ANÁLISE DE LIVRO DIDÁTICO DO ENSINO MÉDIO: COMO OS CONTEÚDOS DE BIOLOGIA CELULAR ESTÃO SENDO ABORDADOS?
"2014-09-18 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 6893 "edicao_id" => 23 "trabalho_id" => 514 "inscrito_id" => 3524 "titulo" => "ANÁLISE DE LIVRO DIDÁTICO DO ENSINO MÉDIO: COMO OS CONTEÚDOS DE BIOLOGIA CELULAR ESTÃO SENDO ABORDADOS?" "resumo" => "O ensino de biologia celular, na maioria das vezes, apresenta uma tendência a mecanização, ou seja, é baseado em repetições, limitando-se apenas a memorização de conceitos. O livro didático é uma importante ferramenta de ensino, na qual o professor pode revisitar seus conhecimentos específicos e receber sugestões de como apresentar os conteúdos. Assim, se faz necessário que este recurso tenha uma proposta inovadora, que fuja da mecanização dos conteúdos e que torne o ensino de Biologia celular mais dinâmico e eficaz. Nessa perspectiva, este trabalho busca refletir sobre como os conteúdos da Biologia Celular estão sendo abordados no livro didático. Para isso, objetiva-se conhecer um livro didático do Ensino Médio de Biologia com a finalidade de analisar sua proposta de trabalho para o estudo do universo celular. Para realizar a análise, o livro escolhido foi Biologia Hoje (Sérgio Linhares e Fernando Gewandsznajder), Editora Ática, 1ª edição, 2012 com base em dois critérios, sendo o primeiro através de sorteio e o segundo a sua inclusão no Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) nos anos de 2012, 2013 e 2014. Foram escolhidos alguns capítulos da Unidade II: o 7 (Uma visão geral da célula), o 8 (Membrana plásmatica), o 9 (citoplasma), o 12 (Núcleo, Cromossomos e Clonagem) e o 14 (Divisão Celular). Estes apresentam 12, 15, 15, 12 e 11 páginas, respectivamente. A escolha é justificada por estes capítulos serem imprescindíveis para a compreensão em Biologia Celular e pela experiência dos autores nesta área de conhecimento. Os critérios escolhidos para analisar o livro didático selecionado considera os conteúdos teóricos, os recursos visuais e as informações complementares. Foi feita uma revisão bibliográfica que se acosta nas ideias de Freire (1996), Mizukami (1986) e Libâneo (2002. Com base na análise realizada, percebe-se que sob um enfoque geral, os capítulos-alvos apresentam-se coerentes com algumas categorias freireanas. Observa-se que o livro didático selecionado faz um recorte histórico dos conteúdos, abordando sua evolução ao longo do tempo, utiliza uma linguagem bastante acessível, além de ressaltar a pronúncia das palavras de origem estrangeira. Além disso, percebe-se que o autor expõe o conteúdo de modo interativo, apresentando questões reflexivas antes de explicar o problema, favorecendo assim a presença do ciclo gnosiológico proposto por Freire. Destaca-se também a presença de textos introdutórios que abre espaço para os conhecimentos prévios dos alunos. Considerando-se os recursos visuais, nota-se que os desenhos esquemáticos são nítidos e explicativos. No entanto, percebe-se a carência de micrografias ópticas ou eletrônicas. Ainda outro aspecto relevante encontrado no livro analisado refere-se a proposta de aulas práticas ao final de cada capítulo, sendo isso importante já que a vivência de certa experiência facilita a fixação do conteúdo a ela relacionado. Além dessa observação, percebe-se a grande aplicabilidade dos conteúdos encontrada nos Quadros “Biologia & Saúde”, “Biologia & Tecnologia”, “Biologia & Sociedade” e “Aplique seus conhecimentos”. Portanto, é necessário que o livro didático se enquadre numa proposta inovadora, abrindo espaço para os estudantes se posicionarem criticamente diante o conteúdo e relacionarem a teoria com a prática." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "DIDÁTICA, CURRÍCULO E POLÍTICA EDUCACIONAL" "palavra_chave" => "BIOLOGIA CELULAR, LIVRO DIDÁTICO, ANÁLISE" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_4datahora_08_08_2014_22_46_58_idinscrito_3524_6c0e8ec85f76a779239aa103dd79adf8.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:53" "updated_at" => "2020-06-10 11:12:24" "ativo" => 1 "autor_nome" => "GEILZA CARLA DE LIMA SILVA" "autor_nome_curto" => "GEILZA CARLA" "autor_email" => "geilza_55@yahoo.com.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-i-conedu" "edicao_nome" => "Anais I CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2014" "edicao_logo" => "5e4a0671b0a63_17022020002017.png" "edicao_capa" => "5f1848d9ed142_22072020111033.