CONSCIÊNCIA AMBIENTAL: UMA POSSIBILIDADE NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA
"2014-09-18 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 7018 "edicao_id" => 23 "trabalho_id" => 1894 "inscrito_id" => 3421 "titulo" => "CONSCIÊNCIA AMBIENTAL: UMA POSSIBILIDADE NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA" "resumo" => "O meio ambiente vem sofrendo com a degradação do homem pondo em risco suas reservas naturais. Problemas como o desperdício da água e poluição vêem minando a saúde do planeta terra. Mediante a tais problemas, foi desenvolvido uma nova estratégia para propagar ensinamentos mais abrangentes sobre o meio ambiente, através das aulas de Educação Física para os alunos do ensino fundamental da Escola Municipal de Ensino Fundamental Professor Altimar de Alencar Pimentel, com o objetivo de conscientizar os discentes sobre o meio ambiente e a importância da sua preservação, através da reciclagem de materiais descartáveis. O exposto trabalho se refere a um relato de um estudo de caso, composto a partir das experiências dos discentes do projeto PIBID no curso de Licenciatura em Educação Física. O projeto apresentou como suporte para seu desenvolvimento o método colaborativo. Tal escolha se deu por privilegiar o trabalho em conjunto e o desenvolvimento do ato reflexivo envolvendo os professores do UNIPÊ, da escola pública e dos bolsistas do Projeto. A intenção deste método no meio educacional é que o sistema educativo seja auxiliado com as repercussões da produção construída coletivamente, ao longo do processo, e, que atenda as demandas tratando não apenas o grupo investigado mas, o contexto social no qual está inserida. Foi desenvolvido em quatro fases: estudo do contexto escolar; aprofundamento do conhecimento sobre o tema; planejamento colaborativo e prática e avaliação do processo de ensino e aprendizagem. O estudo foi feito com cento e sessenta discentes de ambos os sexos das turmas de 1º a 4º ano do ensino fundamental, sendo realizada uma intervenção por semana com duração de 30 minutos para cada turma. Nas intervenções semanais foram abordados temas como: coleta seletiva, reciclagem e preservação do meio ambiente, por meio de desenhos, brincadeiras, caminhadas, coleta e seleção do lixo do ambiente escolar, oficinas de construção de brinquedos e mostra das produções dos alunos.Observou-se em relatos de alunos como: “Não sabia que podia criar brinquedos com o lixo, agora sempre que vejo uma latinha ou garrafa na rua tento fazer um brinquedo”. que houve reflexão e conscientização dos alunos a respeito do tema proposto. Assim, concluímos que as experiências realizadas nas aulas de educação física da referida escola, contribuíram de maneira positiva, uma vez que os resultados obtidos foram relevantes, e mostraram mudança nos hábitos dos alunos, revelando que eles se conscientizaram sobre a importância e os cuidados de separar o lixo, reciclar e produzir brinquedos através da matéria prima que é desperdiçada todo dia nos lixos, mudando assim sua educação e consciência ambiental." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "EDUCAÇÃO AMBIENTAL" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO AMBIENTAL, EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR, RECICLAGEM" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_1datahora_15_08_2014_13_49_09_idinscrito_3421_1f11fdcbaa5706901a4ae09e4ffff5ca.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:53" "updated_at" => "2020-06-10 11:12:24" "ativo" => 1 "autor_nome" => "NYSHERDSON FERNANDES DE BARROS" "autor_nome_curto" => "NYSHERDSON" "autor_email" => "fernandescbjj@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIPE" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-i-conedu" "edicao_nome" => "Anais I CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2014" "edicao_logo" => "5e4a0671b0a63_17022020002017.png" "edicao_capa" => "5f1848d9ed142_22072020111033.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-09-18 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 7018 "edicao_id" => 23 "trabalho_id" => 1894 "inscrito_id" => 3421 "titulo" => "CONSCIÊNCIA AMBIENTAL: UMA POSSIBILIDADE NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA" "resumo" => "O meio ambiente vem sofrendo com a degradação do homem pondo em risco suas reservas naturais. Problemas como o desperdício da água e poluição vêem minando a saúde do planeta terra. Mediante a tais problemas, foi desenvolvido uma nova estratégia para propagar ensinamentos mais abrangentes sobre o meio ambiente, através das aulas de Educação Física para os alunos do ensino fundamental da Escola Municipal de Ensino Fundamental Professor Altimar de Alencar Pimentel, com o objetivo de conscientizar os discentes sobre o meio ambiente e a importância da sua preservação, através da reciclagem de materiais descartáveis. O exposto trabalho se refere a um relato de um estudo de caso, composto a partir das experiências dos discentes do projeto PIBID no curso de Licenciatura em Educação Física. O projeto apresentou como suporte para seu desenvolvimento o método colaborativo. Tal escolha se deu por privilegiar o trabalho em conjunto e o desenvolvimento do ato reflexivo envolvendo os professores do UNIPÊ, da escola pública e dos bolsistas do Projeto. A intenção deste método no meio educacional é que o sistema educativo seja auxiliado com as repercussões da produção construída coletivamente, ao longo do processo, e, que atenda as demandas tratando não apenas o grupo investigado mas, o contexto social no qual está inserida. Foi desenvolvido em quatro fases: estudo do contexto escolar; aprofundamento do conhecimento sobre o tema; planejamento colaborativo e prática e avaliação do processo de ensino e aprendizagem. O estudo foi feito com cento e sessenta discentes de ambos os sexos das turmas de 1º a 4º ano do ensino fundamental, sendo realizada uma intervenção por semana com duração de 30 minutos para cada turma. Nas intervenções semanais foram abordados temas como: coleta seletiva, reciclagem e preservação do meio ambiente, por meio de desenhos, brincadeiras, caminhadas, coleta e seleção do lixo do ambiente escolar, oficinas de construção de brinquedos e mostra das produções dos alunos.Observou-se em relatos de alunos como: “Não sabia que podia criar brinquedos com o lixo, agora sempre que vejo uma latinha ou garrafa na rua tento fazer um brinquedo”. que houve reflexão e conscientização dos alunos a respeito do tema proposto. Assim, concluímos que as experiências realizadas nas aulas de educação física da referida escola, contribuíram de maneira positiva, uma vez que os resultados obtidos foram relevantes, e mostraram mudança nos hábitos dos alunos, revelando que eles se conscientizaram sobre a importância e os cuidados de separar o lixo, reciclar e produzir brinquedos através da matéria prima que é desperdiçada todo dia nos lixos, mudando assim sua educação e consciência ambiental." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "EDUCAÇÃO AMBIENTAL" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO AMBIENTAL, EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR, RECICLAGEM" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_1datahora_15_08_2014_13_49_09_idinscrito_3421_1f11fdcbaa5706901a4ae09e4ffff5ca.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:53" "updated_at" => "2020-06-10 11:12:24" "ativo" => 1 "autor_nome" => "NYSHERDSON FERNANDES DE BARROS" "autor_nome_curto" => "NYSHERDSON" "autor_email" => "fernandescbjj@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIPE" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-i-conedu" "edicao_nome" => "Anais I CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2014" "edicao_logo" => "5e4a0671b0a63_17022020002017.png" "edicao_capa" => "5f1848d9ed142_22072020111033.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-09-18 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }