O OBJETIVO DESTE TRABALHO É APRESENTAR UMA SUGESTÃO TECNOLÓGICA DE ATIVIDADE PARA SER APLICADA PELOS PROFESSORES DE MATEMÁTICA DO 6° ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL. É BASTANTE COMUM, AO INICIAR O ANO LETIVO, QUE O PROFESSOR OFEREÇA ATIVIDADES DIAGNÓSTICAS EM SUAS RESPECTIVAS SALAS DE AULA COM A INTENÇÃO DE MAPEAR OS CONHECIMENTOS MATEMÁTICOS DE SEUS ESTUDANTES EM SÉRIES ANTERIORES. NOSSO INTERESSE ESTÁ INSERIDO NA SITUAÇÃO EM QUE SÃO IDENTIFICADAS LACUNAS NO REPERTÓRIO DE CONTEÚDOS MATEMÁTICOS ADVINDOS DE ESTUDANTES, QUE MESMO CUMPRINDO O TEMPO DAS SÉRIES INICIAS NO ENSINO FUNDAMENTAL, NÃO TEM O PLENO RECONHECIMENTO DAS FORMAS GEOMÉTRICAS DE QUADRADO E TRIÂNGULO. UTILIZA-SE NESTE TRABALHO O APLICATIVO QUEBRA-CABEÇA COM FÓSFOROS (MATCHES) QUE É UMA VERSÃO DIGITAL DO FAMOSO QUEBRA-CABEÇAS COM PALITOS, POIS ELE PERMITE ALIAR AOS DESAFIOS LÚDICOS DE SUPERAÇÃO DE FASES A APREENSÃO DO NÍVEL 0 (ZERO) DE DESENVOLVIMENTO DE CONCEITOS GEOMÉTRICOS DE VAN HIELE, QUE É O NÍVEL DE VISUALIZAÇÃO. POR SE TRATAR DE UMA SUGESTÃO DE ATIVIDADE E NÃO UMA APLICAÇÃO DIRETA COM VERIFICAÇÃO DE RESULTADOS, ESPERA-SE QUE OS PROFESSORES, NESTE TEMPO DE TAMANHA SOLICITUDE DE APARATOS DIGITAIS PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA, POSSAM ACOLHER ESTA SUGESTÃO E TAMBÉM ENRIQUECÊ-LA COM SUAS EXPERIÊNCIAS PESSOAIS NA DOCÊNCIA.