A REALIDADE SOBRE A PSICOMOTRICIDADE NAS ESCOLAS ESTADUAIS NO MUNICÍPIO DE PARELHAS – RN
"2014-09-18 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 6835 "edicao_id" => 23 "trabalho_id" => 1038 "inscrito_id" => 4803 "titulo" => "A REALIDADE SOBRE A PSICOMOTRICIDADE NAS ESCOLAS ESTADUAIS NO MUNICÍPIO DE PARELHAS – RN" "resumo" => "Resumo: Atualmente os pesquisadores e estudiosos buscam formas de melhorar a educação no Brasil. A preocupação com a qualidade do ensino cresce diariamente, enquanto o governo federal mostra-se preocupado apenas com os números. Atualmente uma das áreas em evidência é exatamente a psicomotricidade e suas implicações na melhora da qualidade do ensino, apesar de se conhecer a importância de trabalhar o aspecto motor integrado ao psíquico, o nosso sistema de ensino ainda não se adaptou a esta necessidade uma vez que não há quantidade suficiente de profissionais qualificados atuando na educação fundamental na área citada. A partir desta realidade surgiu necessidade de investigar se as escolas estaduais no município de Parelhas contavam com profissionais capazes de trabalhar o aspecto psicomotor do aluno uma vez que esta prerrogativa é própria do profissional de Educação Física, como descreve as resoluções e cartas divulgadas pelos órgãos competentes (CONFEF E CREFs). Para isso foi realizada uma pesquisa em duas escolas estaduais de ensino fundamental de 1º a 5º ano, utilizando-se como instrumento para coleta dos dados uma entrevista dirigida contendo perguntas pré-estruturadas, posteriormente realizando-se uma análise descritiva dos dados, utilizando a frequência dos sujeitos referentes às questões investigadas, onde 80% dos entrevistados não sabiam o que era psicomotricidade e 100% deles declararam que serem capazes de trabalhar o aspecto psicomotor dos alunos. Outro fator investigado foi a formação destes profissionais, onde 100% são graduados porém esta graduação veio bom tempo depois de estarem atuando profissionalmente. Diante da situação encontrada sugere-se a inclusão do professor de educação física para auxiliar o professor no trabalho de educação das crianças e adolescentes.Palavras-chave: Psicomotricidade; Escola; Qualificação." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "FORMAÇÃO DE PROFESSORES" "palavra_chave" => "PSICOMOTRICIDADE, ESCOLA, QUALIFICAÇÃO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_4datahora_11_08_2014_16_17_23_idinscrito_4803_f8f5827f16c67d7b8ce4f22130d93830.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:53" "updated_at" => "2020-06-10 11:12:24" "ativo" => 1 "autor_nome" => "RONDINELLI SANTOS OLIVEIRA" "autor_nome_curto" => "RONDINELLI" "autor_email" => "rondinelli_oliveira@hotma" "autor_ies" => "BARÃO DE MAUÁ" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-i-conedu" "edicao_nome" => "Anais I CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2014" "edicao_logo" => "5e4a0671b0a63_17022020002017.png" "edicao_capa" => "5f1848d9ed142_22072020111033.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-09-18 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 6835 "edicao_id" => 23 "trabalho_id" => 1038 "inscrito_id" => 4803 "titulo" => "A REALIDADE SOBRE A PSICOMOTRICIDADE NAS ESCOLAS ESTADUAIS NO MUNICÍPIO DE PARELHAS – RN" "resumo" => "Resumo: Atualmente os pesquisadores e estudiosos buscam formas de melhorar a educação no Brasil. A preocupação com a qualidade do ensino cresce diariamente, enquanto o governo federal mostra-se preocupado apenas com os números. Atualmente uma das áreas em evidência é exatamente a psicomotricidade e suas implicações na melhora da qualidade do ensino, apesar de se conhecer a importância de trabalhar o aspecto motor integrado ao psíquico, o nosso sistema de ensino ainda não se adaptou a esta necessidade uma vez que não há quantidade suficiente de profissionais qualificados atuando na educação fundamental na área citada. A partir desta realidade surgiu necessidade de investigar se as escolas estaduais no município de Parelhas contavam com profissionais capazes de trabalhar o aspecto psicomotor do aluno uma vez que esta prerrogativa é própria do profissional de Educação Física, como descreve as resoluções e cartas divulgadas pelos órgãos competentes (CONFEF E CREFs). Para isso foi realizada uma pesquisa em duas escolas estaduais de ensino fundamental de 1º a 5º ano, utilizando-se como instrumento para coleta dos dados uma entrevista dirigida contendo perguntas pré-estruturadas, posteriormente realizando-se uma análise descritiva dos dados, utilizando a frequência dos sujeitos referentes às questões investigadas, onde 80% dos entrevistados não sabiam o que era psicomotricidade e 100% deles declararam que serem capazes de trabalhar o aspecto psicomotor dos alunos. Outro fator investigado foi a formação destes profissionais, onde 100% são graduados porém esta graduação veio bom tempo depois de estarem atuando profissionalmente. Diante da situação encontrada sugere-se a inclusão do professor de educação física para auxiliar o professor no trabalho de educação das crianças e adolescentes.Palavras-chave: Psicomotricidade; Escola; Qualificação." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "FORMAÇÃO DE PROFESSORES" "palavra_chave" => "PSICOMOTRICIDADE, ESCOLA, QUALIFICAÇÃO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_4datahora_11_08_2014_16_17_23_idinscrito_4803_f8f5827f16c67d7b8ce4f22130d93830.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:53" "updated_at" => "2020-06-10 11:12:24" "ativo" => 1 "autor_nome" => "RONDINELLI SANTOS OLIVEIRA" "autor_nome_curto" => "RONDINELLI" "autor_email" => "rondinelli_oliveira@hotma" "autor_ies" => "BARÃO DE MAUÁ" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-i-conedu" "edicao_nome" => "Anais I CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2014" "edicao_logo" => "5e4a0671b0a63_17022020002017.png" "edicao_capa" => "5f1848d9ed142_22072020111033.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-09-18 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }