COORDENADORAS PEDAGÓGICAS DA EDUCAÇÃO INFANTIL: QUEM SÃO ESSAS PROFISSIONAIS?
"2020-11-04 09:38:28" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 68241 "edicao_id" => 141 "trabalho_id" => 2545 "inscrito_id" => 7816 "titulo" => "COORDENADORAS PEDAGÓGICAS DA EDUCAÇÃO INFANTIL: QUEM SÃO ESSAS PROFISSIONAIS?" "resumo" => "APRESENTAMOS NO ARTIGO OS RESULTADOS PARCIAIS DE PESQUISA DE INICIAÇÃO CIENTIFICA QUE TEVE COMO OBJETIVO IDENTIFICAR AS CONDIÇÕES DE TRABALHO E OPORTUNIDADES DE FORMAÇÃO DE COORDENADORAS PEDAGÓGICAS DA EDUCAÇÃO INFANTIL DE UM MUNICÍPIO DA ZONA DA MATA ALAGOANA. PARA ISSO UTILIZAMOS OS SEGUINTES INSTRUMENTOS DE COLETA DE INFORMAÇÕES: I) ANÁLISE DOCUMENTAL DAS POLÍTICAS DE FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA DESTINADAS À EDUCAÇÃO INFANTIL; (II) APLICAÇÃO DO INSTRUMENTO “CARACTERIZAÇÃO GERAL DA ESCOLA”; (III) QUESTIONÁRIO “PERFIL DOS COORDENADORES PEDAGÓGICOS DA EDUCAÇÃO INFANTIL” E (IV) O INSTRUMENTO DAS ATIVIDADES DIÁRIAS DA COORDENADORA. EM VIRTUDE DA CRISE SANITARIA E PANDEMIA VIVENCIADAS NO MUNDO, NÃO FOI POSSIVEL CONCLUIR A PESQUISA. PARA NOSSA DISCUSSÃO, UTILIZAMOS COMO REFERENCIAL TEÓRICO OS ESTUDOS DE GATTI (2010), VIEIRA, SOUZA E ALVES (2018) E DRUMOND (2018). OS RESULTADOS PARCIAIS APONTAM PARA POLÍTICAS QUE SUGEREM A ARTICULAÇÃO ENTRE A FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA; A NECESSIDADES DE ADEQUAÇÃO DAS INSTITUIÇÕES DE EDUCAÇÃO INFANTIL PARA OFERECER CONDIÇÕES DE TRABALHO AS COORDENADORAS E INVESTIMENTO EM FORMAÇÃO EM RELAÇÃO AS QUESTÕES ESPECÍFICAS DA EDUCAÇÃO INFANTIL, POIS O PERFIL DAS PROFISSIONAIS INDICA A TRAJETORIA NO ENSINO FUNDAMENTAL." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 09 - Educação Infantil" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO INFANTIL, FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA, COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA, , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV140_MD1_SA9_ID7816_01102020171519.pdf" "created_at" => "2020-11-04 17:47:29" "updated_at" => "2020-11-05 12:21:37" "ativo" => 1 "autor_nome" => "IRIS FERREIRA" "autor_nome_curto" => "IRIS FERREIRA" "autor_email" => "iris_ferreiraa@hotmail.co" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS (UFAL)" "autor_imagem" => null "edicao_url" => "anais-vii-conedu---edicao-online" "edicao_nome" => "Anais VII CONEDU - Edição Online" "edicao_evento" => "Congresso Nacional da Educação" "edicao_ano" => 2020 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2020" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "5fa41515b329e_05112020120701.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2020-11-04 09:38:28" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 68241 "edicao_id" => 141 "trabalho_id" => 2545 "inscrito_id" => 7816 "titulo" => "COORDENADORAS PEDAGÓGICAS DA EDUCAÇÃO INFANTIL: QUEM SÃO ESSAS PROFISSIONAIS?" "resumo" => "APRESENTAMOS NO ARTIGO OS RESULTADOS PARCIAIS DE PESQUISA DE INICIAÇÃO CIENTIFICA QUE TEVE COMO OBJETIVO IDENTIFICAR AS CONDIÇÕES DE TRABALHO E OPORTUNIDADES DE FORMAÇÃO DE COORDENADORAS PEDAGÓGICAS DA EDUCAÇÃO INFANTIL DE UM MUNICÍPIO DA ZONA DA MATA ALAGOANA. PARA ISSO UTILIZAMOS OS SEGUINTES INSTRUMENTOS DE COLETA DE INFORMAÇÕES: I) ANÁLISE DOCUMENTAL DAS POLÍTICAS DE FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA DESTINADAS À EDUCAÇÃO INFANTIL; (II) APLICAÇÃO DO INSTRUMENTO “CARACTERIZAÇÃO GERAL DA ESCOLA”; (III) QUESTIONÁRIO “PERFIL DOS COORDENADORES PEDAGÓGICOS DA EDUCAÇÃO INFANTIL” E (IV) O INSTRUMENTO DAS ATIVIDADES DIÁRIAS DA COORDENADORA. EM VIRTUDE DA CRISE SANITARIA E PANDEMIA VIVENCIADAS NO MUNDO, NÃO FOI POSSIVEL CONCLUIR A PESQUISA. PARA NOSSA DISCUSSÃO, UTILIZAMOS COMO REFERENCIAL TEÓRICO OS ESTUDOS DE GATTI (2010), VIEIRA, SOUZA E ALVES (2018) E DRUMOND (2018). OS RESULTADOS PARCIAIS APONTAM PARA POLÍTICAS QUE SUGEREM A ARTICULAÇÃO ENTRE A FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA; A NECESSIDADES DE ADEQUAÇÃO DAS INSTITUIÇÕES DE EDUCAÇÃO INFANTIL PARA OFERECER CONDIÇÕES DE TRABALHO AS COORDENADORAS E INVESTIMENTO EM FORMAÇÃO EM RELAÇÃO AS QUESTÕES ESPECÍFICAS DA EDUCAÇÃO INFANTIL, POIS O PERFIL DAS PROFISSIONAIS INDICA A TRAJETORIA NO ENSINO FUNDAMENTAL." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 09 - Educação Infantil" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO INFANTIL, FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA, COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA, , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV140_MD1_SA9_ID7816_01102020171519.pdf" "created_at" => "2020-11-04 17:47:29" "updated_at" => "2020-11-05 12:21:37" "ativo" => 1 "autor_nome" => "IRIS FERREIRA" "autor_nome_curto" => "IRIS FERREIRA" "autor_email" => "iris_ferreiraa@hotmail.co" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS (UFAL)" "autor_imagem" => null "edicao_url" => "anais-vii-conedu---edicao-online" "edicao_nome" => "Anais VII CONEDU - Edição Online" "edicao_evento" => "Congresso Nacional da Educação" "edicao_ano" => 2020 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2020" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "5fa41515b329e_05112020120701.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2020-11-04 09:38:28" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }