O OBJETIVO DESTE TRABALHO É RELATAR AS EXPERIÊNCIAS VIVENCIADAS DURANTE A BOLSA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA VINCULADA AO PROJETO “ARTES VISUAIS E PRÁTICAS DOCENTES NA EDUCAÇÃO INFANTIL”, COORDENADO PELA PROFESSORA DRA. GILVÂNIA MAURÍCIO DIAS DE PONTES E DESENVOLVIDO NO NÚCLEO DE EDUCAÇÃO DA INFÂNCIA (NEI/CAP/UFRN). A INTENÇÃO DA PESQUISA É INVESTIGAR AS INTERFACES ENTRE ARTES VISUAIS, PRÁTICAS DOCENTES E EDUCAÇÃO INFANTIL, EXPLORANDO AS FORMAS DE ORGANIZAÇÃO DO PROCESSO DE ENSINO/APRENDIZAGEM DOS CONHECIMENTOS DAS LINGUAGENS DA ARTE, PERCEBENDO O PROFESSOR COMO MEDIADOR QUE PODE FAVORECER O ACESSO DAS CRIANÇAS AOS SABERES E FAZERES DESSE CAMPO DE CONHECIMENTO. A ARTE, ENQUANTO LINGUAGEM - FORMA DE EXPRESSÃO E COMUNICAÇÃO ESTRUTURANTE DO SUJEITO NO MUNDO – FAZ PARTE DO COTIDIANO DAS CRIANÇAS E, COMO TAL, TAMBÉM DAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS PARA INFÂNCIA (PONTES, 2001). POR ISSO, A PESQUISA FOI DIVIDIDA EM REVISÃO BIBLIOGRÁFICA, COLETA DE DADOS, ALÉM DE REUNIÕES DE ESTUDOS E, POR FIM, A ORGANIZAÇÃO DE OFICINAS DE FORMAÇÃO PARA PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA E ESTUDANTES DE GRADUAÇÃO. ESTE TRABALHO TAMBÉM DESTACA A RELEVÂNCIA DESSAS AÇÕES PARA CONTRIBUIR COM O ACESSO DE TODOS À EDUCAÇÃO DE QUALIDADE, ASSIM COMO RESSALTAMOS A IMPORTÂNCIA DA ORGANIZAÇÃO DE PRÁTICAS PEDAGÓGICAS QUE CONTRIBUAM PARA A FORMAÇÃO CRÍTICA E CIDADÃ DOS EDUCANDOS, EM BUSCA DE FORMAR CIDADÃOS AUTÔNOMOS E CONSCIENTES ACERCA DA VISUALIDADE QUE OS RODEIA.