ESTE TRABALHO DISCUTE A IMPORTÂNCIA DA DIDÁTICA PARA A FORMAÇÃO E A PRÁTICA PEDAGÓGICA DE DOCENTES DA EDUCAÇÃO BÁSICA. O ESTUDO TEM POR OBJETIVO GERAL ANALISAR ASPECTOS DA DIDÁTICA PRESENTES NOS RELATOS DE PROFESSORAS DE UMA ESCOLA MUNICIPAL DO CRATO-CE. EM TERMOS METODOLÓGICOS, É UMA PESQUISA DE CAMPO, DE ABORDAGEM QUALITATIVA, VISANDO COMPREENDER E REFLETIR SOBRE ASPECTOS FORMATIVOS DE UM GRUPO SOCIAL ESPECÍFICO: OS DOCENTES. AS TÉCNICAS UTILIZADAS PARA A REALIZAÇÃO DESTA PESQUISA FORAM A ENTREVISTA SEMIESTRUTURADA E A REVISÃO BIBLIOGRÁFICA. A REVISÃO BIBLIOGRÁFICA POSSIBILITOU RELACIONAR E ANALISAR CONCEPÇÕES DE AUTORES SOBRE A TEMÁTICA, TENDO COMO BASE TEÓRICA OS SEGUINTES AUTORES: CANDAU (2003); DAMIS (2001) FARIAS ET. AL (2014); FREIRE (1996); PIMENTA (2005) E OUTROS. A ENTREVISTA POSSIBILITOU PERCEBER COMO SE CONFIGURA A RELAÇÃO DA DIDÁTICA COM A PRÁTICA EDUCATIVA DAS ENTREVISTADAS. ASSIM, OS RESULTADOS PERMITIRAM PERCEBER QUE TEMAS COMO PLANEJAMENTO, IDENTIDADE DOCENTE E FORMAÇÃO CONTINUADA SÃO ASPECTOS RECORRENTES NAS FALAS DAS PROFESSORAS ENTREVISTADAS. AS ANÁLISES INDICARAM AINDA QUE A DIDÁTICA É UMA DISCIPLINA IMPORTANTE PARA FORMAÇÃO CRÍTICA DOS(AS) PROFISSIONAIS DOCENTES. CONCLUI-SE QUE SER PROFESSOR É PRIMORDIALMENTE UMA TAREFA QUE EXIGE SABERES DIDÁTICO-PEDAGÓGICOS ESSENCIAIS À PRÁTICA EDUCATIVA, COMO TAMBÉM RECONHECIMENTO E REAFIRMAÇÃO DA IDENTIDADE DOCENTE.