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-09-18 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 6893 "edicao_id" => 23 "trabalho_id" => 514 "inscrito_id" => 3524 "titulo" => "ANÁLISE DE LIVRO DIDÁTICO DO ENSINO MÉDIO: COMO OS CONTEÚDOS DE BIOLOGIA CELULAR ESTÃO SENDO ABORDADOS?" "resumo" => "O ensino de biologia celular, na maioria das vezes, apresenta uma tendência a mecanização, ou seja, é baseado em repetições, limitando-se apenas a memorização de conceitos. O livro didático é uma importante ferramenta de ensino, na qual o professor pode revisitar seus conhecimentos específicos e receber sugestões de como apresentar os conteúdos. Assim, se faz necessário que este recurso tenha uma proposta inovadora, que fuja da mecanização dos conteúdos e que torne o ensino de Biologia celular mais dinâmico e eficaz. Nessa perspectiva, este trabalho busca refletir sobre como os conteúdos da Biologia Celular estão sendo abordados no livro didático. Para isso, objetiva-se conhecer um livro didático do Ensino Médio de Biologia com a finalidade de analisar sua proposta de trabalho para o estudo do universo celular. Para realizar a análise, o livro escolhido foi Biologia Hoje (Sérgio Linhares e Fernando Gewandsznajder), Editora Ática, 1ª edição, 2012 com base em dois critérios, sendo o primeiro através de sorteio e o segundo a sua inclusão no Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) nos anos de 2012, 2013 e 2014. Foram escolhidos alguns capítulos da Unidade II: o 7 (Uma visão geral da célula), o 8 (Membrana plásmatica), o 9 (citoplasma), o 12 (Núcleo, Cromossomos e Clonagem) e o 14 (Divisão Celular). Estes apresentam 12, 15, 15, 12 e 11 páginas, respectivamente. A escolha é justificada por estes capítulos serem imprescindíveis para a compreensão em Biologia Celular e pela experiência dos autores nesta área de conhecimento. Os critérios escolhidos para analisar o livro didático selecionado considera os conteúdos teóricos, os recursos visuais e as informações complementares. Foi feita uma revisão bibliográfica que se acosta nas ideias de Freire (1996), Mizukami (1986) e Libâneo (2002. Com base na análise realizada, percebe-se que sob um enfoque geral, os capítulos-alvos apresentam-se coerentes com algumas categorias freireanas. Observa-se que o livro didático selecionado faz um recorte histórico dos conteúdos, abordando sua evolução ao longo do tempo, utiliza uma linguagem bastante acessível, além de ressaltar a pronúncia das palavras de origem estrangeira. Além disso, percebe-se que o autor expõe o conteúdo de modo interativo, apresentando questões reflexivas antes de explicar o problema, favorecendo assim a presença do ciclo gnosiológico proposto por Freire. Destaca-se também a presença de textos introdutórios que abre espaço para os conhecimentos prévios dos alunos. Considerando-se os recursos visuais, nota-se que os desenhos esquemáticos são nítidos e explicativos. No entanto, percebe-se a carência de micrografias ópticas ou eletrônicas. Ainda outro aspecto relevante encontrado no livro analisado refere-se a proposta de aulas práticas ao final de cada capítulo, sendo isso importante já que a vivência de certa experiência facilita a fixação do conteúdo a ela relacionado. Além dessa observação, percebe-se a grande aplicabilidade dos conteúdos encontrada nos Quadros “Biologia & Saúde”, “Biologia & Tecnologia”, “Biologia & Sociedade” e “Aplique seus conhecimentos”. Portanto, é necessário que o livro didático se enquadre numa proposta inovadora, abrindo espaço para os estudantes se posicionarem criticamente diante o conteúdo e relacionarem a teoria com a prática." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "DIDÁTICA, CURRÍCULO E POLÍTICA EDUCACIONAL" "palavra_chave" => "BIOLOGIA CELULAR, LIVRO DIDÁTICO, ANÁLISE" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_4datahora_08_08_2014_22_46_58_idinscrito_3524_6c0e8ec85f76a779239aa103dd79adf8.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:53" "updated_at" => "2020-06-10 11:12:24" "ativo" => 1 "autor_nome" => "GEILZA CARLA DE LIMA SILVA" "autor_nome_curto" => "GEILZA CARLA" "autor_email" => "geilza_55@yahoo.com.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-i-conedu" "edicao_nome" => "Anais I CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2014" "edicao_logo" => "5e4a0671b0a63_17022020002017.png" "edicao_capa" => "5f1848d9ed142_22072020111033.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-09-18 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }