ANÁLISE DO EMPREGO DO MARCADOR CONVERSACIONAL “NÉ” NA FALA DOS PROFESSORES DE GEOGRAFIA E HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO BÁSICA
"2014-09-18 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 6894 "edicao_id" => 23 "trabalho_id" => 317 "inscrito_id" => 285 "titulo" => "ANÁLISE DO EMPREGO DO MARCADOR CONVERSACIONAL “NÉ” NA FALA DOS PROFESSORES DE GEOGRAFIA E HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO BÁSICA" "resumo" => "Este artigo apresenta resultados preliminares de uma pesquisa em desenvolvimento no curso do mestrado formação de professores da educação básica na Universidade Estadual da Paraíba- UEPB. Este trabalho tem como objetivo principal analisar a função do marcador conversacional né nas entrevistas realizadas com os professores da educação básica, em particular professores de Geografia e Historia, onde procuremos identificar as principais dificuldades dos professores em trabalhar com ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana em suas aulas. Os entrevistados são dois professores dos sétimos (7º anos) do ensino fundamental II de uma escola pública no município de Mogeiro/PB.A escolha desse marcador conversacional (MC) decorre da verificação de maior recorrência nas falas dos professores durante as entrevistas. Os MCs são elementos muito frequentes, típicos da oralidade e atuam como elementos de coesão e coerência ao que se fala. Assim, esta pesquisa toma como base teórica os estudos da linguística na área da pragmática (LEVINSON, 1983), na Análise da Conversação (MARCUSCHI, 2003; URBANO, 2003) e na Sociolinguística Interacional (GUMPERZ, 1982)." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "LINGUAGENS, LETRAMENTO E ALFABETIZAÇÃO" "palavra_chave" => "MARCADOR CONVERSACIONAL., NÉ., ENTREVISTAS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_1datahora_31_07_2014_23_42_20_idinscrito_285_9425fc2a30ff31ea9360fceaaf1cb0cf.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:53" "updated_at" => "2020-06-10 11:12:24" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARTA OLIVEIRA BARROS" "autor_nome_curto" => "MARTA BARROS" "autor_email" => "labarro.marta@hotmail.com" "autor_ies" => "UEPB" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-i-conedu" "edicao_nome" => "Anais I CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2014" "edicao_logo" => "5e4a0671b0a63_17022020002017.png" "edicao_capa" => "5f1848d9ed142_22072020111033.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-09-18 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 6894 "edicao_id" => 23 "trabalho_id" => 317 "inscrito_id" => 285 "titulo" => "ANÁLISE DO EMPREGO DO MARCADOR CONVERSACIONAL “NÉ” NA FALA DOS PROFESSORES DE GEOGRAFIA E HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO BÁSICA" "resumo" => "Este artigo apresenta resultados preliminares de uma pesquisa em desenvolvimento no curso do mestrado formação de professores da educação básica na Universidade Estadual da Paraíba- UEPB. Este trabalho tem como objetivo principal analisar a função do marcador conversacional né nas entrevistas realizadas com os professores da educação básica, em particular professores de Geografia e Historia, onde procuremos identificar as principais dificuldades dos professores em trabalhar com ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana em suas aulas. Os entrevistados são dois professores dos sétimos (7º anos) do ensino fundamental II de uma escola pública no município de Mogeiro/PB.A escolha desse marcador conversacional (MC) decorre da verificação de maior recorrência nas falas dos professores durante as entrevistas. Os MCs são elementos muito frequentes, típicos da oralidade e atuam como elementos de coesão e coerência ao que se fala. Assim, esta pesquisa toma como base teórica os estudos da linguística na área da pragmática (LEVINSON, 1983), na Análise da Conversação (MARCUSCHI, 2003; URBANO, 2003) e na Sociolinguística Interacional (GUMPERZ, 1982)." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "LINGUAGENS, LETRAMENTO E ALFABETIZAÇÃO" "palavra_chave" => "MARCADOR CONVERSACIONAL., NÉ., ENTREVISTAS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_1datahora_31_07_2014_23_42_20_idinscrito_285_9425fc2a30ff31ea9360fceaaf1cb0cf.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:53" "updated_at" => "2020-06-10 11:12:24" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARTA OLIVEIRA BARROS" "autor_nome_curto" => "MARTA BARROS" "autor_email" => "labarro.marta@hotmail.com" "autor_ies" => "UEPB" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-i-conedu" "edicao_nome" => "Anais I CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2014" "edicao_logo" => "5e4a0671b0a63_17022020002017.png" "edicao_capa" => "5f1848d9ed142_22072020111033.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-09-18 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }