HISTÓRIAS DA EDUCAÇÃO DA TEMÁTICA SIDA/AIDS NAS ESCOLAS PÚBLICAS DE PARNAÍBA/PI.
"2014-09-18 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 7370 "edicao_id" => 23 "trabalho_id" => 875 "inscrito_id" => 406 "titulo" => "HISTÓRIAS DA EDUCAÇÃO DA TEMÁTICA SIDA/AIDS NAS ESCOLAS PÚBLICAS DE PARNAÍBA/PI." "resumo" => "O texto se justifica pela desejo em analisar dialeticamente a temática SIDA/AIDS mediante o estudo das proposições feitas pelos Parâmetros Curriculares Nacionais - PCN´s de Orientação Sexual. Especificamente, objetivamos analisar os limites e possibilidades didático-pedagógicos dos objetivos e diretrizes traçados pelos PCN de Orientação Sexual com a temática SIDA/AIDS nas escolas públicas de Parnaíba/PI. A temática SIDA/AIDS ganha especial ênfase nos PCN´s situando-se dentro do bloco de conteúdos: Prevenção das Doenças Sexualmente Transmissíveis/Aids. A inclusão da temática SIDA/AIDS nas escolas emerge como uma resposta governamental às inúmeras exigências apresentadas pelo movimento social de luta contra a SIDA/AIDS. Movimentos como as ações formativas de luta consciente deflagrada pelos ativistas da RNP+ Nordeste, Rede Nacional de Pessoas Vivendo com o Vírus do HIV/AIDS, que insistem em apontar a necessidade de um trabalho educativo que esclareçam as pessoas sobre as formas de contaminação das DST’s dentro e fora da escola, objetivando evitar a contaminação de outras pessoas e, ao mesmo tempo, refletir sobre as inúmeras possibilidades destas pessoas continuarem suas vidas profissionais e afetivas. Assim a educação sexual deve promover o respeito à dignidade humana. Em síntese a inclusão da sexualidade nos currículos escolares brasileiros mais do que uma determinação governamental, é uma conquista das lutas sociais dos movimentos. Entretanto as reivindicações propostas por estes segmentos não encontram plenitude nas recomendações propostas pelos PCN e outros documentos oficiais, tampouco nas práticas educativas desenvolvidas nas escolas brasileiras. É exatamente sobre estas questões e hiatos que nos empenhamos em compreender.Palavras-Chave: História da Educação; Sida/Aids; Escolas Públicas" "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO" "palavra_chave" => "HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO, SIDA/AIDS, ESCOLAS PÚBLICAS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_1datahora_11_08_2014_10_58_09_idinscrito_406_4a9ebc9576a6f9386d62e5405a68e74f.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:54" "updated_at" => "2020-06-10 11:12:26" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ROBERTO KENNEDY GOMES FRANCO" "autor_nome_curto" => "ROBERTO KENNEDY" "autor_email" => "robertokennedy@unilab.edu" "autor_ies" => "UNILAB" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-i-conedu" "edicao_nome" => "Anais I CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2014" "edicao_logo" => "5e4a0671b0a63_17022020002017.png" "edicao_capa" => "5f1848d9ed142_22072020111033.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-09-18 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 7370 "edicao_id" => 23 "trabalho_id" => 875 "inscrito_id" => 406 "titulo" => "HISTÓRIAS DA EDUCAÇÃO DA TEMÁTICA SIDA/AIDS NAS ESCOLAS PÚBLICAS DE PARNAÍBA/PI." "resumo" => "O texto se justifica pela desejo em analisar dialeticamente a temática SIDA/AIDS mediante o estudo das proposições feitas pelos Parâmetros Curriculares Nacionais - PCN´s de Orientação Sexual. Especificamente, objetivamos analisar os limites e possibilidades didático-pedagógicos dos objetivos e diretrizes traçados pelos PCN de Orientação Sexual com a temática SIDA/AIDS nas escolas públicas de Parnaíba/PI. A temática SIDA/AIDS ganha especial ênfase nos PCN´s situando-se dentro do bloco de conteúdos: Prevenção das Doenças Sexualmente Transmissíveis/Aids. A inclusão da temática SIDA/AIDS nas escolas emerge como uma resposta governamental às inúmeras exigências apresentadas pelo movimento social de luta contra a SIDA/AIDS. Movimentos como as ações formativas de luta consciente deflagrada pelos ativistas da RNP+ Nordeste, Rede Nacional de Pessoas Vivendo com o Vírus do HIV/AIDS, que insistem em apontar a necessidade de um trabalho educativo que esclareçam as pessoas sobre as formas de contaminação das DST’s dentro e fora da escola, objetivando evitar a contaminação de outras pessoas e, ao mesmo tempo, refletir sobre as inúmeras possibilidades destas pessoas continuarem suas vidas profissionais e afetivas. Assim a educação sexual deve promover o respeito à dignidade humana. Em síntese a inclusão da sexualidade nos currículos escolares brasileiros mais do que uma determinação governamental, é uma conquista das lutas sociais dos movimentos. Entretanto as reivindicações propostas por estes segmentos não encontram plenitude nas recomendações propostas pelos PCN e outros documentos oficiais, tampouco nas práticas educativas desenvolvidas nas escolas brasileiras. É exatamente sobre estas questões e hiatos que nos empenhamos em compreender.Palavras-Chave: História da Educação; Sida/Aids; Escolas Públicas" "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO" "palavra_chave" => "HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO, SIDA/AIDS, ESCOLAS PÚBLICAS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_1datahora_11_08_2014_10_58_09_idinscrito_406_4a9ebc9576a6f9386d62e5405a68e74f.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:54" "updated_at" => "2020-06-10 11:12:26" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ROBERTO KENNEDY GOMES FRANCO" "autor_nome_curto" => "ROBERTO KENNEDY" "autor_email" => "robertokennedy@unilab.edu" "autor_ies" => "UNILAB" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-i-conedu" "edicao_nome" => "Anais I CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2014" "edicao_logo" => "5e4a0671b0a63_17022020002017.png" "edicao_capa" => "5f1848d9ed142_22072020111033.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-09-18 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }