A MONITORIA NA FORMAÇÃO INICIAL E NA PROFISSIONALIZAÇÃO DOCENTE: UM ESTUDO DA MONITORIA NO COMPONENTE CURRICULAR CURRÍCULO NO CURSO DE PEDAGOGIA (UEPB)
"2014-09-18 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 6813 "edicao_id" => 23 "trabalho_id" => 542 "inscrito_id" => 2272 "titulo" => "A MONITORIA NA FORMAÇÃO INICIAL E NA PROFISSIONALIZAÇÃO DOCENTE: UM ESTUDO DA MONITORIA NO COMPONENTE CURRICULAR CURRÍCULO NO CURSO DE PEDAGOGIA (UEPB)" "resumo" => "Resumo:Este artigo é o resultado de uma pesquisa-ação realizada a partir da experiência de monitoria durante dois semestres letivos no Componente Curricular Currículo, do Curso de Pedagogia da UEPB. Regulamentada pela RESOLUÇÃO UEPB/CONSEPE/020/2007, a monitoria na UEPB possibilita ao aluno monitor o desenvolvimento de suas potencialidades formativas, de estágio docente em nível superior e o desenvolvimento da criticidade do aluno-monitor, visto que oportuniza a análise da metodologia do professor pela observação de como é realizado o trabalho pedagógico em sala de aula. Tal programa desperta, ainda, o interesse pela docência em nível superior, se constituindo em uma oportunidade para a profissionalização docente no Ensino Superior. Os teóricos sobre formação de professores de suporte a nossa pesquisa são: Ghedin (2008), Schön (2000), Tardif (2010), Thiollent (1994). A fim de atingir o nosso objetivo, coletamos dados a partir da observação de sala de aula e registro em diário de campo, entrevistamos monitoras anteriores do componente Currículo, aplicamos e analisamos questionários nas duas turmas, também fizemos um levantamento das Resoluções da UEPB que normatizam a monitoria na Instituição e o PPP do Curso de Pedagogia. Visto que tal pesquisa permite ao pesquisador ter um maior contato com a situação investigada, optamos pela pesquisa-ação por se adequar mais ao objeto estudado, por abarcar tanto a formação inicial quanto as condições de profissionalização e exercício docentes. A presente pesquisa tem por objetivo contribuir para uma reflexão crítica sobre a formação inicial de pedagogos, seu exercício e condições de atuação no ensino superior, bem como possibilitar conhecer as condições concretas de realização e operacionalização do programa de monitoria na Universidade Estadual da Paraíba (UEPB).Palavras-chave: Formação inicial de pedagogos; Monitoria de Componente Curricular; Docência Universitária." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "FORMAÇÃO DE PROFESSORES" "palavra_chave" => "FORMAÇÃO INICIAL DE PEDAGOGOS, MONITORIA DE COMPONENTE CURRICULAR, DOCÊNCIA UNIVERSITÁRIA." "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_1datahora_09_08_2014_11_58_45_idinscrito_2272_558015936125fc809c717a678cb3cf34.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:53" "updated_at" => "2020-06-10 11:12:24" "ativo" => 1 "autor_nome" => "GEANE APOLINÁRIO OLIVEIRA" "autor_nome_curto" => "GEANE" "autor_email" => "geane-cg@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-i-conedu" "edicao_nome" => "Anais I CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2014" "edicao_logo" => "5e4a0671b0a63_17022020002017.png" "edicao_capa" => "5f1848d9ed142_22072020111033.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-09-18 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 6813 "edicao_id" => 23 "trabalho_id" => 542 "inscrito_id" => 2272 "titulo" => "A MONITORIA NA FORMAÇÃO INICIAL E NA PROFISSIONALIZAÇÃO DOCENTE: UM ESTUDO DA MONITORIA NO COMPONENTE CURRICULAR CURRÍCULO NO CURSO DE PEDAGOGIA (UEPB)" "resumo" => "Resumo:Este artigo é o resultado de uma pesquisa-ação realizada a partir da experiência de monitoria durante dois semestres letivos no Componente Curricular Currículo, do Curso de Pedagogia da UEPB. Regulamentada pela RESOLUÇÃO UEPB/CONSEPE/020/2007, a monitoria na UEPB possibilita ao aluno monitor o desenvolvimento de suas potencialidades formativas, de estágio docente em nível superior e o desenvolvimento da criticidade do aluno-monitor, visto que oportuniza a análise da metodologia do professor pela observação de como é realizado o trabalho pedagógico em sala de aula. Tal programa desperta, ainda, o interesse pela docência em nível superior, se constituindo em uma oportunidade para a profissionalização docente no Ensino Superior. Os teóricos sobre formação de professores de suporte a nossa pesquisa são: Ghedin (2008), Schön (2000), Tardif (2010), Thiollent (1994). A fim de atingir o nosso objetivo, coletamos dados a partir da observação de sala de aula e registro em diário de campo, entrevistamos monitoras anteriores do componente Currículo, aplicamos e analisamos questionários nas duas turmas, também fizemos um levantamento das Resoluções da UEPB que normatizam a monitoria na Instituição e o PPP do Curso de Pedagogia. Visto que tal pesquisa permite ao pesquisador ter um maior contato com a situação investigada, optamos pela pesquisa-ação por se adequar mais ao objeto estudado, por abarcar tanto a formação inicial quanto as condições de profissionalização e exercício docentes. A presente pesquisa tem por objetivo contribuir para uma reflexão crítica sobre a formação inicial de pedagogos, seu exercício e condições de atuação no ensino superior, bem como possibilitar conhecer as condições concretas de realização e operacionalização do programa de monitoria na Universidade Estadual da Paraíba (UEPB).Palavras-chave: Formação inicial de pedagogos; Monitoria de Componente Curricular; Docência Universitária." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "FORMAÇÃO DE PROFESSORES" "palavra_chave" => "FORMAÇÃO INICIAL DE PEDAGOGOS, MONITORIA DE COMPONENTE CURRICULAR, DOCÊNCIA UNIVERSITÁRIA." "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_1datahora_09_08_2014_11_58_45_idinscrito_2272_558015936125fc809c717a678cb3cf34.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:53" "updated_at" => "2020-06-10 11:12:24" "ativo" => 1 "autor_nome" => "GEANE APOLINÁRIO OLIVEIRA" "autor_nome_curto" => "GEANE" "autor_email" => "geane-cg@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-i-conedu" "edicao_nome" => "Anais I CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2014" "edicao_logo" => "5e4a0671b0a63_17022020002017.png" "edicao_capa" => "5f1848d9ed142_22072020111033.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-09-18 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }