Artigo Anais VII CONEDU - Edição Online

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

DAS REDES SOCIAIS A SALA DE AULA E AS POSSIBILIDADES PARA APRENDIZAGEM COM USO INSTAGRAM

Palavra-chaves: INSTAGRAM, EDUCAÇÃO, TECNOLÓGICA, TDIC, REDE SOCIAL Comunicação Oral (CO) GT 19 - Tecnologias e Educação
"2020-11-04 09:38:28" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 68280
    "edicao_id" => 141
    "trabalho_id" => 2581
    "inscrito_id" => 7284
    "titulo" => "DAS REDES SOCIAIS A SALA DE AULA E AS POSSIBILIDADES PARA APRENDIZAGEM COM USO INSTAGRAM"
    "resumo" => "O PROCESSO DE COMUNICAÇÃO ENTRE AS PESSOAS TEM MUDADO AO LONGO DOS TEMPOS, ESSAS MUDANÇAS, TAMBÉM ATINGEM AS ESCOLAS. ESPAÇOS ESCOLARES, CADA VEZ MAIS GLOBALIZADO, TÊM\u{A0}SIDO OCUPADOS\u{A0}POR ESTUDANTES E SEUS DISPOSITIVOS MÓVEIS\u{A0}COM ACESSO À INTERNET\u{A0}E AS\u{A0}REDES SOCIAIS. ESTE ARTIGO TEM COMO OBJETIVO ABORDAR ALGUMAS MUDANÇAS NO PROCESSO DE COMUNICAÇÃO, MEDIANTE EXPERIÊNCIA REALIZADA EM SALA DE AULA, COM O USO DO APLICATIVO DE REDE SOCIAL, BUSCANDO SUAS POSSIBILIDADES PEDAGÓGICAS, DE FORMA A MELHORAR AS RELAÇÕES COMUNICACIONAIS ENTRE PROFESSOR E ALUNO. METODOLOGICAMENTE, FAZ USO DA ABORDAGEM MULTIRREFERENCIAL, PROCURANDO COMPREENDER AS RIQUEZAS DA PRÁTICA SOCIAL.  A PESQUISA FOI DESENVOLVIDA NO CENÁRIO FORMATIVO DO INSTITUTO FEDERAL DE SERGIPE IFS, EM 2019, COM A TURMA DE 1º ANO DE EDIFICAÇÕES NOTURNA NA DISCIPLINA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA, UTILIZANDO O APLICATIVO INSTAGRAM, COMO DISPOSITIVO PEDAGÓGICO QUE PROMOVE, MOTIVA E CRIA CONDIÇÕES PARA O DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS DE LETRAMENTO DIGITAL DE JOVENS PARA ALÉM DOS CONTEÚDOS. OS PRINCIPAIS REFERENCIAIS TEÓRICOS, MORIN (2010), ATRAVÉS DA MULTIRREFERENCIALIDADE, FREIRE (2019) METODOLOGIA PEDAGÓGICA E SANTAELLA (2003, 2010) E PRENSKY (2001) QUESTÕES DO CIBERESPACO. OS REFERENCIAIS METODÓLOGICOS, SANTOS (2014) E MORAES (1999). OS RESULTADOS DEMONSTRAM QUE  INÚMEROS RECURSOS DO APLICATIVO, O INSTAGRAM PERMITE UM FLUXO INTENSO DE INTERAÇÕES E POSSIBILIDADES DE ENSINO-APRENDIZAGEM. HOJE, DUARANTE A PANDEMIA, PODEMOS INFERIR QUE O INSTAGRAM PASSA A SER UM RECURSO DE INTERATIVIDADE E PRODUÇÃO DE CONTEÚDO PARA AS AULAS, ACONTECENDO DE FORMA REMOTA, ONDE ALUNOS E PROFESSORES NECESSITAM BUSCAR, CADA VEZ MAIS FORMAS DE INTERAÇÃO E APROXIMAÇÃO NA SOCIEDADE DO DIGITAL."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação"
    "palavra_chave" => "INSTAGRAM, EDUCAÇÃO, TECNOLÓGICA, TDIC, REDE SOCIAL"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV140_MD1_SA19_ID7284_01102020185232.pdf"
    "created_at" => "2020-11-04 17:47:29"
    "updated_at" => "2020-11-05 12:21:39"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "SHEILLA COSTA DOS SANTOS"
    "autor_nome_curto" => "SHEILLA COSTA"
    "autor_email" => "sheillacosta.ifs@gmail.co"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE TIRADENTES (UNIT)"
    "autor_imagem" => null
    "edicao_url" => "anais-vii-conedu---edicao-online"
    "edicao_nome" => "Anais VII CONEDU - Edição Online"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional da Educação"
    "edicao_ano" => 2020
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2020"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "5fa41515b329e_05112020120701.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2020-11-04 09:38:28"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 68280
    "edicao_id" => 141
    "trabalho_id" => 2581
    "inscrito_id" => 7284
    "titulo" => "DAS REDES SOCIAIS A SALA DE AULA E AS POSSIBILIDADES PARA APRENDIZAGEM COM USO INSTAGRAM"
    "resumo" => "O PROCESSO DE COMUNICAÇÃO ENTRE AS PESSOAS TEM MUDADO AO LONGO DOS TEMPOS, ESSAS MUDANÇAS, TAMBÉM ATINGEM AS ESCOLAS. ESPAÇOS ESCOLARES, CADA VEZ MAIS GLOBALIZADO, TÊM\u{A0}SIDO OCUPADOS\u{A0}POR ESTUDANTES E SEUS DISPOSITIVOS MÓVEIS\u{A0}COM ACESSO À INTERNET\u{A0}E AS\u{A0}REDES SOCIAIS. ESTE ARTIGO TEM COMO OBJETIVO ABORDAR ALGUMAS MUDANÇAS NO PROCESSO DE COMUNICAÇÃO, MEDIANTE EXPERIÊNCIA REALIZADA EM SALA DE AULA, COM O USO DO APLICATIVO DE REDE SOCIAL, BUSCANDO SUAS POSSIBILIDADES PEDAGÓGICAS, DE FORMA A MELHORAR AS RELAÇÕES COMUNICACIONAIS ENTRE PROFESSOR E ALUNO. METODOLOGICAMENTE, FAZ USO DA ABORDAGEM MULTIRREFERENCIAL, PROCURANDO COMPREENDER AS RIQUEZAS DA PRÁTICA SOCIAL.  A PESQUISA FOI DESENVOLVIDA NO CENÁRIO FORMATIVO DO INSTITUTO FEDERAL DE SERGIPE IFS, EM 2019, COM A TURMA DE 1º ANO DE EDIFICAÇÕES NOTURNA NA DISCIPLINA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA, UTILIZANDO O APLICATIVO INSTAGRAM, COMO DISPOSITIVO PEDAGÓGICO QUE PROMOVE, MOTIVA E CRIA CONDIÇÕES PARA O DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS DE LETRAMENTO DIGITAL DE JOVENS PARA ALÉM DOS CONTEÚDOS. OS PRINCIPAIS REFERENCIAIS TEÓRICOS, MORIN (2010), ATRAVÉS DA MULTIRREFERENCIALIDADE, FREIRE (2019) METODOLOGIA PEDAGÓGICA E SANTAELLA (2003, 2010) E PRENSKY (2001) QUESTÕES DO CIBERESPACO. OS REFERENCIAIS METODÓLOGICOS, SANTOS (2014) E MORAES (1999). OS RESULTADOS DEMONSTRAM QUE  INÚMEROS RECURSOS DO APLICATIVO, O INSTAGRAM PERMITE UM FLUXO INTENSO DE INTERAÇÕES E POSSIBILIDADES DE ENSINO-APRENDIZAGEM. HOJE, DUARANTE A PANDEMIA, PODEMOS INFERIR QUE O INSTAGRAM PASSA A SER UM RECURSO DE INTERATIVIDADE E PRODUÇÃO DE CONTEÚDO PARA AS AULAS, ACONTECENDO DE FORMA REMOTA, ONDE ALUNOS E PROFESSORES NECESSITAM BUSCAR, CADA VEZ MAIS FORMAS DE INTERAÇÃO E APROXIMAÇÃO NA SOCIEDADE DO DIGITAL."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação"
    "palavra_chave" => "INSTAGRAM, EDUCAÇÃO, TECNOLÓGICA, TDIC, REDE SOCIAL"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV140_MD1_SA19_ID7284_01102020185232.pdf"
    "created_at" => "2020-11-04 17:47:29"
    "updated_at" => "2020-11-05 12:21:39"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "SHEILLA COSTA DOS SANTOS"
    "autor_nome_curto" => "SHEILLA COSTA"
    "autor_email" => "sheillacosta.ifs@gmail.co"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE TIRADENTES (UNIT)"
    "autor_imagem" => null
    "edicao_url" => "anais-vii-conedu---edicao-online"
    "edicao_nome" => "Anais VII CONEDU - Edição Online"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional da Educação"
    "edicao_ano" => 2020
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2020"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "5fa41515b329e_05112020120701.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2020-11-04 09:38:28"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 04 de novembro de 2020

