A GESTÃO DEMOCRÁTICA NO CENTRO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL EM SAÚDE DO LESTE BAIANO NO MUNICIPIO DE VALENÇA-BA
"2014-09-18 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 6750 "edicao_id" => 23 "trabalho_id" => 980 "inscrito_id" => 4311 "titulo" => "A GESTÃO DEMOCRÁTICA NO CENTRO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL EM SAÚDE DO LESTE BAIANO NO MUNICIPIO DE VALENÇA-BA" "resumo" => "No Brasil, o sistema educacional tem sido marcado por uma relação/ cultura em que a falta de autonomia, centralização de poder, autoritarismo foram caminhos percorridos pelo sistema educacional até a década de 80. Entretanto, esse ranço tem impulsionado a implementação de várias políticas educacionais pensadas de modo a promover a democratização do ensino público em âmbito nacional. A redemocratização trouxe em seu bojo, uma série de demandas e propostas de setores organizados da sociedade civil em torno da universalização de direitos sociais e da participação popular na gestão das políticas públicas. Nessa conjuntura, mergulhado na concepção da gestão democrática, e no princípio da autonomia, buscarei levantar neste trabalho, quais os condicionantes que tem contribuído ou dificultado a efetivação desta gestão no Centro Estadual de Educação Profissional do Leste Baiano, no município de Valença-BA, levando em consideração a realidade da comunidade escolar. Para isso, utilizei como recurso metodológico a pesquisa qualitativa, por entender que se trata de um percurso de exploração de um agregado de opiniões e representações sociais sobre o tema investigado. A abordagem metodológica de investigação utilizada foi o estudo de caso, tendo como instrumentos de coleta de dados, a entrevista semi-estruturada e análise de documentos. Nesta pesquisa fica evidenciado que a gestão democrática não é efetivamente desenvolvida dentro da Unidade de ensino. Nesta perspectiva, a não efetivação dessa gestão, dá-se-à pela ausência da participação consistente da comunidade nos trabalhos da escola. Os resultados da pesquisa apontam que muitas decisões são centralizadas na figura do “diretor”. O que se observa é que apesar de haver algumas rupturas, ainda o sistema educacional lida com resquícios de um modelo de gestão voltada para a figura do diretor. Modelo no qual a gestão do CEEP está inserido. Nesta perspectiva, a não efetivação dessa gestão, dá-se-à pela ausência da participação consistente da comunidade nos trabalhos da escola. Os resultados da pesquisa apontam que muitas decisões são centralizadas na figura do “diretor”." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "DIDÁTICA, CURRÍCULO E POLÍTICA EDUCACIONAL" "palavra_chave" => "GESTÃO DEMOCRÁTICA, AUTONOMIA, DESCENTRALIZAÇÃO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_1datahora_11_08_2014_14_28_36_idinscrito_4311_14eacab821fa3cc87c523b855de1bfdd.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:53" "updated_at" => "2020-06-10 11:12:24" "ativo" => 1 "autor_nome" => "VANDEILTON TRINDADE SANTANA" "autor_nome_curto" => "VANDER" "autor_email" => "wander.sam@gmail.com" "autor_ies" => "UNEB" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-i-conedu" "edicao_nome" => "Anais I CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2014" "edicao_logo" => "5e4a0671b0a63_17022020002017.png" "edicao_capa" => "5f1848d9ed142_22072020111033.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-09-18 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 6750 "edicao_id" => 23 "trabalho_id" => 980 "inscrito_id" => 4311 "titulo" => "A GESTÃO DEMOCRÁTICA NO CENTRO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL EM SAÚDE DO LESTE BAIANO NO MUNICIPIO DE VALENÇA-BA" "resumo" => "No Brasil, o sistema educacional tem sido marcado por uma relação/ cultura em que a falta de autonomia, centralização de poder, autoritarismo foram caminhos percorridos pelo sistema educacional até a década de 80. Entretanto, esse ranço tem impulsionado a implementação de várias políticas educacionais pensadas de modo a promover a democratização do ensino público em âmbito nacional. A redemocratização trouxe em seu bojo, uma série de demandas e propostas de setores organizados da sociedade civil em torno da universalização de direitos sociais e da participação popular na gestão das políticas públicas. Nessa conjuntura, mergulhado na concepção da gestão democrática, e no princípio da autonomia, buscarei levantar neste trabalho, quais os condicionantes que tem contribuído ou dificultado a efetivação desta gestão no Centro Estadual de Educação Profissional do Leste Baiano, no município de Valença-BA, levando em consideração a realidade da comunidade escolar. Para isso, utilizei como recurso metodológico a pesquisa qualitativa, por entender que se trata de um percurso de exploração de um agregado de opiniões e representações sociais sobre o tema investigado. A abordagem metodológica de investigação utilizada foi o estudo de caso, tendo como instrumentos de coleta de dados, a entrevista semi-estruturada e análise de documentos. Nesta pesquisa fica evidenciado que a gestão democrática não é efetivamente desenvolvida dentro da Unidade de ensino. Nesta perspectiva, a não efetivação dessa gestão, dá-se-à pela ausência da participação consistente da comunidade nos trabalhos da escola. Os resultados da pesquisa apontam que muitas decisões são centralizadas na figura do “diretor”. O que se observa é que apesar de haver algumas rupturas, ainda o sistema educacional lida com resquícios de um modelo de gestão voltada para a figura do diretor. Modelo no qual a gestão do CEEP está inserido. Nesta perspectiva, a não efetivação dessa gestão, dá-se-à pela ausência da participação consistente da comunidade nos trabalhos da escola. Os resultados da pesquisa apontam que muitas decisões são centralizadas na figura do “diretor”." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "DIDÁTICA, CURRÍCULO E POLÍTICA EDUCACIONAL" "palavra_chave" => "GESTÃO DEMOCRÁTICA, AUTONOMIA, DESCENTRALIZAÇÃO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_1datahora_11_08_2014_14_28_36_idinscrito_4311_14eacab821fa3cc87c523b855de1bfdd.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:53" "updated_at" => "2020-06-10 11:12:24" "ativo" => 1 "autor_nome" => "VANDEILTON TRINDADE SANTANA" "autor_nome_curto" => "VANDER" "autor_email" => "wander.sam@gmail.com" "autor_ies" => "UNEB" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-i-conedu" "edicao_nome" => "Anais I CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2014" "edicao_logo" => "5e4a0671b0a63_17022020002017.png" "edicao_capa" => "5f1848d9ed142_22072020111033.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-09-18 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }