PRÁTICAS DE ENSINO DE LEITURA E PRODUÇÃO TEXTUAL EM SALA DE AULA DO ENSINO FUNDAMENTAL
"2014-09-18 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 7808 "edicao_id" => 23 "trabalho_id" => 1226 "inscrito_id" => 1096 "titulo" => "PRÁTICAS DE ENSINO DE LEITURA E PRODUÇÃO TEXTUAL EM SALA DE AULA DO ENSINO FUNDAMENTAL" "resumo" => "Este trabalho apresenta um relato de experiência aplicada em salas de aulas dos 6º ao 8º anos do Ensino Fundamental. As práticas de Ensino para a Leitura e Produção Textual através de indicação de leituras e comentários levaram a uma maior motivação e contato do alunado com diversas leituras e escrita dos mais variados gêneros textuais. Realizados pela equipe do PIBID, incluindo professor supervisor e mais cinco bolsistas graduandos, obteve resultados satisfatórios, baseados na teoria da linguagem interacionismo sociodiscursivo backhtiniana, e autores adeptos da mesma, como: Irandé Antunes, Dermeval Saviani e Cunha. O relato tem como cerne demonstrar à luz da teoria supracitada a importância de se fazer um ensino mais democrático e envolvido com as diversidades lingüísticas, para assim, resgatar no educador e no educando a prática do ensino/aprendizagem voltada para a formação da cidadania, como requer os PCN’s de Língua Portuguesa. A experiência teve como objetivos levar o alunado a: descobrir que a Escola é o meio de adquirir conhecimentos para a vida cotidiana; a Língua é o instrumento maior para realização das relações humanas, busca dos direitos e conhecimento dos deveres do cidadão; as variedades linguísticas são formas que devem ser respeitadas e praticadas, pois é através delas que há uma maior aproximação e contacto com o diferente, principalmente no nivelamento da comunicação entre as diferentes classes sociais. Com o estudo de temas transversais, como: Direitos e deveres do aluno na Escola; Regras de comportamento; o livro e sua importância para leitura e desenvolvimento do ser humano; Saúde Preventiva, Alimentação Saudável; Estatuto da Criança e do Adolescente; O Trabalho; As Mães – os desafios de mulheres trabalhadoras; Páscoa – Fé e Consumo, o professor supervisor junto com as alunas do PIBID realizou um trabalho em que incluiu: leituras, debates, trabalhos em grupo e produção textuais dos mais variados gêneros, como: comentários sobre leituras, diálogos, tirinhas, cordel, jogral e texto de opinião. O trabalho foi realizado durante todo o semestre, de 2014, tendo como culminância uma exposição e apresentação de jogral e cordel. Todo o trabalho esteve voltado para a importância da linguagem interacionismo sociodiscursivo que tem como referência maior o filósofo Bakhtin." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA" "palavra_chave" => "LEITURA, PRODUÇÃO TEXTUAL, INTERAÇÃO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_1datahora_11_08_2014_22_22_25_idinscrito_1096_a8bc5093040c14312e72ad87b1ba07fa.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:54" "updated_at" => "2020-06-10 11:12:27" "ativo" => 1 "autor_nome" => "JOSEFA ARANHA GOMES FELIPE" "autor_nome_curto" => "JOSEFA ARANHA" "autor_email" => "marly-aranha@bol.com.br" "autor_ies" => "UEPB" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-i-conedu" "edicao_nome" => "Anais I CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2014" "edicao_logo" => "5e4a0671b0a63_17022020002017.png" "edicao_capa" => "5f1848d9ed142_22072020111033.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-09-18 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 7808 "edicao_id" => 23 "trabalho_id" => 1226 "inscrito_id" => 1096 "titulo" => "PRÁTICAS DE ENSINO DE LEITURA E PRODUÇÃO TEXTUAL EM SALA DE AULA DO ENSINO FUNDAMENTAL" "resumo" => "Este trabalho apresenta um relato de experiência aplicada em salas de aulas dos 6º ao 8º anos do Ensino Fundamental. As práticas de Ensino para a Leitura e Produção Textual através de indicação de leituras e comentários levaram a uma maior motivação e contato do alunado com diversas leituras e escrita dos mais variados gêneros textuais. Realizados pela equipe do PIBID, incluindo professor supervisor e mais cinco bolsistas graduandos, obteve resultados satisfatórios, baseados na teoria da linguagem interacionismo sociodiscursivo backhtiniana, e autores adeptos da mesma, como: Irandé Antunes, Dermeval Saviani e Cunha. O relato tem como cerne demonstrar à luz da teoria supracitada a importância de se fazer um ensino mais democrático e envolvido com as diversidades lingüísticas, para assim, resgatar no educador e no educando a prática do ensino/aprendizagem voltada para a formação da cidadania, como requer os PCN’s de Língua Portuguesa. A experiência teve como objetivos levar o alunado a: descobrir que a Escola é o meio de adquirir conhecimentos para a vida cotidiana; a Língua é o instrumento maior para realização das relações humanas, busca dos direitos e conhecimento dos deveres do cidadão; as variedades linguísticas são formas que devem ser respeitadas e praticadas, pois é através delas que há uma maior aproximação e contacto com o diferente, principalmente no nivelamento da comunicação entre as diferentes classes sociais. Com o estudo de temas transversais, como: Direitos e deveres do aluno na Escola; Regras de comportamento; o livro e sua importância para leitura e desenvolvimento do ser humano; Saúde Preventiva, Alimentação Saudável; Estatuto da Criança e do Adolescente; O Trabalho; As Mães – os desafios de mulheres trabalhadoras; Páscoa – Fé e Consumo, o professor supervisor junto com as alunas do PIBID realizou um trabalho em que incluiu: leituras, debates, trabalhos em grupo e produção textuais dos mais variados gêneros, como: comentários sobre leituras, diálogos, tirinhas, cordel, jogral e texto de opinião. O trabalho foi realizado durante todo o semestre, de 2014, tendo como culminância uma exposição e apresentação de jogral e cordel. Todo o trabalho esteve voltado para a importância da linguagem interacionismo sociodiscursivo que tem como referência maior o filósofo Bakhtin." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA" "palavra_chave" => "LEITURA, PRODUÇÃO TEXTUAL, INTERAÇÃO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_1datahora_11_08_2014_22_22_25_idinscrito_1096_a8bc5093040c14312e72ad87b1ba07fa.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:54" "updated_at" => "2020-06-10 11:12:27" "ativo" => 1 "autor_nome" => "JOSEFA ARANHA GOMES FELIPE" "autor_nome_curto" => "JOSEFA ARANHA" "autor_email" => "marly-aranha@bol.com.br" "autor_ies" => "UEPB" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-i-conedu" "edicao_nome" => "Anais I CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2014" "edicao_logo" => "5e4a0671b0a63_17022020002017.png" "edicao_capa" => "5f1848d9ed142_22072020111033.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-09-18 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }