COMPREENSÕES E TRANSFORMAÇÕES DE LICENCIANDOS SOBRE A DOCÊNCIA NO CONTEXTO DA TECNODOCÊNCIA
"2020-11-04 09:38:28" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 68179 "edicao_id" => 141 "trabalho_id" => 799 "inscrito_id" => 5795 "titulo" => "COMPREENSÕES E TRANSFORMAÇÕES DE LICENCIANDOS SOBRE A DOCÊNCIA NO CONTEXTO DA TECNODOCÊNCIA" "resumo" => "O OBJETIVO DA PESQUISA É DESCREVER AS COMPREENSÕES SOBRE DOCÊNCIA APRESENTADAS PELOS LICENCIANDOS CURSISTAS DA DISCIPLINA TECNODOCÊNCIA NO SEU CONTATO INICIAL E APÓS VIVENCIAREM UMA EXPERIÊNCIA TECNODOCENTE. A PROBLEMÁTICA QUE IMPULSIONA ESSA PESQUISA ESTÁ RELACIONADA À FORMAÇÃO DE PROFESSORES, QUE SE ENCONTRA DESCONECTADA DAS EXIGÊNCIAS DA SOCIEDADE TECNOLÓGICA QUE IRÁ CONSTITUIR O ESPAÇO ONDE ESTES SUJEITOS ESTÃO INSERIDOS, FAZENDO COM QUE OS LICENCIANDOS APRESENTEM UMA COMPREENSÃO DE DOCÊNCIA ANCORADA EM SUAS VIVÊNCIAS ESCOLARES, QUE TENDEM A REMETER A UMA PROFISSÃO DE TRANSMISSÃO DE CONHECIMENTOS PRODUZIDOS POR TERCEIROS, AGORA COM BASE NOS RECURSOS TECNOLÓGICOS. PARA ISSO, FOI REALIZADA UMA PESQUISA QUALITATIVA DESCRITIVA, COM 18 LICENCIANDOS, ORIUNDOS DE 6 ÁREAS DISCIPLINARES, MATRICULADOS NA DISCIPLINA TECNODOCÊNCIA NO SEGUNDO SEMESTRE DE 2019. SUBDIVIDIU-SE EM: PLANEJAMENTO, ONDE FOI REALIZADA A ELABORAÇÃO DO PROJETO E DA ESCOLHA DE QUE INSTRUMENTOS E BASE DE DADOS SERIAM UTILIZADOS PARA O DESENVOLVIMENTO DA PESQUISA, COLETA DE DADOS COM APLICAÇÃO DO QUESTIONÁRIO DE SONDAGEM E DO QUESTIONÁRIO DE AUTOAVALIAÇÃO, E ANÁLISE A PARTIR DA INTERPRETAÇÃO DIRETA DOS DADOS E DA ORGANIZAÇÃO POR MEIO DE PLANILHA ELETRÔNICA COM A DISTRIBUIÇÃO EM FREQUÊNCIAS ABSOLUTAS E O CÁLCULO DAS FREQUÊNCIAS RELATIVAS PARA CADA ELEMENTO DISTRIBUÍDO DENTRO DAS DUAS CATEGORIAS DEFINIDAS. CONSTATOU-SE QUE, APÓS VIVENCIAREM UMA EXPERIÊNCIA TECNODOCENTE, OS LICENCIANDOS PASSARAM A INCORPORAR EM SUAS COMPREENSÕES SOBRE DOCÊNCIA, UM VIÉS MAIS CONSTRUCIONISTA, PAUTADO NA PRODUÇÃO AUTORAL PELOS ALUNOS, RELAÇÕES ESCOLARES MENOS HIERÁRQUICAS E UMA IDEIA DE PARCERIA ENTRE ALUNO E PROFESSOR NO PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação" "palavra_chave" => "TECNOLOGIAS DIGITAIS, DOCÊNCIA, CONSTRUCIONISMO, TECNODOCÊNCIA, " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV140_MD1_SA19_ID5795_27082020092719.pdf" "created_at" => "2020-11-04 17:47:29" "updated_at" => "2020-11-05 12:21:34" "ativo" => 1 "autor_nome" => "DANIELLE GONZAGA DA SILVA" "autor_nome_curto" => "DANIELLE GONZAGA" "autor_email" => "daniellegonzaga9@gmail.co" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARA" "autor_imagem" => "5f479f8e4bcbf_27082020_085702.jpg" "edicao_url" => "anais-vii-conedu---edicao-online" "edicao_nome" => "Anais VII CONEDU - Edição Online" "edicao_evento" => "Congresso Nacional da Educação" "edicao_ano" => 2020 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2020" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "5fa41515b329e_05112020120701.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2020-11-04 09:38:28" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 68179 "edicao_id" => 141 "trabalho_id" => 799 "inscrito_id" => 5795 "titulo" => "COMPREENSÕES E TRANSFORMAÇÕES DE LICENCIANDOS SOBRE A DOCÊNCIA NO CONTEXTO DA TECNODOCÊNCIA" "resumo" => "O OBJETIVO DA PESQUISA É DESCREVER AS COMPREENSÕES SOBRE DOCÊNCIA APRESENTADAS PELOS LICENCIANDOS CURSISTAS DA DISCIPLINA TECNODOCÊNCIA NO SEU CONTATO INICIAL E APÓS VIVENCIAREM UMA EXPERIÊNCIA TECNODOCENTE. A PROBLEMÁTICA QUE IMPULSIONA ESSA PESQUISA ESTÁ RELACIONADA À FORMAÇÃO DE PROFESSORES, QUE SE ENCONTRA DESCONECTADA DAS EXIGÊNCIAS DA SOCIEDADE TECNOLÓGICA QUE IRÁ CONSTITUIR O ESPAÇO ONDE ESTES SUJEITOS ESTÃO INSERIDOS, FAZENDO COM QUE OS LICENCIANDOS APRESENTEM UMA COMPREENSÃO DE DOCÊNCIA ANCORADA EM SUAS VIVÊNCIAS ESCOLARES, QUE TENDEM A REMETER A UMA PROFISSÃO DE TRANSMISSÃO DE CONHECIMENTOS PRODUZIDOS POR TERCEIROS, AGORA COM BASE NOS RECURSOS TECNOLÓGICOS. PARA ISSO, FOI REALIZADA UMA PESQUISA QUALITATIVA DESCRITIVA, COM 18 LICENCIANDOS, ORIUNDOS DE 6 ÁREAS DISCIPLINARES, MATRICULADOS NA DISCIPLINA TECNODOCÊNCIA NO SEGUNDO SEMESTRE DE 2019. SUBDIVIDIU-SE EM: PLANEJAMENTO, ONDE FOI REALIZADA A ELABORAÇÃO DO PROJETO E DA ESCOLHA DE QUE INSTRUMENTOS E BASE DE DADOS SERIAM UTILIZADOS PARA O DESENVOLVIMENTO DA PESQUISA, COLETA DE DADOS COM APLICAÇÃO DO QUESTIONÁRIO DE SONDAGEM E DO QUESTIONÁRIO DE AUTOAVALIAÇÃO, E ANÁLISE A PARTIR DA INTERPRETAÇÃO DIRETA DOS DADOS E DA ORGANIZAÇÃO POR MEIO DE PLANILHA ELETRÔNICA COM A DISTRIBUIÇÃO EM FREQUÊNCIAS ABSOLUTAS E O CÁLCULO DAS FREQUÊNCIAS RELATIVAS PARA CADA ELEMENTO DISTRIBUÍDO DENTRO DAS DUAS CATEGORIAS DEFINIDAS. CONSTATOU-SE QUE, APÓS VIVENCIAREM UMA EXPERIÊNCIA TECNODOCENTE, OS LICENCIANDOS PASSARAM A INCORPORAR EM SUAS COMPREENSÕES SOBRE DOCÊNCIA, UM VIÉS MAIS CONSTRUCIONISTA, PAUTADO NA PRODUÇÃO AUTORAL PELOS ALUNOS, RELAÇÕES ESCOLARES MENOS HIERÁRQUICAS E UMA IDEIA DE PARCERIA ENTRE ALUNO E PROFESSOR NO PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação" "palavra_chave" => "TECNOLOGIAS DIGITAIS, DOCÊNCIA, CONSTRUCIONISMO, TECNODOCÊNCIA, " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV140_MD1_SA19_ID5795_27082020092719.pdf" "created_at" => "2020-11-04 17:47:29" "updated_at" => "2020-11-05 12:21:34" "ativo" => 1 "autor_nome" => "DANIELLE GONZAGA DA SILVA" "autor_nome_curto" => "DANIELLE GONZAGA" "autor_email" => "daniellegonzaga9@gmail.co" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARA" "autor_imagem" => "5f479f8e4bcbf_27082020_085702.jpg" "edicao_url" => "anais-vii-conedu---edicao-online" "edicao_nome" => "Anais VII CONEDU - Edição Online" "edicao_evento" => "Congresso Nacional da Educação" "edicao_ano" => 2020 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2020" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "5fa41515b329e_05112020120701.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2020-11-04 09:38:28" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }