O PROCESSO DE COMUNICAÇÃO ENTRE AS PESSOAS TEM MUDADO AO LONGO DOS TEMPOS, ESSAS MUDANÇAS, TAMBÉM ATINGEM AS ESCOLAS. ESPAÇOS ESCOLARES, CADA VEZ MAIS GLOBALIZADO, TÊM SIDO OCUPADOS POR ESTUDANTES E SEUS DISPOSITIVOS MÓVEIS COM ACESSO À INTERNET E AS REDES SOCIAIS. ESTE ARTIGO TEM COMO OBJETIVO ABORDAR ALGUMAS MUDANÇAS NO PROCESSO DE COMUNICAÇÃO, MEDIANTE EXPERIÊNCIA REALIZADA EM SALA DE AULA, COM O USO DO APLICATIVO DE REDE SOCIAL, BUSCANDO SUAS POSSIBILIDADES PEDAGÓGICAS, DE FORMA A MELHORAR AS RELAÇÕES COMUNICACIONAIS ENTRE PROFESSOR E ALUNO. METODOLOGICAMENTE, FAZ USO DA ABORDAGEM MULTIRREFERENCIAL, PROCURANDO COMPREENDER AS RIQUEZAS DA PRÁTICA SOCIAL. A PESQUISA FOI DESENVOLVIDA NO CENÁRIO FORMATIVO DO INSTITUTO FEDERAL DE SERGIPE IFS, EM 2019, COM A TURMA DE 1º ANO DE EDIFICAÇÕES NOTURNA NA DISCIPLINA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA, UTILIZANDO O APLICATIVO INSTAGRAM, COMO DISPOSITIVO PEDAGÓGICO QUE PROMOVE, MOTIVA E CRIA CONDIÇÕES PARA O DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS DE LETRAMENTO DIGITAL DE JOVENS PARA ALÉM DOS CONTEÚDOS. OS PRINCIPAIS REFERENCIAIS TEÓRICOS, MORIN (2010), ATRAVÉS DA MULTIRREFERENCIALIDADE, FREIRE (2019) METODOLOGIA PEDAGÓGICA E SANTAELLA (2003, 2010) E PRENSKY (2001) QUESTÕES DO CIBERESPACO. OS REFERENCIAIS METODÓLOGICOS, SANTOS (2014) E MORAES (1999). OS RESULTADOS DEMONSTRAM QUE INÚMEROS RECURSOS DO APLICATIVO, O INSTAGRAM PERMITE UM FLUXO INTENSO DE INTERAÇÕES E POSSIBILIDADES DE ENSINO-APRENDIZAGEM. HOJE, DUARANTE A PANDEMIA, PODEMOS INFERIR QUE O INSTAGRAM PASSA A SER UM RECURSO DE INTERATIVIDADE E PRODUÇÃO DE CONTEÚDO PARA AS AULAS, ACONTECENDO DE FORMA REMOTA, ONDE ALUNOS E PROFESSORES NECESSITAM BUSCAR, CADA VEZ MAIS FORMAS DE INTERAÇÃO E APROXIMAÇÃO NA SOCIEDADE DO DIGITAL.