Artigo Anais I CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

Visualizações: 176
A MONITORIA NA FORMAÇÃO INICIAL E NA PROFISSIONALIZAÇÃO DOCENTE: UM ESTUDO DA MONITORIA NO COMPONENTE CURRICULAR CURRÍCULO NO CURSO DE PEDAGOGIA (UEPB)

Palavra-chaves: FORMAÇÃO INICIAL DE PEDAGOGOS, MONITORIA DE COMPONENTE CURRICULAR, DOCÊNCIA UNIVERSITÁRIA. Comunicação Oral (CO) FORMAÇÃO DE PROFESSORES Publicado em 18 de setembro de 2014

Resumo

Resumo:Este artigo é o resultado de uma pesquisa-ação realizada a partir da experiência de monitoria durante dois semestres letivos no Componente Curricular Currículo, do Curso de Pedagogia da UEPB. Regulamentada pela RESOLUÇÃO UEPB/CONSEPE/020/2007, a monitoria na UEPB possibilita ao aluno monitor o desenvolvimento de suas potencialidades formativas, de estágio docente em nível superior e o desenvolvimento da criticidade do aluno-monitor, visto que oportuniza a análise da metodologia do professor pela observação de como é realizado o trabalho pedagógico em sala de aula. Tal programa desperta, ainda, o interesse pela docência em nível superior, se constituindo em uma oportunidade para a profissionalização docente no Ensino Superior. Os teóricos sobre formação de professores de suporte a nossa pesquisa são: Ghedin (2008), Schön (2000), Tardif (2010), Thiollent (1994). A fim de atingir o nosso objetivo, coletamos dados a partir da observação de sala de aula e registro em diário de campo, entrevistamos monitoras anteriores do componente Currículo, aplicamos e analisamos questionários nas duas turmas, também fizemos um levantamento das Resoluções da UEPB que normatizam a monitoria na Instituição e o PPP do Curso de Pedagogia. Visto que tal pesquisa permite ao pesquisador ter um maior contato com a situação investigada, optamos pela pesquisa-ação por se adequar mais ao objeto estudado, por abarcar tanto a formação inicial quanto as condições de profissionalização e exercício docentes. A presente pesquisa tem por objetivo contribuir para uma reflexão crítica sobre a formação inicial de pedagogos, seu exercício e condições de atuação no ensino superior, bem como possibilitar conhecer as condições concretas de realização e operacionalização do programa de monitoria na Universidade Estadual da Paraíba (UEPB).Palavras-chave: Formação inicial de pedagogos; Monitoria de Componente Curricular; Docência Universitária.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.