Resumo

O PROCESSO DE COMUNICAÇÃO ENTRE AS PESSOAS TEM MUDADO AO LONGO DOS TEMPOS, ESSAS MUDANÇAS, TAMBÉM ATINGEM AS ESCOLAS. ESPAÇOS ESCOLARES, CADA VEZ MAIS GLOBALIZADO, TÊM SIDO OCUPADOS POR ESTUDANTES E SEUS DISPOSITIVOS MÓVEIS COM ACESSO À INTERNET E AS REDES SOCIAIS. ESTE ARTIGO TEM COMO OBJETIVO ABORDAR ALGUMAS MUDANÇAS NO PROCESSO DE COMUNICAÇÃO, MEDIANTE EXPERIÊNCIA REALIZADA EM SALA DE AULA, COM O USO DO APLICATIVO DE REDE SOCIAL, BUSCANDO SUAS POSSIBILIDADES PEDAGÓGICAS, DE FORMA A MELHORAR AS RELAÇÕES COMUNICACIONAIS ENTRE PROFESSOR E ALUNO. METODOLOGICAMENTE, FAZ USO DA ABORDAGEM MULTIRREFERENCIAL, PROCURANDO COMPREENDER AS RIQUEZAS DA PRÁTICA SOCIAL. A PESQUISA FOI DESENVOLVIDA NO CENÁRIO FORMATIVO DO INSTITUTO FEDERAL DE SERGIPE IFS, EM 2019, COM A TURMA DE 1º ANO DE EDIFICAÇÕES NOTURNA NA DISCIPLINA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA, UTILIZANDO O APLICATIVO INSTAGRAM, COMO DISPOSITIVO PEDAGÓGICO QUE PROMOVE, MOTIVA E CRIA CONDIÇÕES PARA O DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS DE LETRAMENTO DIGITAL DE JOVENS PARA ALÉM DOS CONTEÚDOS. OS PRINCIPAIS REFERENCIAIS TEÓRICOS, MORIN (2010), ATRAVÉS DA MULTIRREFERENCIALIDADE, FREIRE (2019) METODOLOGIA PEDAGÓGICA E SANTAELLA (2003, 2010) E PRENSKY (2001) QUESTÕES DO CIBERESPACO. OS REFERENCIAIS METODÓLOGICOS, SANTOS (2014) E MORAES (1999). OS RESULTADOS DEMONSTRAM QUE INÚMEROS RECURSOS DO APLICATIVO, O INSTAGRAM PERMITE UM FLUXO INTENSO DE INTERAÇÕES E POSSIBILIDADES DE ENSINO-APRENDIZAGEM. HOJE, DUARANTE A PANDEMIA, PODEMOS INFERIR QUE O INSTAGRAM PASSA A SER UM RECURSO DE INTERATIVIDADE E PRODUÇÃO DE CONTEÚDO PARA AS AULAS, ACONTECENDO DE FORMA REMOTA, ONDE ALUNOS E PROFESSORES NECESSITAM BUSCAR, CADA VEZ MAIS FORMAS DE INTERAÇÃO E APROXIMAÇÃO NA SOCIEDADE DO DIGITAL.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.