A IMPORTÂNCIA DO ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO EM ESCOLAS REGULARES DO ENSINO FUNDAMENTAL PARA O MELHOR APROVEITAMENTO COGNITIVO DOS ALUNOS COM DEFICIÊNCIA
"2014-09-18 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 6766 "edicao_id" => 23 "trabalho_id" => 1047 "inscrito_id" => 32355 "titulo" => "A IMPORTÂNCIA DO ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO EM ESCOLAS REGULARES DO ENSINO FUNDAMENTAL PARA O MELHOR APROVEITAMENTO COGNITIVO DOS ALUNOS COM DEFICIÊNCIA" "resumo" => "O presente trabalho de pesquisa tem como campo empírico uma escola Municipal situada no município de Belo Jardim- PE, que atende aos anos iniciais e finais do Ensino Fundamental em turmas regulares e na modalidade de Educação de Jovens e Adultos - EJA, funcionando nos três turnos letivos. A inclusão tem sido cada vez mais abordada conceitualmente e a cada dia mais, presentes nas salas de aula impondo a necessidade de buscar novas metodologias que promovam a interação de todos os alunos que estão presentes na escola promovendo assim a inclusão que ultrapassa os limites das pessoas com deficiência e engloba toda a heterogeneidade humana. Denari (2008, p.35) o êxito da inclusão escolar “requer esforços que necessariamente demandam olhares diversos, questionamento a certos paradigmas relacionados à maneira de conceber a deficiência e entender os processos de ensino e aprendizagem”. O professor tornar-se o mediador entre a teoria e a prática levando o aluno a ser protagonista do processo educacional. Moretti e Corrêa (2009, p. 487) valorizaram esse serviço, afirmando que na perspectiva inclusiva a sala de recursos tornou-se muito importante, “pois visa oferecer o apoio educacional complementar necessário para que o aluno se desempenhe e permaneça na classe comum, com sucesso escolar”. O nosso objetivo foi analisar as deficiências de alunos incluídos em uma escola regular visando colaborar para a construção de metodologias que se adéquem às necessidades especifica. Ressaltando também a importância das Salas de Recursos Multifuncional para os alunos com deficiências. Nossa metodologia foi embasada através do estudo de caso que consiste em pesquisar situações reais que têm pouca profundidade e pouca amplitude. Utilizou da pesquisa bibliográfica que se fundamenta a partir do conhecimento disponível em fontes bibliográfica como em livros, revista e artigos científicos. Entendemos que toda escola que matrícula alunos com deficiência, necessita de AEE (Atendimento Educacional Especializado), e que se realiza nas salas multifuncionais, pois o trabalho em equipe entre professor regular e especialista é que farar a diferença no ensino – aprendizagem do discente com deficiência e dos alunos ditos normais. O professor de AEE deverá garantir métodos diferenciados de ensino no contra turno da escola e assim, trabalhar a aprendizagem de forma mais específica. Sabe-se que a inclusão deve permitir ao professor mediar à socialização/aprendizagem entre alunos com e sem deficiências, proporcionando oportunidades iguais de aprendizagem. Para que haja um bom desenvolvimento, como em todo processo educacional, a família tem o papel primordial na vida escolar do seu filho, pois se torna imprescindível família e escola trabalharem em conjunto no desenvolvimento cognitivo, afetivo e social. A inclusão só terá sucesso se for trabalhada com seriedade e dedicação por todos os profissionais envolvidos, além da garantia do professor capacitado em AEE. Esse professor é um grande contribuinte neste processo educacional, pois o mesmo desenvolverá junto ao professor regular, didáticas para colocar em prática as metodologias propostas pelo sistema. Observar-se ainda que não basta fazer modificações estruturais, mas é de fundamental importância fazer-se uma modificação da estrutura humana para que se possam ter resultados eficazes." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "EDUCAÇÃO ESPECIAL" "palavra_chave" => "FAMÍLIA, ESCOLA, INCLUSÃO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_4datahora_11_08_2014_16_30_45_idinscrito_32355_bc358fdf8f6ef20a4d031b1e8105083e.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:53" "updated_at" => "2020-06-10 11:12:24" "ativo" => 1 "autor_nome" => "DANIELA PRISCILA ANGELO DE MORAIS" "autor_nome_curto" => "DANIELA MORAIS" "autor_email" => "pryscila1926@hotmail.com" "autor_ies" => "AUTARQUIA EDUCACIONAL DO BELO JARDIM- AEB/ FACULDADE DE CIÊNCIAS HUMANAS E APLICADAS DO BELO JARDIM - FABEJA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-i-conedu" "edicao_nome" => "Anais I CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2014" "edicao_logo" => "5e4a0671b0a63_17022020002017.png" "edicao_capa" => "5f1848d9ed142_22072020111033.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-09-18 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 6766 "edicao_id" => 23 "trabalho_id" => 1047 "inscrito_id" => 32355 "titulo" => "A IMPORTÂNCIA DO ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO EM ESCOLAS REGULARES DO ENSINO FUNDAMENTAL PARA O MELHOR APROVEITAMENTO COGNITIVO DOS ALUNOS COM DEFICIÊNCIA" "resumo" => "O presente trabalho de pesquisa tem como campo empírico uma escola Municipal situada no município de Belo Jardim- PE, que atende aos anos iniciais e finais do Ensino Fundamental em turmas regulares e na modalidade de Educação de Jovens e Adultos - EJA, funcionando nos três turnos letivos. A inclusão tem sido cada vez mais abordada conceitualmente e a cada dia mais, presentes nas salas de aula impondo a necessidade de buscar novas metodologias que promovam a interação de todos os alunos que estão presentes na escola promovendo assim a inclusão que ultrapassa os limites das pessoas com deficiência e engloba toda a heterogeneidade humana. Denari (2008, p.35) o êxito da inclusão escolar “requer esforços que necessariamente demandam olhares diversos, questionamento a certos paradigmas relacionados à maneira de conceber a deficiência e entender os processos de ensino e aprendizagem”. O professor tornar-se o mediador entre a teoria e a prática levando o aluno a ser protagonista do processo educacional. Moretti e Corrêa (2009, p. 487) valorizaram esse serviço, afirmando que na perspectiva inclusiva a sala de recursos tornou-se muito importante, “pois visa oferecer o apoio educacional complementar necessário para que o aluno se desempenhe e permaneça na classe comum, com sucesso escolar”. O nosso objetivo foi analisar as deficiências de alunos incluídos em uma escola regular visando colaborar para a construção de metodologias que se adéquem às necessidades especifica. Ressaltando também a importância das Salas de Recursos Multifuncional para os alunos com deficiências. Nossa metodologia foi embasada através do estudo de caso que consiste em pesquisar situações reais que têm pouca profundidade e pouca amplitude. Utilizou da pesquisa bibliográfica que se fundamenta a partir do conhecimento disponível em fontes bibliográfica como em livros, revista e artigos científicos. Entendemos que toda escola que matrícula alunos com deficiência, necessita de AEE (Atendimento Educacional Especializado), e que se realiza nas salas multifuncionais, pois o trabalho em equipe entre professor regular e especialista é que farar a diferença no ensino – aprendizagem do discente com deficiência e dos alunos ditos normais. O professor de AEE deverá garantir métodos diferenciados de ensino no contra turno da escola e assim, trabalhar a aprendizagem de forma mais específica. Sabe-se que a inclusão deve permitir ao professor mediar à socialização/aprendizagem entre alunos com e sem deficiências, proporcionando oportunidades iguais de aprendizagem. Para que haja um bom desenvolvimento, como em todo processo educacional, a família tem o papel primordial na vida escolar do seu filho, pois se torna imprescindível família e escola trabalharem em conjunto no desenvolvimento cognitivo, afetivo e social. A inclusão só terá sucesso se for trabalhada com seriedade e dedicação por todos os profissionais envolvidos, além da garantia do professor capacitado em AEE. Esse professor é um grande contribuinte neste processo educacional, pois o mesmo desenvolverá junto ao professor regular, didáticas para colocar em prática as metodologias propostas pelo sistema. Observar-se ainda que não basta fazer modificações estruturais, mas é de fundamental importância fazer-se uma modificação da estrutura humana para que se possam ter resultados eficazes." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "EDUCAÇÃO ESPECIAL" "palavra_chave" => "FAMÍLIA, ESCOLA, INCLUSÃO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_4datahora_11_08_2014_16_30_45_idinscrito_32355_bc358fdf8f6ef20a4d031b1e8105083e.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:53" "updated_at" => "2020-06-10 11:12:24" "ativo" => 1 "autor_nome" => "DANIELA PRISCILA ANGELO DE MORAIS" "autor_nome_curto" => "DANIELA MORAIS" "autor_email" => "pryscila1926@hotmail.com" "autor_ies" => "AUTARQUIA EDUCACIONAL DO BELO JARDIM- AEB/ FACULDADE DE CIÊNCIAS HUMANAS E APLICADAS DO BELO JARDIM - FABEJA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-i-conedu" "edicao_nome" => "Anais I CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2014" "edicao_logo" => "5e4a0671b0a63_17022020002017.png" "edicao_capa" => "5f1848d9ed142_22072020111033.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-09-18 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }