PILHAS E BATERIAS EST?O NO COTIDIANO DE CADA UM. SEUS CONCEITOS S?O IMPORTANTES E INTERESSANTES, AJUDANDO O PROFESSOR NO ENSINO DE QU?MICA E AUXILIANDO ALUNOS PARA MELHOR ENTENDER O CONTE?DO E FAVORECER A APRENDIZAGEM. ESTE TRABALHO OBJETIVOU CONHECER A IMPORT?NCIA DAS PILHAS E BATERIAS NA IMPLEMENTA??O DO APRENDIZADO DE QU?MICA NAS TURMAS A E B DO 2? ANO DO ENSINO M?DIO NUMA ESCOLA P?BLICA ESTADUAL LOCALIZADA NO CENTRO URBANO DA CIDADE DE MACAP? - AP, ASSIM COMO SEU DESCARTE CORRETO NO MEIO AMBIENTE. TRATA-SE DE UM ESTUDO COM ABORDAGEM QUALITATIVA, NO QUAL SE UTILIZOU COMO T?CNICA DE COLETA DE DADOS QUESTION?RIOS SEMIESTRUTURADOS, APLICADOS A 48 ESTUDANTES. OS RESULTADOS APONTAM QUE OS ESTUDANTES CONHECEM OS CONCEITOS EM QUEST?O, MAS AS TURMAS ABORDARAM OS CONCEITOS DE FORMA DIFERENTE: A TURMA A APRESENTOU UMA CONCEP??O T?CNICA DE PILHAS E BATERIAS, ENQUANTO QUE A TURMA B TEVE UMA CONCEP??O COTIDIANA. ESTE TEMA ? MUITO IMPORTANTE PARA A SOCIEDADE DE MANEIRA QUE OS ALUNOS E SUAS FAM?LIAS APRENDAM E TRANSMITAM ESSES CONHECIMENTOS EM SEU ENTORNO, LEVANDO-OS TAMB?M A PENSAR NA PRESERVA??O DO MEIO AMBIENTE, NUMA PR?TICA CIDAD? EFETIVA.