A FORMAÇÃO CRITICA-REFLEXIVA DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS NA PERSPECTIVA DA FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA.
"2014-09-18 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 6729 "edicao_id" => 23 "trabalho_id" => 1943 "inscrito_id" => 33428 "titulo" => "A FORMAÇÃO CRITICA-REFLEXIVA DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS NA PERSPECTIVA DA FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA." "resumo" => "A discussão acerca da formação de professores de ciências nos dias atuais ocorre baseada em fatores que permeiam a realidade enfrentada por este profissional em seu exercício da profissão. O presente trabalho tem por objetivo averiguar a formação de professores de ciência realizando uma análise na perspectiva crítica-reflexiva sobre a formação inicial e continuada, buscando assimilara teoria com a prática e refletindo sobre a ação aplicada. Os cursos de licenciaturas devem oferecer ferramentas na formação inicial que possibilite o profissional pensar sobre sua prática docente com caráter crítica-reflexiva. A formação inicial docente, apresenta-se como espaço adequado para o desenvolvimento da identidade profissional dos licenciandos bem como despertar uma atitude crítico-reflexiva sobre a prática pedagógica, uma vez que o pensamento crítico ocorre baseado em ações vividas ou conhecidas e que de certa forma origina um problema que necessita de solução. O pensamento reflexivo é resultado do esforço consciente e ao mesmo tempo voluntário dos professores que ao desenvolvê-lo, geram questionamento que por sua vez desencadeiam em ações realizadas a partir de investigações feitas com base no pensar e no refletir sobre a situação ou problema. O presente trabalho expõe dados que contribuem para a realização de observações no sentido de buscar compreender a forma pela qual está sendo tradada a temática formação de professores para o ensino de ciência, bem como possibilita averiguar em qual âmbito se trabalha a formação com caráter crítico-reflexivo sobre a prática docente, podendo ser atribuída tanto para a formação inicial quanto para a formação continuada, em níveis básicos e superiores envolvendo questões latentes no que diz respeito à formação para a educação. Dessa forma, o presente trabalho traz como questionamento chave a seguinte pergunta: o que apontam os trabalhos apresentados na IV edição do ENEBIO em relação à formação inicial e continuada na perspectiva crítica- reflexiva dos professores de ciências? Com base no questionamento levantados a cima, a presente pesquisa visa averiguar a produção de materiais do eixo temático formação de professores da IV edição Encontro Nacional de Ensino de Biologia (ENEBIO)." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "FORMAÇÃO DE PROFESSORES" "palavra_chave" => "FORMAÇÃO DE PROFESSORES, FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA, PRÁTICAS REFLEXIVAS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_1datahora_15_08_2014_21_34_44_idinscrito_33428_e9e178ac037809fc35e658d91425ae7c.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:53" "updated_at" => "2020-06-10 11:12:24" "ativo" => 1 "autor_nome" => "JOSÉ IVANILDO DOS SANTOS" "autor_nome_curto" => "IVANILDO" "autor_email" => "ivan-nildo2010@hotmail.co" "autor_ies" => "FACULDADE DE EDUCAÇÃO DE ITAPIPOCA-FACEDI" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-i-conedu" "edicao_nome" => "Anais I CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2014" "edicao_logo" => "5e4a0671b0a63_17022020002017.png" "edicao_capa" => "5f1848d9ed142_22072020111033.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-09-18 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 6729 "edicao_id" => 23 "trabalho_id" => 1943 "inscrito_id" => 33428 "titulo" => "A FORMAÇÃO CRITICA-REFLEXIVA DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS NA PERSPECTIVA DA FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA." "resumo" => "A discussão acerca da formação de professores de ciências nos dias atuais ocorre baseada em fatores que permeiam a realidade enfrentada por este profissional em seu exercício da profissão. O presente trabalho tem por objetivo averiguar a formação de professores de ciência realizando uma análise na perspectiva crítica-reflexiva sobre a formação inicial e continuada, buscando assimilara teoria com a prática e refletindo sobre a ação aplicada. Os cursos de licenciaturas devem oferecer ferramentas na formação inicial que possibilite o profissional pensar sobre sua prática docente com caráter crítica-reflexiva. A formação inicial docente, apresenta-se como espaço adequado para o desenvolvimento da identidade profissional dos licenciandos bem como despertar uma atitude crítico-reflexiva sobre a prática pedagógica, uma vez que o pensamento crítico ocorre baseado em ações vividas ou conhecidas e que de certa forma origina um problema que necessita de solução. O pensamento reflexivo é resultado do esforço consciente e ao mesmo tempo voluntário dos professores que ao desenvolvê-lo, geram questionamento que por sua vez desencadeiam em ações realizadas a partir de investigações feitas com base no pensar e no refletir sobre a situação ou problema. O presente trabalho expõe dados que contribuem para a realização de observações no sentido de buscar compreender a forma pela qual está sendo tradada a temática formação de professores para o ensino de ciência, bem como possibilita averiguar em qual âmbito se trabalha a formação com caráter crítico-reflexivo sobre a prática docente, podendo ser atribuída tanto para a formação inicial quanto para a formação continuada, em níveis básicos e superiores envolvendo questões latentes no que diz respeito à formação para a educação. Dessa forma, o presente trabalho traz como questionamento chave a seguinte pergunta: o que apontam os trabalhos apresentados na IV edição do ENEBIO em relação à formação inicial e continuada na perspectiva crítica- reflexiva dos professores de ciências? Com base no questionamento levantados a cima, a presente pesquisa visa averiguar a produção de materiais do eixo temático formação de professores da IV edição Encontro Nacional de Ensino de Biologia (ENEBIO)." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "FORMAÇÃO DE PROFESSORES" "palavra_chave" => "FORMAÇÃO DE PROFESSORES, FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA, PRÁTICAS REFLEXIVAS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_1datahora_15_08_2014_21_34_44_idinscrito_33428_e9e178ac037809fc35e658d91425ae7c.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:53" "updated_at" => "2020-06-10 11:12:24" "ativo" => 1 "autor_nome" => "JOSÉ IVANILDO DOS SANTOS" "autor_nome_curto" => "IVANILDO" "autor_email" => "ivan-nildo2010@hotmail.co" "autor_ies" => "FACULDADE DE EDUCAÇÃO DE ITAPIPOCA-FACEDI" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-i-conedu" "edicao_nome" => "Anais I CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2014" "edicao_logo" => "5e4a0671b0a63_17022020002017.png" "edicao_capa" => "5f1848d9ed142_22072020111033.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-09-18 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }