ACERCA DA DID?TICA DE CI?NCIAS NATURAIS NA PERSPECTIVA HIST?RICO-CR?TICA AL?M DOS DOCUMENTOS NORTEADORES DO ENSINO NO BRASIL E CEAR? COMO A BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR (BNCC) E O DOCUMENTO CURRICULAR REFERENCIAL DO CEAR? (DCRC). OS RESULTADOS APONTAM QUE O USO DE EXPERIMENTOS NO ENSINO DE CI?NCIAS PROPORCIONAM AOS SUJEITOS PARTICIPANTES O PROTAGONISMO NO ESTUDO DO TEMA PROPOSTO, A COMPREENS?O DOS CONCEITOS APRESENTADOS E O DESENVOLVIMENTO DE HABILIDADES COMO OBSERVA??O, LEVANTAMENTO DE HIP?TESES, INVESTIGA??O E EXPERIMENTA??O, UMA VEZ QUE TODOS  COLOCARAM A ?M?O NA MASSA?. CONCLU?MOS, PORTANTO, QUE O USO DE EXPERIMENTOS COMO ESTRAT?GIA DID?TICO-PEDAG?GICA PODER? IMPLICAR EM MAIS QUALIDADE NO ENSINO DE CI?NCIAS, SUBSIDIANDO O PROFESSOR E, CONSEQUENTEMENTE, AMPLIANDO A APRENDIZAGEM DOS ALUNOS."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 02 - Didática e Currículo"
    "palavra_chave" => "ENSINO, CIÊNCIAS, EXPERIMENTOS, , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV140_MD4_SA2_ID5367_02092020003616.pdf"
    "created_at" => "2020-11-04 17:47:29"
    "updated_at" => "2020-11-05 12:21:53"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "FRANCISCO GONÇALVES DE SOUSA FILHO"
    "autor_nome_curto" => "F G SOUSA FILHO"
    "autor_email" => "franciscogsfilho1@gmail.c"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ (UFC)"
    "autor_imagem" => null
    "edicao_url" => "anais-vii-conedu---edicao-online"
    "edicao_nome" => "Anais VII CONEDU - Edição Online"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional da Educação"
    "edicao_ano" => 2020
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2020"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "5fa41515b329e_05112020120701.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2020-11-04 09:38:28"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 68574
    "edicao_id" => 141
    "trabalho_id" => 1552
    "inscrito_id" => 5367
    "titulo" => "ESTRATÉGIAS DIDÁTICAS NO ENSINO DE CIÊNCIAS: O USO DE EXPERIMENTOS"
    "resumo" => "O ENSINO DE CI?NCIAS NO BRASIL CONSTITUI-SE UM GRANDE DESAFIO PARA A ESCOLA P?BLICA, POIS N?O H? BONS PROGRAMAS DE ENSINO DE CI?NCIAS ESPECIFICAMENTE VOLTADOS PARA A EDUCA??O INFANTIL. AL?M DISSO, AINDA H? O FATO DE AS POL?TICAS EDUCACIONAIS BRASILEIRAS AL?AREM ? ESCOLA A CONDI??O DE FORMADORA DE M?O DE OBRA QUALIFICADA, ALIGEIRADA E DESVINCULANDO A TEORIA DA PR?TICA. DIANTE DISSO, ESTE TRABALHO TEM COMO OBJETIVO REFLETIR O USO DE EXPERIMENTOS COMO ESTRAT?GIA DID?TICO-PEDAG?GICA PARA MELHORAR O ESTUDO E ENSINO DE CI?NCIAS NA ESCOLA P?BLICA. NOSSA FUNDAMENTA??O TE?RICA SE BASEOU NOS ESTUDOS ARCE, SILVA E VAROTTO (2011) QUE TRATAM DO ENSINO DE CI?NCIAS NA EDUCA??O INFANTIL; SAGAN (1996) SOBRE COMO A CI?NCIA DEVE SER VISTA NO MUNDO; GERALDO (2014) QUE FALA ACERCA DA DID?TICA DE CI?NCIAS NATURAIS NA PERSPECTIVA HIST?RICO-CR?TICA AL?M DOS DOCUMENTOS NORTEADORES DO ENSINO NO BRASIL E CEAR? COMO A BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR (BNCC) E O DOCUMENTO CURRICULAR REFERENCIAL DO CEAR? (DCRC). OS RESULTADOS APONTAM QUE O USO DE EXPERIMENTOS NO ENSINO DE CI?NCIAS PROPORCIONAM AOS SUJEITOS PARTICIPANTES O PROTAGONISMO NO ESTUDO DO TEMA PROPOSTO, A COMPREENS?O DOS CONCEITOS APRESENTADOS E O DESENVOLVIMENTO DE HABILIDADES COMO OBSERVA??O, LEVANTAMENTO DE HIP?TESES, INVESTIGA??O E EXPERIMENTA??O, UMA VEZ QUE TODOS  COLOCARAM A ?M?O NA MASSA?. CONCLU?MOS, PORTANTO, QUE O USO DE EXPERIMENTOS COMO ESTRAT?GIA DID?TICO-PEDAG?GICA PODER? IMPLICAR EM MAIS QUALIDADE NO ENSINO DE CI?NCIAS, SUBSIDIANDO O PROFESSOR E, CONSEQUENTEMENTE, AMPLIANDO A APRENDIZAGEM DOS ALUNOS."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 02 - Didática e Currículo"
    "palavra_chave" => "ENSINO, CIÊNCIAS, EXPERIMENTOS, , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV140_MD4_SA2_ID5367_02092020003616.pdf"
    "created_at" => "2020-11-04 17:47:29"
    "updated_at" => "2020-11-05 12:21:53"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "FRANCISCO GONÇALVES DE SOUSA FILHO"
    "autor_nome_curto" => "F G SOUSA FILHO"
    "autor_email" => "franciscogsfilho1@gmail.c"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ (UFC)"
    "autor_imagem" => null
    "edicao_url" => "anais-vii-conedu---edicao-online"
    "edicao_nome" => "Anais VII CONEDU - Edição Online"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional da Educação"
    "edicao_ano" => 2020
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2020"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "5fa41515b329e_05112020120701.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2020-11-04 09:38:28"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 04 de novembro de 2020

Resumo

O ENSINO DE CI?NCIAS NO BRASIL CONSTITUI-SE UM GRANDE DESAFIO PARA A ESCOLA P?BLICA, POIS N?O H? BONS PROGRAMAS DE ENSINO DE CI?NCIAS ESPECIFICAMENTE VOLTADOS PARA A EDUCA??O INFANTIL. AL?M DISSO, AINDA H? O FATO DE AS POL?TICAS EDUCACIONAIS BRASILEIRAS AL?AREM ? ESCOLA A CONDI??O DE FORMADORA DE M?O DE OBRA QUALIFICADA, ALIGEIRADA E DESVINCULANDO A TEORIA DA PR?TICA. DIANTE DISSO, ESTE TRABALHO TEM COMO OBJETIVO REFLETIR O USO DE EXPERIMENTOS COMO ESTRAT?GIA DID?TICO-PEDAG?GICA PARA MELHORAR O ESTUDO E ENSINO DE CI?NCIAS NA ESCOLA P?BLICA. NOSSA FUNDAMENTA??O TE?RICA SE BASEOU NOS ESTUDOS ARCE, SILVA E VAROTTO (2011) QUE TRATAM DO ENSINO DE CI?NCIAS NA EDUCA??O INFANTIL; SAGAN (1996) SOBRE COMO A CI?NCIA DEVE SER VISTA NO MUNDO; GERALDO (2014) QUE FALA ACERCA DA DID?TICA DE CI?NCIAS NATURAIS NA PERSPECTIVA HIST?RICO-CR?TICA AL?M DOS DOCUMENTOS NORTEADORES DO ENSINO NO BRASIL E CEAR? COMO A BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR (BNCC) E O DOCUMENTO CURRICULAR REFERENCIAL DO CEAR? (DCRC). OS RESULTADOS APONTAM QUE O USO DE EXPERIMENTOS NO ENSINO DE CI?NCIAS PROPORCIONAM AOS SUJEITOS PARTICIPANTES O PROTAGONISMO NO ESTUDO DO TEMA PROPOSTO, A COMPREENS?O DOS CONCEITOS APRESENTADOS E O DESENVOLVIMENTO DE HABILIDADES COMO OBSERVA??O, LEVANTAMENTO DE HIP?TESES, INVESTIGA??O E EXPERIMENTA??O, UMA VEZ QUE TODOS COLOCARAM A ?M?O NA MASSA?. CONCLU?MOS, PORTANTO, QUE O USO DE EXPERIMENTOS COMO ESTRAT?GIA DID?TICO-PEDAG?GICA PODER? IMPLICAR EM MAIS QUALIDADE NO ENSINO DE CI?NCIAS, SUBSIDIANDO O PROFESSOR E, CONSEQUENTEMENTE, AMPLIANDO A APRENDIZAGEM DOS ALUNOS.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.