APRESENTAMOS NO ARTIGO OS RESULTADOS PARCIAIS DE PESQUISA DE INICIAÇÃO CIENTIFICA QUE TEVE COMO OBJETIVO IDENTIFICAR AS CONDIÇÕES DE TRABALHO E OPORTUNIDADES DE FORMAÇÃO DE COORDENADORAS PEDAGÓGICAS DA EDUCAÇÃO INFANTIL DE UM MUNICÍPIO DA ZONA DA MATA ALAGOANA. PARA ISSO UTILIZAMOS OS SEGUINTES INSTRUMENTOS DE COLETA DE INFORMAÇÕES: I) ANÁLISE DOCUMENTAL DAS POLÍTICAS DE FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA DESTINADAS À EDUCAÇÃO INFANTIL; (II) APLICAÇÃO DO INSTRUMENTO “CARACTERIZAÇÃO GERAL DA ESCOLA”; (III) QUESTIONÁRIO “PERFIL DOS COORDENADORES PEDAGÓGICOS DA EDUCAÇÃO INFANTIL” E (IV) O INSTRUMENTO DAS ATIVIDADES DIÁRIAS DA COORDENADORA. EM VIRTUDE DA CRISE SANITARIA E PANDEMIA VIVENCIADAS NO MUNDO, NÃO FOI POSSIVEL CONCLUIR A PESQUISA. PARA NOSSA DISCUSSÃO, UTILIZAMOS COMO REFERENCIAL TEÓRICO OS ESTUDOS DE GATTI (2010), VIEIRA, SOUZA E ALVES (2018) E DRUMOND (2018). OS RESULTADOS PARCIAIS APONTAM PARA POLÍTICAS QUE SUGEREM A ARTICULAÇÃO ENTRE A FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA; A NECESSIDADES DE ADEQUAÇÃO DAS INSTITUIÇÕES DE EDUCAÇÃO INFANTIL PARA OFERECER CONDIÇÕES DE TRABALHO AS COORDENADORAS E INVESTIMENTO EM FORMAÇÃO EM RELAÇÃO AS QUESTÕES ESPECÍFICAS DA EDUCAÇÃO INFANTIL, POIS O PERFIL DAS PROFISSIONAIS INDICA A TRAJETORIA NO ENSINO FUNDAMENTAL.