O PRESENTE TRABALHO TEM COMO OBJETIVO ANALISAR AS REPRESENTAÇÕES DO FEMININO E DO MASCULINO NAS PERSONAGENS VIRGÍNIA E CONRADO, RESPECTIVAMENTE, NA OBRA LITERÁRIA CIRANDA DE PEDRA, DE LYGIA FAGUNDES TELLES (1976). PARA TANTO, PERCEBER, ATRAVÉS DA INTERPRETAÇÃO CRÍTICA DO TEXTO LITERÁRIO, DE QUE MANEIRA OS PERSONAGENS CONTRIBUEM PARA A CONSTRUÇÃO DA IMAGEM MASCULINA E FEMININA NA SOCIEDADE. A METODOLOGIA DE PESQUISA EMPREENDIDA CONTRAPÕE-SE À PESQUISA QUANTITATIVA DE ORIENTAÇÃO POSITIVISTA E CARACTERIZA-SE POR SER DE NATUREZA ESSENCIALMENTE QUALITATIVA E INTERPRETATIVA, NO SENTIDO DE QUE TRABALHA COM UM UNIVERSO DE SIGNIFICADOS, MOTIVOS, ASPIRAÇÕES, CRENÇAS, VALORES E ATITUDES (MINAYO, 2001), COM O INTUITO DE, A PARTIR DA INTERPRETAÇÃO CRÍTICA DO TEXTO LITERÁRIO, ERGUER CONHECIMENTOS SOBRE OS PAPÉIS DO HOMEM E DA MULHER. COMO LASTRO TEÓRICO, EM QUE SE ASSENTAM NOSSAS REFLEXÕES, APOIAMO-NOS EM BEAUVOIR (1967), ALMEIDA (1996), NEGREIROS E FÉRES-CARNEIRO (2004), FREITAS E SILVA (2010) E RODRIGUES (2012), QUE ESTUDAM SOBRE O LUGAR DA MULHER E DO HOMEM NA SOCIEDADE. OS RESULTADOS ADVINDOS DA ANÁLISE APONTAM QUE VIRGÍNIA CONSTRUIU, PAULATINAMENTE, SUA IMAGEM, POIS, NO INÍCIO DA OBRA, ELA SE MOSTRA SUBMISSA, TANTO À FIGURA DE CONRADO, QUANTO A FIGURA DO PAI, PORÉM COM O DECORRER DO TEXTO ELA DEMONSTRA ANSEIO POR LIBERDADE E COMEÇA A SE POSICIONAR ENQUANTO SUJEITA QUE NÃO SE ENQUADRA NOS PADRÕES IMPOSTOS SOCIALMENTE, JÁ CONRADO É IDEALIZADO PELAS PESSOAS QUE O CERCAM, COMO UM HOMEM EDUCADO, LIMPO, DO BEM E QUE SERVE PARA CASAR, MAS DEPOIS ELE REALIZA CERTAS AÇÕES QUE O TORNA SUBMISSO À VIRGÍNIA. POR FIM, PERCEBE-SE QUE A TRANSFORMAÇÃO COMPORTAMENTAL DOS PERSONAGENS É UMA CONSTANTE EM CIRANDA DE PEDRA.