Artigo Anais I CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A UTILIZAÇÃO DE UM BOGGER NO ENSINO DE SOLUÇÕES INSERIDO NA DISCIPLINA QUÍMICA

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Publicado em 18 de setembro de 2014

Resumo

No mundo tecnológico, integrar as novas tecnologias à sala de aula ainda é um desafio para docentes. Em muitos casos, a formação inicial inadequada ou insuficiente não considera o uso dessas tecnologias, e se restringe ao teórico metodológico , ou seja, o professor precisa buscar esse conhecimento em outros espaços e isso nem sempre funciona, pois frequentar cursos de poucas horas nem sempre garante ao professor segurança e domínio dessas tecnologias. Embora alguns ainda se sintam inseguros e despreparados, muitos educadores já perceberam o potencial dessas ferramentas e procuram levar novidades para a sala de aula, seja com uma atividade prática no computador, com videogame, tablets e até mesmo com o celular. O fato é que o uso dessas tecnologias pode aproximar alunos e professores, além de ser útil na exploração dos conteúdos de forma mais interativa. O ideal seria testar as novas tecnologias e identificar quais se enquadram na realidade da escola e dos alunos. Porém uma dificuldade é a falta de infraestrutura de algumas escolas e a falta de formação de qualidade para os professores quanto ao uso dessas tecnologias. Existem muitos recursos audiovisuais porém é preciso escolher entre estes o que melhor se adequa a realidade dos discentes e docentes. Entre essas possibilidades surgi uma ferramenta que é possível trabalhar com diferentes conteúdos e de forma diversificada . Pensando em uma forma de tornar as aulas mais convidativas surgiu a ideia da utilização de um blog como ferramenta de ensino para a utilização das tecnologias de forma ampla e diversificada, é possível que os mesmos utilizem o blog através de tablet, celulares ou pcs, assim o acesso de forma fácil e rápido tem ajudado a propagar o conteúdo de forma rápida e coerente, não há limite para a utilização dos blogs na escola. Primeiro, pela facilidade de publicação, que não exige nenhum tipo de conhecimento tecnológico dos usuários, e segundo, pelo grande atrativo que estas páginas exercem sobre os jovens. O professor não pode ficar fora desse contexto, deste mundo virtual que seus alunos dominam. Mas cabe a ele direcionar suas aulas, aproveitando o que a internet pode oferecer de melhor. Comumente os alunos sentem dificuldades a estudar o conteúdo de soluções, isto se explica porque existem diversos tipos de concentração de soluções e o uso excessivo de fórmulas desperta uma apreensão por parte do aluno, o conteúdo é extenso e leva consigo várias dificuldades inclusive matemática, a diversidade de fórmulas torna tudo ainda mais complexo. Através do blog o aluno tem acesso aos experimentos classificando os diversos tipos de soluções ( verdadeiras, coloidais e suspensão), logo após é possível identificar as diferentes concentrações existem vídeos que ajudam a compreender a diversidade de formulas utilizadas e quando você pode utilizar cada uma delas, é possível ainda interagir com o professor através de postagens no blog, comentários e webquest onde o próprio aluno pode inserir perguntas ao professor, pode sugerir alterações ou mesmo conteúdos.

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