Artigo Anais VII CONEDU - Edição Online

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

DA UNIVERSIDADE À SALA DE AULA ESCOLAR: A DIDÁTICA NA FORMAÇÃO DOCENTE

Palavra-chaves: FORMAÇÃO DOCENTE, DIDÁTICA, PRÁTICA PEDAGÓGICA, , Comunicação Oral (CO) GT 01 - Formação de Professores
"2020-11-04 09:38:28" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 68279
    "edicao_id" => 141
    "trabalho_id" => 1621
    "inscrito_id" => 5547
    "titulo" => """
      DA UNIVERSIDADE À SALA DE AULA ESCOLAR: \r\n
      A DIDÁTICA NA FORMAÇÃO DOCENTE
      """
    "resumo" => "ESTE TRABALHO DISCUTE A IMPORTÂNCIA DA DIDÁTICA PARA A FORMAÇÃO E A PRÁTICA PEDAGÓGICA DE DOCENTES DA EDUCAÇÃO BÁSICA. O ESTUDO TEM POR OBJETIVO GERAL ANALISAR ASPECTOS DA DIDÁTICA PRESENTES NOS RELATOS DE PROFESSORAS DE UMA ESCOLA MUNICIPAL DO CRATO-CE. EM TERMOS METODOLÓGICOS, É UMA PESQUISA DE CAMPO, DE ABORDAGEM QUALITATIVA, VISANDO COMPREENDER E REFLETIR SOBRE ASPECTOS FORMATIVOS DE UM GRUPO SOCIAL ESPECÍFICO: OS DOCENTES. AS TÉCNICAS UTILIZADAS PARA A REALIZAÇÃO DESTA PESQUISA FORAM A ENTREVISTA SEMIESTRUTURADA E A REVISÃO BIBLIOGRÁFICA.  A REVISÃO BIBLIOGRÁFICA POSSIBILITOU RELACIONAR E ANALISAR CONCEPÇÕES DE AUTORES SOBRE A TEMÁTICA, TENDO COMO BASE TEÓRICA OS SEGUINTES AUTORES: CANDAU (2003); DAMIS (2001) FARIAS ET. AL (2014); FREIRE (1996); PIMENTA (2005) E OUTROS. A ENTREVISTA POSSIBILITOU PERCEBER COMO SE CONFIGURA A RELAÇÃO DA DIDÁTICA COM A PRÁTICA EDUCATIVA DAS ENTREVISTADAS. ASSIM, OS RESULTADOS PERMITIRAM PERCEBER QUE TEMAS COMO PLANEJAMENTO, IDENTIDADE DOCENTE E FORMAÇÃO CONTINUADA SÃO ASPECTOS RECORRENTES NAS FALAS DAS PROFESSORAS ENTREVISTADAS. AS ANÁLISES INDICARAM AINDA QUE A DIDÁTICA É UMA DISCIPLINA IMPORTANTE PARA FORMAÇÃO CRÍTICA DOS(AS) PROFISSIONAIS DOCENTES. CONCLUI-SE QUE SER PROFESSOR É PRIMORDIALMENTE UMA TAREFA QUE EXIGE SABERES DIDÁTICO-PEDAGÓGICOS ESSENCIAIS À PRÁTICA EDUCATIVA, COMO TAMBÉM RECONHECIMENTO E REAFIRMAÇÃO DA IDENTIDADE DOCENTE."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => "FORMAÇÃO DOCENTE, DIDÁTICA, PRÁTICA PEDAGÓGICA, , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV140_MD1_SA1_ID5547_07092020202754.pdf"
    "created_at" => "2020-11-04 17:47:29"
    "updated_at" => "2020-11-05 12:21:39"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "SILVANEIDE SOARES DOS SANTOS "
    "autor_nome_curto" => "SILVANEIDE"
    "autor_email" => "silvaneidesantos21@hotmai"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE REGIONAL DO CARIRI (URCA)"
    "autor_imagem" => null
    "edicao_url" => "anais-vii-conedu---edicao-online"
    "edicao_nome" => "Anais VII CONEDU - Edição Online"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional da Educação"
    "edicao_ano" => 2020
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2020"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "5fa41515b329e_05112020120701.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2020-11-04 09:38:28"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 68279
    "edicao_id" => 141
    "trabalho_id" => 1621
    "inscrito_id" => 5547
    "titulo" => """
      DA UNIVERSIDADE À SALA DE AULA ESCOLAR: \r\n
      A DIDÁTICA NA FORMAÇÃO DOCENTE
      """
    "resumo" => "ESTE TRABALHO DISCUTE A IMPORTÂNCIA DA DIDÁTICA PARA A FORMAÇÃO E A PRÁTICA PEDAGÓGICA DE DOCENTES DA EDUCAÇÃO BÁSICA. O ESTUDO TEM POR OBJETIVO GERAL ANALISAR ASPECTOS DA DIDÁTICA PRESENTES NOS RELATOS DE PROFESSORAS DE UMA ESCOLA MUNICIPAL DO CRATO-CE. EM TERMOS METODOLÓGICOS, É UMA PESQUISA DE CAMPO, DE ABORDAGEM QUALITATIVA, VISANDO COMPREENDER E REFLETIR SOBRE ASPECTOS FORMATIVOS DE UM GRUPO SOCIAL ESPECÍFICO: OS DOCENTES. AS TÉCNICAS UTILIZADAS PARA A REALIZAÇÃO DESTA PESQUISA FORAM A ENTREVISTA SEMIESTRUTURADA E A REVISÃO BIBLIOGRÁFICA.  A REVISÃO BIBLIOGRÁFICA POSSIBILITOU RELACIONAR E ANALISAR CONCEPÇÕES DE AUTORES SOBRE A TEMÁTICA, TENDO COMO BASE TEÓRICA OS SEGUINTES AUTORES: CANDAU (2003); DAMIS (2001) FARIAS ET. AL (2014); FREIRE (1996); PIMENTA (2005) E OUTROS. A ENTREVISTA POSSIBILITOU PERCEBER COMO SE CONFIGURA A RELAÇÃO DA DIDÁTICA COM A PRÁTICA EDUCATIVA DAS ENTREVISTADAS. ASSIM, OS RESULTADOS PERMITIRAM PERCEBER QUE TEMAS COMO PLANEJAMENTO, IDENTIDADE DOCENTE E FORMAÇÃO CONTINUADA SÃO ASPECTOS RECORRENTES NAS FALAS DAS PROFESSORAS ENTREVISTADAS. AS ANÁLISES INDICARAM AINDA QUE A DIDÁTICA É UMA DISCIPLINA IMPORTANTE PARA FORMAÇÃO CRÍTICA DOS(AS) PROFISSIONAIS DOCENTES. CONCLUI-SE QUE SER PROFESSOR É PRIMORDIALMENTE UMA TAREFA QUE EXIGE SABERES DIDÁTICO-PEDAGÓGICOS ESSENCIAIS À PRÁTICA EDUCATIVA, COMO TAMBÉM RECONHECIMENTO E REAFIRMAÇÃO DA IDENTIDADE DOCENTE."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => "FORMAÇÃO DOCENTE, DIDÁTICA, PRÁTICA PEDAGÓGICA, , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV140_MD1_SA1_ID5547_07092020202754.pdf"
    "created_at" => "2020-11-04 17:47:29"
    "updated_at" => "2020-11-05 12:21:39"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "SILVANEIDE SOARES DOS SANTOS "
    "autor_nome_curto" => "SILVANEIDE"
    "autor_email" => "silvaneidesantos21@hotmai"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE REGIONAL DO CARIRI (URCA)"
    "autor_imagem" => null
    "edicao_url" => "anais-vii-conedu---edicao-online"
    "edicao_nome" => "Anais VII CONEDU - Edição Online"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional da Educação"
    "edicao_ano" => 2020
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2020"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "5fa41515b329e_05112020120701.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2020-11-04 09:38:28"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 04 de novembro de 2020

Resumo

ESTE TRABALHO DISCUTE A IMPORTÂNCIA DA DIDÁTICA PARA A FORMAÇÃO E A PRÁTICA PEDAGÓGICA DE DOCENTES DA EDUCAÇÃO BÁSICA. O ESTUDO TEM POR OBJETIVO GERAL ANALISAR ASPECTOS DA DIDÁTICA PRESENTES NOS RELATOS DE PROFESSORAS DE UMA ESCOLA MUNICIPAL DO CRATO-CE. EM TERMOS METODOLÓGICOS, É UMA PESQUISA DE CAMPO, DE ABORDAGEM QUALITATIVA, VISANDO COMPREENDER E REFLETIR SOBRE ASPECTOS FORMATIVOS DE UM GRUPO SOCIAL ESPECÍFICO: OS DOCENTES. AS TÉCNICAS UTILIZADAS PARA A REALIZAÇÃO DESTA PESQUISA FORAM A ENTREVISTA SEMIESTRUTURADA E A REVISÃO BIBLIOGRÁFICA. A REVISÃO BIBLIOGRÁFICA POSSIBILITOU RELACIONAR E ANALISAR CONCEPÇÕES DE AUTORES SOBRE A TEMÁTICA, TENDO COMO BASE TEÓRICA OS SEGUINTES AUTORES: CANDAU (2003); DAMIS (2001) FARIAS ET. AL (2014); FREIRE (1996); PIMENTA (2005) E OUTROS. A ENTREVISTA POSSIBILITOU PERCEBER COMO SE CONFIGURA A RELAÇÃO DA DIDÁTICA COM A PRÁTICA EDUCATIVA DAS ENTREVISTADAS. ASSIM, OS RESULTADOS PERMITIRAM PERCEBER QUE TEMAS COMO PLANEJAMENTO, IDENTIDADE DOCENTE E FORMAÇÃO CONTINUADA SÃO ASPECTOS RECORRENTES NAS FALAS DAS PROFESSORAS ENTREVISTADAS. AS ANÁLISES INDICARAM AINDA QUE A DIDÁTICA É UMA DISCIPLINA IMPORTANTE PARA FORMAÇÃO CRÍTICA DOS(AS) PROFISSIONAIS DOCENTES. CONCLUI-SE QUE SER PROFESSOR É PRIMORDIALMENTE UMA TAREFA QUE EXIGE SABERES DIDÁTICO-PEDAGÓGICOS ESSENCIAIS À PRÁTICA EDUCATIVA, COMO TAMBÉM RECONHECIMENTO E REAFIRMAÇÃO DA IDENTIDADE DOCENTE.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.