Artigo Anais I CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

CONSCIÊNCIA AMBIENTAL: UMA POSSIBILIDADE NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA

Palavra-chaves: EDUCAÇÃO AMBIENTAL, EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR, RECICLAGEM Comunicação Oral (CO) EDUCAÇÃO AMBIENTAL
"2014-09-18 00:00:00"
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1639
  +table: "artigo"
  +timestamps: false
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #connection: "mysql"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 7018
    "edicao_id" => 23
    "trabalho_id" => 1894
    "inscrito_id" => 3421
    "titulo" => "CONSCIÊNCIA AMBIENTAL: UMA POSSIBILIDADE NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA"
    "resumo" => "O meio ambiente vem sofrendo com a degradação do homem pondo em risco suas reservas naturais. Problemas como o desperdício da água e poluição vêem minando a saúde do planeta terra. Mediante a tais problemas, foi desenvolvido uma nova estratégia para propagar ensinamentos mais abrangentes sobre o meio ambiente, através das aulas de Educação Física para os alunos do ensino fundamental da Escola Municipal de Ensino Fundamental Professor Altimar de Alencar Pimentel, com o objetivo de conscientizar os discentes sobre o meio ambiente e a importância da sua preservação, através da reciclagem de materiais descartáveis. O exposto trabalho se refere a um relato de um estudo de caso, composto a partir das experiências dos discentes do projeto PIBID no curso de Licenciatura em Educação Física. O projeto apresentou como suporte para seu desenvolvimento o método colaborativo. Tal escolha se deu por privilegiar o trabalho em conjunto e o desenvolvimento do ato reflexivo envolvendo os professores do UNIPÊ, da escola pública e dos bolsistas do Projeto. A intenção deste método no meio educacional é que o sistema educativo seja auxiliado com as repercussões da produção construída coletivamente, ao longo do processo, e, que atenda as demandas tratando não apenas o grupo investigado mas, o contexto social no qual está inserida. Foi desenvolvido em quatro fases: estudo do contexto escolar; aprofundamento do conhecimento sobre o tema; planejamento colaborativo e prática e avaliação do processo de ensino e aprendizagem. O estudo foi feito com cento e sessenta discentes de ambos os sexos das turmas de 1º a 4º ano do ensino fundamental, sendo realizada uma intervenção por semana com duração de 30 minutos para cada turma. Nas intervenções semanais foram abordados temas como: coleta seletiva, reciclagem e preservação do meio ambiente, por meio de desenhos, brincadeiras, caminhadas, coleta e seleção do lixo do ambiente escolar, oficinas de construção de brinquedos e mostra das produções dos alunos.Observou-se em relatos de alunos como: “Não sabia que podia criar brinquedos com o lixo, agora sempre que vejo uma latinha ou garrafa na rua tento fazer um brinquedo”.  que houve reflexão e conscientização dos alunos a respeito do tema proposto. Assim, concluímos que as experiências realizadas nas aulas de educação física da referida escola, contribuíram de maneira positiva, uma vez que os resultados obtidos foram relevantes, e mostraram mudança nos hábitos dos alunos, revelando que eles se conscientizaram sobre a importância e os cuidados de separar o lixo, reciclar e produzir brinquedos através da matéria prima que é desperdiçada todo dia nos lixos, mudando assim sua educação e consciência ambiental."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "EDUCAÇÃO AMBIENTAL"
    "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO AMBIENTAL, EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR, RECICLAGEM"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Modalidade_1datahora_15_08_2014_13_49_09_idinscrito_3421_1f11fdcbaa5706901a4ae09e4ffff5ca.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:53"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:12:24"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "NYSHERDSON FERNANDES DE BARROS"
    "autor_nome_curto" => "NYSHERDSON"
    "autor_email" => "fernandescbjj@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIPE"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-i-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais I CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2014
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2014"
    "edicao_logo" => "5e4a0671b0a63_17022020002017.png"
    "edicao_capa" => "5f1848d9ed142_22072020111033.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2014-09-18 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 7018
    "edicao_id" => 23
    "trabalho_id" => 1894
    "inscrito_id" => 3421
    "titulo" => "CONSCIÊNCIA AMBIENTAL: UMA POSSIBILIDADE NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA"
    "resumo" => "O meio ambiente vem sofrendo com a degradação do homem pondo em risco suas reservas naturais. Problemas como o desperdício da água e poluição vêem minando a saúde do planeta terra. Mediante a tais problemas, foi desenvolvido uma nova estratégia para propagar ensinamentos mais abrangentes sobre o meio ambiente, através das aulas de Educação Física para os alunos do ensino fundamental da Escola Municipal de Ensino Fundamental Professor Altimar de Alencar Pimentel, com o objetivo de conscientizar os discentes sobre o meio ambiente e a importância da sua preservação, através da reciclagem de materiais descartáveis. O exposto trabalho se refere a um relato de um estudo de caso, composto a partir das experiências dos discentes do projeto PIBID no curso de Licenciatura em Educação Física. O projeto apresentou como suporte para seu desenvolvimento o método colaborativo. Tal escolha se deu por privilegiar o trabalho em conjunto e o desenvolvimento do ato reflexivo envolvendo os professores do UNIPÊ, da escola pública e dos bolsistas do Projeto. A intenção deste método no meio educacional é que o sistema educativo seja auxiliado com as repercussões da produção construída coletivamente, ao longo do processo, e, que atenda as demandas tratando não apenas o grupo investigado mas, o contexto social no qual está inserida. Foi desenvolvido em quatro fases: estudo do contexto escolar; aprofundamento do conhecimento sobre o tema; planejamento colaborativo e prática e avaliação do processo de ensino e aprendizagem. O estudo foi feito com cento e sessenta discentes de ambos os sexos das turmas de 1º a 4º ano do ensino fundamental, sendo realizada uma intervenção por semana com duração de 30 minutos para cada turma. Nas intervenções semanais foram abordados temas como: coleta seletiva, reciclagem e preservação do meio ambiente, por meio de desenhos, brincadeiras, caminhadas, coleta e seleção do lixo do ambiente escolar, oficinas de construção de brinquedos e mostra das produções dos alunos.Observou-se em relatos de alunos como: “Não sabia que podia criar brinquedos com o lixo, agora sempre que vejo uma latinha ou garrafa na rua tento fazer um brinquedo”.  que houve reflexão e conscientização dos alunos a respeito do tema proposto. Assim, concluímos que as experiências realizadas nas aulas de educação física da referida escola, contribuíram de maneira positiva, uma vez que os resultados obtidos foram relevantes, e mostraram mudança nos hábitos dos alunos, revelando que eles se conscientizaram sobre a importância e os cuidados de separar o lixo, reciclar e produzir brinquedos através da matéria prima que é desperdiçada todo dia nos lixos, mudando assim sua educação e consciência ambiental."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "EDUCAÇÃO AMBIENTAL"
    "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO AMBIENTAL, EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR, RECICLAGEM"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Modalidade_1datahora_15_08_2014_13_49_09_idinscrito_3421_1f11fdcbaa5706901a4ae09e4ffff5ca.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:53"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:12:24"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "NYSHERDSON FERNANDES DE BARROS"
    "autor_nome_curto" => "NYSHERDSON"
    "autor_email" => "fernandescbjj@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIPE"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-i-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais I CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2014
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2014"
    "edicao_logo" => "5e4a0671b0a63_17022020002017.png"
    "edicao_capa" => "5f1848d9ed142_22072020111033.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2014-09-18 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #classCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  #hidden: []
  #visible: []
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 18 de setembro de 2014

Resumo

O meio ambiente vem sofrendo com a degradação do homem pondo em risco suas reservas naturais. Problemas como o desperdício da água e poluição vêem minando a saúde do planeta terra. Mediante a tais problemas, foi desenvolvido uma nova estratégia para propagar ensinamentos mais abrangentes sobre o meio ambiente, através das aulas de Educação Física para os alunos do ensino fundamental da Escola Municipal de Ensino Fundamental Professor Altimar de Alencar Pimentel, com o objetivo de conscientizar os discentes sobre o meio ambiente e a importância da sua preservação, através da reciclagem de materiais descartáveis. O exposto trabalho se refere a um relato de um estudo de caso, composto a partir das experiências dos discentes do projeto PIBID no curso de Licenciatura em Educação Física. O projeto apresentou como suporte para seu desenvolvimento o método colaborativo. Tal escolha se deu por privilegiar o trabalho em conjunto e o desenvolvimento do ato reflexivo envolvendo os professores do UNIPÊ, da escola pública e dos bolsistas do Projeto. A intenção deste método no meio educacional é que o sistema educativo seja auxiliado com as repercussões da produção construída coletivamente, ao longo do processo, e, que atenda as demandas tratando não apenas o grupo investigado mas, o contexto social no qual está inserida. Foi desenvolvido em quatro fases: estudo do contexto escolar; aprofundamento do conhecimento sobre o tema; planejamento colaborativo e prática e avaliação do processo de ensino e aprendizagem. O estudo foi feito com cento e sessenta discentes de ambos os sexos das turmas de 1º a 4º ano do ensino fundamental, sendo realizada uma intervenção por semana com duração de 30 minutos para cada turma. Nas intervenções semanais foram abordados temas como: coleta seletiva, reciclagem e preservação do meio ambiente, por meio de desenhos, brincadeiras, caminhadas, coleta e seleção do lixo do ambiente escolar, oficinas de construção de brinquedos e mostra das produções dos alunos.Observou-se em relatos de alunos como: “Não sabia que podia criar brinquedos com o lixo, agora sempre que vejo uma latinha ou garrafa na rua tento fazer um brinquedo”. que houve reflexão e conscientização dos alunos a respeito do tema proposto. Assim, concluímos que as experiências realizadas nas aulas de educação física da referida escola, contribuíram de maneira positiva, uma vez que os resultados obtidos foram relevantes, e mostraram mudança nos hábitos dos alunos, revelando que eles se conscientizaram sobre a importância e os cuidados de separar o lixo, reciclar e produzir brinquedos através da matéria prima que é desperdiçada todo dia nos lixos, mudando assim sua educação e consciência ambiental.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.