O PRESENTE ARTIGO TEM COMO OBJETIVO RELATAR UMA EXPERIÊNCIA DA DISCIPLINA DE MATEMÁTICA VIVENCIADA COM A TURMA DO 7º ANO A DO ENSINO FUNDAMENTAL DA ESCOLA ESTADUAL INDÍGENA ORORUBÁ, LOCALIZADA NO TERRITÓRIO INDÍGENA XUKURU DO ORORUBÁ, MUNICÍPIO DE PESQUEIRA-PE. A MESMA ABORDOU O CONTEÚDO POLÍGONOS E FEZ RELAÇÃO COM O TRAÇO DA PINTURA CORPORAL UTILIZADA PELO POVO INDÍGENA XUKURU DO ORORUBÁ, COMO ELEMENTO CULTURAL QUE TEM UM SIGNIFICADO HISTÓRICO E ESPIRITUAL. A EXPERIÊNCIA TROUXE COMO RESULTADO A REFLEXÃO DE UTILIZAR A MATEMÁTICA ATRAVÉS DE ELEMENTOS PRESENTES NO COTIDIANO DOS ESTUDANTES, OS QUAIS PRATICAM O ATO DE PINTAR-SE MAS ACABAM NÃO OBSERVANDO A PRESENÇA DA MATEMÁTICA DURANTE O PROCESSO. TAMBÉM FOI REALIZADA A REFLEXÃO SOBRE AS PLANTAS QUE SÃO UTILIZADAS NO PROCESSO DA PINTURA O URUCUM (BIXA ORELLANA) E O JENIPAPEIRO (GENIPA AMERICANA), OS ESTUDANTES FIZERAM UMA IDENTIFICAÇÃO NO TERRITÓRIO INDÍGENA DE ONDE PODERIA SE ENCONTRAR TAIS PLANTAS, POSTERIORMENTE FIZERAM A COLHEITA DO URUCUM E FOI FEITO O PROCESSO DE SEMENTEIRA NA HORTA PEDAGÓGICA DA ESCOLA.