Artigo Anais I CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

PRÁTICAS DE ENSINO DE LEITURA E PRODUÇÃO TEXTUAL EM SALA DE AULA DO ENSINO FUNDAMENTAL

Palavra-chaves: LEITURA, PRODUÇÃO TEXTUAL, INTERAÇÃO Comunicação Oral (CO) ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA Publicado em 18 de setembro de 2014

Resumo

Este trabalho apresenta um relato de experiência aplicada em salas de aulas dos 6º ao 8º anos do Ensino Fundamental. As práticas de Ensino para a Leitura e Produção Textual através de indicação de leituras e comentários levaram a uma maior motivação e contato do alunado com diversas leituras e escrita dos mais variados gêneros textuais. Realizados pela equipe do PIBID, incluindo professor supervisor e mais cinco bolsistas graduandos, obteve resultados satisfatórios, baseados na teoria da linguagem interacionismo sociodiscursivo backhtiniana, e autores adeptos da mesma, como: Irandé Antunes, Dermeval Saviani e Cunha. O relato tem como cerne demonstrar à luz da teoria supracitada a importância de se fazer um ensino mais democrático e envolvido com as diversidades lingüísticas, para assim, resgatar no educador e no educando a prática do ensino/aprendizagem voltada para a formação da cidadania, como requer os PCN’s de Língua Portuguesa. A experiência teve como objetivos levar o alunado a: descobrir que a Escola é o meio de adquirir conhecimentos para a vida cotidiana; a Língua é o instrumento maior para realização das relações humanas, busca dos direitos e conhecimento dos deveres do cidadão; as variedades linguísticas são formas que devem ser respeitadas e praticadas, pois é através delas que há uma maior aproximação e contacto com o diferente, principalmente no nivelamento da comunicação entre as diferentes classes sociais. Com o estudo de temas transversais, como: Direitos e deveres do aluno na Escola; Regras de comportamento; o livro e sua importância para leitura e desenvolvimento do ser humano; Saúde Preventiva, Alimentação Saudável; Estatuto da Criança e do Adolescente; O Trabalho; As Mães – os desafios de mulheres trabalhadoras; Páscoa – Fé e Consumo, o professor supervisor junto com as alunas do PIBID realizou um trabalho em que incluiu: leituras, debates, trabalhos em grupo e produção textuais dos mais variados gêneros, como: comentários sobre leituras, diálogos, tirinhas, cordel, jogral e texto de opinião. O trabalho foi realizado durante todo o semestre, de 2014, tendo como culminância uma exposição e apresentação de jogral e cordel. Todo o trabalho esteve voltado para a importância da linguagem interacionismo sociodiscursivo que tem como referência maior o filósofo Bakhtin.

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