DA TEORIA À PRÁXIS: O ESTÁGIO SUPERVISIONADO COMO ESPAÇO DE EXPERIÊNCIAS FORMATIVAS
"2014-09-18 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 7053 "edicao_id" => 23 "trabalho_id" => 1286 "inscrito_id" => 2417 "titulo" => "DA TEORIA À PRÁXIS: O ESTÁGIO SUPERVISIONADO COMO ESPAÇO DE EXPERIÊNCIAS FORMATIVAS" "resumo" => "Este trabalho objetiva apresentar relatos de experiência no ensino fundamental dos anos iniciais, a partir das práticas vivenciadas durante o estágio realizado na Escola Municipal Janduís, em Assu (RN). Nossa escrita intenta aprofundar os conhecimentos acerca do fazer docente e, paralelamente, compreender a atividade de estágio, como elemento de articulação entre teoria e prática, no processo de formação inicial docente. Para tanto, optamos por relatar cada etapa do estágio de forma breve, abordando algumas questões pontuais, que se articula com a nossa formação docente. Para este fim, estabelecemos como procedimento de investigação as observações decorridas em sala de aula, o planejamento, a regência e as atividades extraclasses, práticas construídas a partir dos pressupostos de pesquisadores no campo do estágio supervisionado, como Castro e Silva (2012) e Pimenta (2004). Nesse sentido, a realização do Estágio Supervisionado no curso de licenciatura em Pedagogia contribui efetivamente para tenhamos uma visão amplificada de como se constitui a identidade docente, oportunizando-nos a compreensão de que o estágio torna-se espaço de pesquisa e de articulação entre teorias e práxis." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "FORMAÇÃO DE PROFESSORES" "palavra_chave" => "ESTÁGIO SUPERVISIONADO, TEORIA E PRÁTICA, DOCÊNCIA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_1datahora_11_08_2014_23_41_53_idinscrito_2417_e18d6b0c80290760fd3bb1630ec57513.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:53" "updated_at" => "2020-06-10 11:12:25" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANDRÉ MAGRI RIBEIRO DE MELO" "autor_nome_curto" => "ANDRÉ MAGRI" "autor_email" => "andre.letraslp@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-i-conedu" "edicao_nome" => "Anais I CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2014" "edicao_logo" => "5e4a0671b0a63_17022020002017.png" "edicao_capa" => "5f1848d9ed142_22072020111033.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-09-18 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 7053 "edicao_id" => 23 "trabalho_id" => 1286 "inscrito_id" => 2417 "titulo" => "DA TEORIA À PRÁXIS: O ESTÁGIO SUPERVISIONADO COMO ESPAÇO DE EXPERIÊNCIAS FORMATIVAS" "resumo" => "Este trabalho objetiva apresentar relatos de experiência no ensino fundamental dos anos iniciais, a partir das práticas vivenciadas durante o estágio realizado na Escola Municipal Janduís, em Assu (RN). Nossa escrita intenta aprofundar os conhecimentos acerca do fazer docente e, paralelamente, compreender a atividade de estágio, como elemento de articulação entre teoria e prática, no processo de formação inicial docente. Para tanto, optamos por relatar cada etapa do estágio de forma breve, abordando algumas questões pontuais, que se articula com a nossa formação docente. Para este fim, estabelecemos como procedimento de investigação as observações decorridas em sala de aula, o planejamento, a regência e as atividades extraclasses, práticas construídas a partir dos pressupostos de pesquisadores no campo do estágio supervisionado, como Castro e Silva (2012) e Pimenta (2004). Nesse sentido, a realização do Estágio Supervisionado no curso de licenciatura em Pedagogia contribui efetivamente para tenhamos uma visão amplificada de como se constitui a identidade docente, oportunizando-nos a compreensão de que o estágio torna-se espaço de pesquisa e de articulação entre teorias e práxis." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "FORMAÇÃO DE PROFESSORES" "palavra_chave" => "ESTÁGIO SUPERVISIONADO, TEORIA E PRÁTICA, DOCÊNCIA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_1datahora_11_08_2014_23_41_53_idinscrito_2417_e18d6b0c80290760fd3bb1630ec57513.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:53" "updated_at" => "2020-06-10 11:12:25" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANDRÉ MAGRI RIBEIRO DE MELO" "autor_nome_curto" => "ANDRÉ MAGRI" "autor_email" => "andre.letraslp@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-i-conedu" "edicao_nome" => "Anais I CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2014" "edicao_logo" => "5e4a0671b0a63_17022020002017.png" "edicao_capa" => "5f1848d9ed142_22072020111033.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-09-18 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }