ROBÓTICA EDUCACIONAL EM ESCOLAS PÚBLICAS: DESAFIOS E PERSPECTIVAS
"2014-09-18 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 7933 "edicao_id" => 23 "trabalho_id" => 789 "inscrito_id" => 1812 "titulo" => "ROBÓTICA EDUCACIONAL EM ESCOLAS PÚBLICAS: DESAFIOS E PERSPECTIVAS" "resumo" => "A robótica educacional (RE) é uma novidade nas escolas públicas da Paraíba. Há cerca de dois anos não se ouvia falar sobre este recurso tecnológico nessas escolas. Porém, nos anos de 2012 e 2013, 150 escolas públicas foram contempladas com kits de robótica. Mas será que apenas ter o material é suficiente para que os professores façam uso da RE? O que é necessário para que essa tecnologia seja inserida nas escolas públicas de modo a promover a educação? Certamente é preciso que todos os envolvidos no sistema educacional façam sua parte. É fundamental que a escola tenha infra-estrutura adequada e que haja apoio da gestão escolar. Com relação aos professores, é necessário que estes se disponham a modificar o modelo de suas aulas, que são tradicionais, e aderir às novas tecnologias. A robótica educacional, por si só, não é a solução para os problemas relacionados ao ensino e à aprendizagem, mas proporciona um ambiente favorável à aprendizagem, já que, por ser um material que se trabalha de forma dinâmica, é instigante para os alunos. Em se tratando de Matemática, é possível trabalhar conteúdos com a RE, de modo que leva os alunos a participarem mais das aulas e associarem a Matemática a situações do seu cotidiano. Neste artigo, discutimos sobre os entraves na aplicação da robótica educacional na escola pública, os desafios e perspectivas quanto ao uso deste recurso, em especial nas aulas de Matemática. Para a realização de nossa pesquisa, aplicamos um questionário aos professores de Matemática de uma escola Estadual da cidade de Campina Grande, na Paraíba, contendo questões sobre a RE. Dos sujeitos de pesquisa, a maioria nunca utilizou RE em suas aulas, mas demonstraram desejo de fazê-lo. O objetivo deste trabalho é fazermos uma reflexão sobre os benefícios que a RE pode proporcionar à escola. Apesar das dificuldades existentes, é importante que nós professores acreditemos e nos esforcemos para que essa tecnologia esteja presente em nossas aulas." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "EDUCAÇÃO MATEMÁTICA" "palavra_chave" => "ROBÓTICA EDUCACIONAL, ESCOLAS PÚBLICAS, MATEMÁTICA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_1datahora_10_08_2014_23_51_08_idinscrito_1812_c3dd782aa1058df2ce5691958b0387f7.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:54" "updated_at" => "2020-06-10 11:12:28" "ativo" => 1 "autor_nome" => "PATRICIA CORDÃO COSTA" "autor_nome_curto" => "PATRICIA" "autor_email" => "patriciacordaocosta@gmail" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-i-conedu" "edicao_nome" => "Anais I CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2014" "edicao_logo" => "5e4a0671b0a63_17022020002017.png" "edicao_capa" => "5f1848d9ed142_22072020111033.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-09-18 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 7933 "edicao_id" => 23 "trabalho_id" => 789 "inscrito_id" => 1812 "titulo" => "ROBÓTICA EDUCACIONAL EM ESCOLAS PÚBLICAS: DESAFIOS E PERSPECTIVAS" "resumo" => "A robótica educacional (RE) é uma novidade nas escolas públicas da Paraíba. Há cerca de dois anos não se ouvia falar sobre este recurso tecnológico nessas escolas. Porém, nos anos de 2012 e 2013, 150 escolas públicas foram contempladas com kits de robótica. Mas será que apenas ter o material é suficiente para que os professores façam uso da RE? O que é necessário para que essa tecnologia seja inserida nas escolas públicas de modo a promover a educação? Certamente é preciso que todos os envolvidos no sistema educacional façam sua parte. É fundamental que a escola tenha infra-estrutura adequada e que haja apoio da gestão escolar. Com relação aos professores, é necessário que estes se disponham a modificar o modelo de suas aulas, que são tradicionais, e aderir às novas tecnologias. A robótica educacional, por si só, não é a solução para os problemas relacionados ao ensino e à aprendizagem, mas proporciona um ambiente favorável à aprendizagem, já que, por ser um material que se trabalha de forma dinâmica, é instigante para os alunos. Em se tratando de Matemática, é possível trabalhar conteúdos com a RE, de modo que leva os alunos a participarem mais das aulas e associarem a Matemática a situações do seu cotidiano. Neste artigo, discutimos sobre os entraves na aplicação da robótica educacional na escola pública, os desafios e perspectivas quanto ao uso deste recurso, em especial nas aulas de Matemática. Para a realização de nossa pesquisa, aplicamos um questionário aos professores de Matemática de uma escola Estadual da cidade de Campina Grande, na Paraíba, contendo questões sobre a RE. Dos sujeitos de pesquisa, a maioria nunca utilizou RE em suas aulas, mas demonstraram desejo de fazê-lo. O objetivo deste trabalho é fazermos uma reflexão sobre os benefícios que a RE pode proporcionar à escola. Apesar das dificuldades existentes, é importante que nós professores acreditemos e nos esforcemos para que essa tecnologia esteja presente em nossas aulas." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "EDUCAÇÃO MATEMÁTICA" "palavra_chave" => "ROBÓTICA EDUCACIONAL, ESCOLAS PÚBLICAS, MATEMÁTICA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_1datahora_10_08_2014_23_51_08_idinscrito_1812_c3dd782aa1058df2ce5691958b0387f7.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:54" "updated_at" => "2020-06-10 11:12:28" "ativo" => 1 "autor_nome" => "PATRICIA CORDÃO COSTA" "autor_nome_curto" => "PATRICIA" "autor_email" => "patriciacordaocosta@gmail" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-i-conedu" "edicao_nome" => "Anais I CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2014" "edicao_logo" => "5e4a0671b0a63_17022020002017.png" "edicao_capa" => "5f1848d9ed142_22072020111033.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-09-18 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }