ALFABETIZAÇÃO BIOLÓGICA BÁSICA: O PIBID DESENVOLVENDO O LÚDICO NO ENSINO MÉDIO COMO METODOLOGIA FACILITADORA DA APRENDIZAGEM
"2014-09-18 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 6876 "edicao_id" => 23 "trabalho_id" => 1214 "inscrito_id" => 5029 "titulo" => "ALFABETIZAÇÃO BIOLÓGICA BÁSICA: O PIBID DESENVOLVENDO O LÚDICO NO ENSINO MÉDIO COMO METODOLOGIA FACILITADORA DA APRENDIZAGEM" "resumo" => "Investigar as dificuldades que são enfrentadas no desenvolvimento das aulas de Biologia, especialmente com os termos biológicos, os quais são muitas vezes considerados como difíceis pelos alunos convergem para a importância de trabalhar a alfabetização biológica. O objetivo deste trabalho foi descrever o processo inicial da alfabetização biológica básica dos educandos a partir da ação docente, através do desenvolvimento de metodologias lúdicas. A partir da equipe do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID Subprojeto Biologia do CES/ UFCG), e em parceria com a Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio José Rolderick de Oliveira - EEEFMJRO (cidade de Nova Floresta - PB) as atividades foram realizadas. Numa abordagem exploratória e de caráter descritivo procedeu-se ao planejamento e aplicação de questionários semiestruturados com cinco professores de Biologia (junho de 2014). Após a análise das respostas, a equipe planejou a confecção de materiais lúdicos e sua aplicação de dinâmicas com alunos do ensino médio, procedendo-se à ação didática assessorando a docente supervisora. Constatamos, após consolidação dos questionários aplicados com os professores, que 80% sentem alguma dificuldade para desenvolver suas aulas de Biologia, sendo que o principal motivo foi o entendimento da nomenclatura biológica (60%), seguido de ausência de recursos metodológicos e tecnológicos (com 20% cada). Após serem trabalhadas as metodologias diversificadas – o lúdico em sala de aula - os professores foram unânimes quando indagados ao afirmarem que as aulas tornaram-se mais participativas. Pretende-se que essa aprendizagem possibilite entendimentos e sua contextualização de forma mais interessante, fácil e significativa." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "FORMAÇÃO DE PROFESSORES" "palavra_chave" => "NOMENCLATURA BIOLÓGICA, MATERIAIS LÚDICOS, AULAS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_1datahora_11_08_2014_22_04_39_idinscrito_5029_7479be2449e405afaa3f8db870d8b5f7.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:53" "updated_at" => "2020-06-10 11:12:24" "ativo" => 1 "autor_nome" => "JACILDA MACÊDO DE OLIVEIRA MARTINS COSTA" "autor_nome_curto" => "JACILDA MARTINS" "autor_email" => "jacildamacedo@gmail.com" "autor_ies" => "UEPB" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-i-conedu" "edicao_nome" => "Anais I CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2014" "edicao_logo" => "5e4a0671b0a63_17022020002017.png" "edicao_capa" => "5f1848d9ed142_22072020111033.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-09-18 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 6876 "edicao_id" => 23 "trabalho_id" => 1214 "inscrito_id" => 5029 "titulo" => "ALFABETIZAÇÃO BIOLÓGICA BÁSICA: O PIBID DESENVOLVENDO O LÚDICO NO ENSINO MÉDIO COMO METODOLOGIA FACILITADORA DA APRENDIZAGEM" "resumo" => "Investigar as dificuldades que são enfrentadas no desenvolvimento das aulas de Biologia, especialmente com os termos biológicos, os quais são muitas vezes considerados como difíceis pelos alunos convergem para a importância de trabalhar a alfabetização biológica. O objetivo deste trabalho foi descrever o processo inicial da alfabetização biológica básica dos educandos a partir da ação docente, através do desenvolvimento de metodologias lúdicas. A partir da equipe do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID Subprojeto Biologia do CES/ UFCG), e em parceria com a Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio José Rolderick de Oliveira - EEEFMJRO (cidade de Nova Floresta - PB) as atividades foram realizadas. Numa abordagem exploratória e de caráter descritivo procedeu-se ao planejamento e aplicação de questionários semiestruturados com cinco professores de Biologia (junho de 2014). Após a análise das respostas, a equipe planejou a confecção de materiais lúdicos e sua aplicação de dinâmicas com alunos do ensino médio, procedendo-se à ação didática assessorando a docente supervisora. Constatamos, após consolidação dos questionários aplicados com os professores, que 80% sentem alguma dificuldade para desenvolver suas aulas de Biologia, sendo que o principal motivo foi o entendimento da nomenclatura biológica (60%), seguido de ausência de recursos metodológicos e tecnológicos (com 20% cada). Após serem trabalhadas as metodologias diversificadas – o lúdico em sala de aula - os professores foram unânimes quando indagados ao afirmarem que as aulas tornaram-se mais participativas. Pretende-se que essa aprendizagem possibilite entendimentos e sua contextualização de forma mais interessante, fácil e significativa." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "FORMAÇÃO DE PROFESSORES" "palavra_chave" => "NOMENCLATURA BIOLÓGICA, MATERIAIS LÚDICOS, AULAS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_1datahora_11_08_2014_22_04_39_idinscrito_5029_7479be2449e405afaa3f8db870d8b5f7.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:53" "updated_at" => "2020-06-10 11:12:24" "ativo" => 1 "autor_nome" => "JACILDA MACÊDO DE OLIVEIRA MARTINS COSTA" "autor_nome_curto" => "JACILDA MARTINS" "autor_email" => "jacildamacedo@gmail.com" "autor_ies" => "UEPB" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-i-conedu" "edicao_nome" => "Anais I CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2014" "edicao_logo" => "5e4a0671b0a63_17022020002017.png" "edicao_capa" => "5f1848d9ed142_22072020111033.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-09-18 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }