O PRESENTE TRABALHO É UM ESTUDO DE CASO DA REPORTAGEM DE OUTUBRO DE 2018 DO SITE: ÉPOCA NEGÓCIOS DO GRUPO GLOBO INTITULADA: "GOVERNO MULTA MCDONALD'S EM R$ 6 MILHÕES POR PUBLICIDADE ABUSIVA PARA CRIANÇAS" QUE FALA SOBRE UMA AÇÃO DA REDE DE FAST-FOOD AO QUAL ELA TRAZ O MASCOTE RONALD MCDONALD´S PARA DIVULGAR A MARCA E EVIDENTEMENTE SEUS PRODUTOS ALIMENTÍCIOS DENTRO DE UMA ESCOLA E QUE PARA A VISÃO DE MUITOS SERIA UM ATO INDEVIDO. ESTE ESTUDO É BASEADO NO PARADIGMA EPISTEMOLÓGICO INTERPRETATVISTA COM CUNHO QUALITATIVO QUE TEM COMO OBJETIVO VER COMO A CAMPANHA DA REDE DE RESTAURANTE COM SEU PALHAÇO TEVE REFLEXOS AO ANALISAR A REPERCUSSÃO. ALÉM DE ENTENDER SE A EMPRESA ESTAVA REALMENTE ERRADA E VISLUMBRAR COMO A MÍDIA-EDUCAÇÃO E A PRESENÇA DE UM MÍDIAEDUCADOR TERIA EM UM CASO COMO ESSE. COM A PROBLEMÁTICA DE QUE A CULPA NÃO ESTÁ NA EMPRESA, MAS SIM NA ESCOLA, UMA VEZ QUE LIBEROU A ENTRADA DA MESMA. ESTE ARTIGO TRAZ COMO HIPÓTESE QUE MESMO COM CUNHO ABUSIVO, SE TIVESSE NO ÂMBITO ESCOLAR AULAS DE MÍDIA-EDUCAÇÃO E UM MÍDIAEDUCADOR, MESMO QUE BACHAREL A PRESENÇA DO SHOW NÃO SURTIRIA COM EFEITO ABUSIVO, AO CONTRÁRIO, SERVIRIA DE DISCUSSÃO DE DIVERSOS ASSUNTOS DENTRO DA SALA DE AULA. HIPÓTESE QUE SE CONFIRMA. O MÍDIAEDUCADOR, QUE NÃO É LICENCIADO, OU SEJA, NÃO É FORMADO PARA SER UM EDUCADOR, NÃO VAI TOMAR O LUGAR DA FIGURA DO PROFESSOR, MAS SIM SERVIR DE COMPLEMENTO PARA O EMBASAMENTO DE UMA LEITURA CRÍTICA DA MÍDIA.