ESTE TRABALHO TEM COMO OBJETIVO ANALISAR E REFLETIR SOBRE A UTILIZAÇÃO DOS JOGOS E BRINCADEIRAS COMO FERRAMENTAS DIDÁTICO-METODOLÓGICAS QUE CONTRIBUEM PARA O DESENVOLVIMENTO COGNITIVO, FÍSICO, SOCIOAFETIVO E MOTOR DAS CRIANÇAS QUE ESTÃO INSERIDAS NA PRIMEIRA ETAPA DA EDUCAÇÃO BÁSICA. TRATA-SE DE UMA PESQUISA TEÓRICA SOBRE O TEMA, FUNDAMENTADA NA METODOLOGIA QUALITATIVA E ANCORADA NA PESQUISA BIBLIOGRÁFICA SOBRE A TEMÁTICA EM ESTUDO. A LUDICIDADE CONTRIBUI DE MANEIRA SIGNIFICATIVA PARA O PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM, PRINCIPALMENTE NA EDUCAÇÃO INFANTIL, POIS FORNECE ELEMENTOS ENRIQUECEDORES QUE CONTRIBUEM PARA UMA PARTICIPAÇÃO ATIVA EM SUAS EXPERIÊNCIAS COTIDIANAS, NA CONSTRUÇÃO DE INTERAÇÕES SOCIAIS, ELABORAÇÕES DA IDENTIDADE PSICOLÓGICA E AUTONOMIA INDIVIDUAL EM DIÁLOGO COM A SOCIEDADE. OS RESULTADOS APONTAM A IMPORTÂNCIA DOS JOGOS E BRINCADEIRAS SEREM TRATADOS COMO MODELO PEDAGÓGICO DE EXCELENTES OPORTUNIDADES PARA DESENVOLVER MÚLTIPLAS APRENDIZAGENS, APRIMORAR DIFERENTES LINGUAGENS E OPORTUNIZAR A SOCIABILIDADE ENTRE AS CRIANÇAS, DE FORMA A PROPAGAR A CULTURA DO RESPEITO, DA SOLIDARIEDADE, DA EQUIDADE, DA INCLUSÃO E DA DIGNIDADE HUMANA ENTRE AS MESMAS.