O OBJETIVO DA PESQUISA É DESCREVER AS COMPREENSÕES SOBRE DOCÊNCIA APRESENTADAS PELOS LICENCIANDOS CURSISTAS DA DISCIPLINA TECNODOCÊNCIA NO SEU CONTATO INICIAL E APÓS VIVENCIAREM UMA EXPERIÊNCIA TECNODOCENTE. A PROBLEMÁTICA QUE IMPULSIONA ESSA PESQUISA ESTÁ RELACIONADA À FORMAÇÃO DE PROFESSORES, QUE SE ENCONTRA DESCONECTADA DAS EXIGÊNCIAS DA SOCIEDADE TECNOLÓGICA QUE IRÁ CONSTITUIR O ESPAÇO ONDE ESTES SUJEITOS ESTÃO INSERIDOS, FAZENDO COM QUE OS LICENCIANDOS APRESENTEM UMA COMPREENSÃO DE DOCÊNCIA ANCORADA EM SUAS VIVÊNCIAS ESCOLARES, QUE TENDEM A REMETER A UMA PROFISSÃO DE TRANSMISSÃO DE CONHECIMENTOS PRODUZIDOS POR TERCEIROS, AGORA COM BASE NOS RECURSOS TECNOLÓGICOS. PARA ISSO, FOI REALIZADA UMA PESQUISA QUALITATIVA DESCRITIVA, COM 18 LICENCIANDOS, ORIUNDOS DE 6 ÁREAS DISCIPLINARES, MATRICULADOS NA DISCIPLINA TECNODOCÊNCIA NO SEGUNDO SEMESTRE DE 2019. SUBDIVIDIU-SE EM: PLANEJAMENTO, ONDE FOI REALIZADA A ELABORAÇÃO DO PROJETO E DA ESCOLHA DE QUE INSTRUMENTOS E BASE DE DADOS SERIAM UTILIZADOS PARA O DESENVOLVIMENTO DA PESQUISA, COLETA DE DADOS COM APLICAÇÃO DO QUESTIONÁRIO DE SONDAGEM E DO QUESTIONÁRIO DE AUTOAVALIAÇÃO, E ANÁLISE A PARTIR DA INTERPRETAÇÃO DIRETA DOS DADOS E DA ORGANIZAÇÃO POR MEIO DE PLANILHA ELETRÔNICA COM A DISTRIBUIÇÃO EM FREQUÊNCIAS ABSOLUTAS E O CÁLCULO DAS FREQUÊNCIAS RELATIVAS PARA CADA ELEMENTO DISTRIBUÍDO DENTRO DAS DUAS CATEGORIAS DEFINIDAS. CONSTATOU-SE QUE, APÓS VIVENCIAREM UMA EXPERIÊNCIA TECNODOCENTE, OS LICENCIANDOS PASSARAM A INCORPORAR EM SUAS COMPREENSÕES SOBRE DOCÊNCIA, UM VIÉS MAIS CONSTRUCIONISTA, PAUTADO NA PRODUÇÃO AUTORAL PELOS ALUNOS, RELAÇÕES ESCOLARES MENOS HIERÁRQUICAS E UMA IDEIA DE PARCERIA ENTRE ALUNO E PROFESSOR NO PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO.