VISTO QUE O ENSINO DE ZOOLOGIA APRESENTA UMA DIVERSIDADE DE LIMITAÇÕES AO ENTRAR EM CHOQUE COM A REALIDADE ESCOLAR, CABE AO DOCENTE ABRIR SEU LEQUE PARA AS POSSIBILIDADES DE DIFERENTES METODOLOGIAS E PRÁTICAS. A PARTIR DA OBSERVAÇÃO DAS AULAS MINISTRADAS PELA PROFESSORA, NOTOU-SE DIFICULDADE POR PARTES DOS ESTUDANTES A RESPEITO DA TEMÁTICA CÉLULAS DOS PORÍFEROS. BASEADOS NISTO, OS BOLSISTAS DO PIBID BIOLOGIA CONSTRUÍRAM E APLICARAM UMA INTERVENÇÃO QUE TEVE COMO ESTRATÉGIA A UTILIZAÇÃO DO RECORTE E DA COLAGEM PARA AVALIAR OS CONHECIMENTOS PRÉVIOS E DOS MAPAS MENTAIS PARA NOSSA AVALIÇÃO FINAL E FIXAÇÃO DOS CONTEÚDOS ABORDADOS DURANTE A INTERVENÇÃO. A ATIVIDADE FOI DESENVOLVIDA EM UMA TURMA DE SEGUNDO ANO DO ENSINO MÉDIO NO TURNO DA TARDE NA ESCOLA ESTADUAL MINISTRO JARBAS PASSARINHO, LOCALIZADA NA REGIÃO CENTRAL DO MUNICÍPIO DE CAMARAGIBE EM PERNAMBUCO. PARA ANÁLISE DAS COLAGENS QUE OS ESTUDANTES CONSTRUÍRAM, DECIDIMOS ORGANIZAR EM NÚMEROS DE ACERTOS E ERROS TOTAIS, ONDE 57% ESTAVAM CORRETAS E 43% INCORRETAS; TAMBÉM ANALISAMOS, DENTRE AS COLAGENS, QUAIS CÉLULAS OS ESTUDANTES ACERTAVAM A LOCALIZAÇÃO NO PORÍFERA E QUAIS NÃO CONSEGUIAM ACERTAR DEMONSTRANDO QUE OS ESTUDANTES MAIS SE EQUIVOCAVAM COM AS CÉLULAS PORÓCITO E ESPICULA; E PARA A CONSTRUÇÃO DOS MAPAS MENTAIS, DECIDIMOS NOS BASEAR EM CINCO CATEGORIAS DE AVALIAÇÃO TENDO COMO RESULTADO 3 MAPAS QUE CUMPRIRAM AS CINCO CATEGORIAS 4 QUE CUMPRIRAM PARCIALMENTE E 1 QUE NÃO CUMPRIU A MAIORIA DAS CATEGORIAS.