A FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES E A RELAÇÃO TEORIA E PRÁTICA NOS CURSOS SUPERIORES
"2014-09-18 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 6741 "edicao_id" => 23 "trabalho_id" => 560 "inscrito_id" => 2517 "titulo" => "A FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES E A RELAÇÃO TEORIA E PRÁTICA NOS CURSOS SUPERIORES" "resumo" => "O presente trabalho surgiu de reflexões realizadas junto aos professores que atuam em escolas públicas de rede estadual do município de João Pessoa- PB, o que possibilitou identificar, como uma das contradições do fazer educativo, a questão da relação teoria e prática. Assim como da entrada, através do Programa Estudante Convênio (PEC), de professores da rede pública que já exerciam a docência, mas não haviam cursado o ensino superior, ou que estavam deslocados de sua graduação de origem. A entrada dos alunos PEC deu uma nova dinâmica ao curso de Licenciatura, mais especificamente, ao de Pedagogia, uma vez que a prática docente desses professores-alunos invadiu a universidade, possibilitando a troca de experiências, e ampliando o espaço de discussões acerca da relação teoria e prática dentro e fora dos muros da universidade. O estudo tem como objetivo conhecer as associações que os discentes das Licenciaturas desenvolvem acerca da relação teoria e prática nas disciplinas pedagógicas, buscando relacionar as práticas do aluno-professor às teorias estudadas, com vista à construção de novas práticas e a transformação dos sujeitos, o que pode levar a uma práxis. O estudo desenvolve-se uma perspectiva marxiana e tem como referencial teórico a práxis, em Gramsci e Vázquez, entendida como a ação consciente dos sujeitos que une a teoria, compreensão da realidade, à prática, transformação do mundo e tendo como amostra da pesquisa quatorze discentes, sendo subdivididos com e sem práticas na docência. Contudo, percebeu-se de fato que há uma problemática referente às cadeiras pedagógicas oferecidas nos cursos de licenciaturas." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "FORMAÇÃO DE PROFESSORES" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO, TEORIA, PRÁXIS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_1datahora_09_08_2014_13_36_55_idinscrito_2517_04a8639a3680aebf0de310e1e23e1189.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:53" "updated_at" => "2020-06-10 11:12:24" "ativo" => 1 "autor_nome" => "KALLYNE LYGIA FERREIRA DA SILVA" "autor_nome_curto" => "KALLYNE" "autor_email" => "kalynne_16_jp@hotmail.com" "autor_ies" => "UFPB" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-i-conedu" "edicao_nome" => "Anais I CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2014" "edicao_logo" => "5e4a0671b0a63_17022020002017.png" "edicao_capa" => "5f1848d9ed142_22072020111033.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-09-18 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 6741 "edicao_id" => 23 "trabalho_id" => 560 "inscrito_id" => 2517 "titulo" => "A FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES E A RELAÇÃO TEORIA E PRÁTICA NOS CURSOS SUPERIORES" "resumo" => "O presente trabalho surgiu de reflexões realizadas junto aos professores que atuam em escolas públicas de rede estadual do município de João Pessoa- PB, o que possibilitou identificar, como uma das contradições do fazer educativo, a questão da relação teoria e prática. Assim como da entrada, através do Programa Estudante Convênio (PEC), de professores da rede pública que já exerciam a docência, mas não haviam cursado o ensino superior, ou que estavam deslocados de sua graduação de origem. A entrada dos alunos PEC deu uma nova dinâmica ao curso de Licenciatura, mais especificamente, ao de Pedagogia, uma vez que a prática docente desses professores-alunos invadiu a universidade, possibilitando a troca de experiências, e ampliando o espaço de discussões acerca da relação teoria e prática dentro e fora dos muros da universidade. O estudo tem como objetivo conhecer as associações que os discentes das Licenciaturas desenvolvem acerca da relação teoria e prática nas disciplinas pedagógicas, buscando relacionar as práticas do aluno-professor às teorias estudadas, com vista à construção de novas práticas e a transformação dos sujeitos, o que pode levar a uma práxis. O estudo desenvolve-se uma perspectiva marxiana e tem como referencial teórico a práxis, em Gramsci e Vázquez, entendida como a ação consciente dos sujeitos que une a teoria, compreensão da realidade, à prática, transformação do mundo e tendo como amostra da pesquisa quatorze discentes, sendo subdivididos com e sem práticas na docência. Contudo, percebeu-se de fato que há uma problemática referente às cadeiras pedagógicas oferecidas nos cursos de licenciaturas." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "FORMAÇÃO DE PROFESSORES" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO, TEORIA, PRÁXIS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_1datahora_09_08_2014_13_36_55_idinscrito_2517_04a8639a3680aebf0de310e1e23e1189.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:53" "updated_at" => "2020-06-10 11:12:24" "ativo" => 1 "autor_nome" => "KALLYNE LYGIA FERREIRA DA SILVA" "autor_nome_curto" => "KALLYNE" "autor_email" => "kalynne_16_jp@hotmail.com" "autor_ies" => "UFPB" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-i-conedu" "edicao_nome" => "Anais I CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2014" "edicao_logo" => "5e4a0671b0a63_17022020002017.png" "edicao_capa" => "5f1848d9ed142_22072020111033.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-09-18 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }